Capa

Entrevista de Thiago Marques no site da Stock Car

Paranaense correrá em duas categorias em 2008

17.03.2008  |  56 visualizações
Thiago Marques, Cimed Racing (Peugeot), entra em 2008 com a agenda cheia. Além da Stock Car o piloto correrá na GT3 e quem pensa que a grande quantidade de compromissos o desanima está redondamente enganado – ele está empolgadíssimo.
De molho em casa por causa de um ombro deslocado em um esbarrão no meio de um baile funk em Curitiba, ele aguarda alta médica para voltar à ativa. Neste bate papo com a jornalista Aline Ridolfi, ele fala sobre a nova temporada, fãs e uma antiga paixão: a música.

STOCK - Em 2008 você vai correr a Stock e a GT3. Além disso, você tem que cumprir agenda dos patrocinadores. Como está se sentindo a menos de um mês da loucura começar?
MARQUES - Na realidade eu acho que o piloto tem muita moleza. Quem corre só Stock Car participa de 12 corridas em um ano e de alguns compromissos com patrocinadores. A GT3 tem mais oito corridas, então eu acho que não é um trabalho muito forte. É muito mais pesado trabalhar em qualquer outro cargo do que como piloto. Acho que é um privilégio. Faço o que gosto, dá pra ganhar bem… É moleza. Eu sou formado em administração de empresas e duvido que teria outra oportunidade semelhante. Tenho uma profissão privilegiada com certeza.
STOCK - O que muda no seu carro pra 2008? E na sua equipe?
MARQUES - Em 2008 vamos ter algumas mudanças de engenharia. Teremos um engenheiro alemão que trabalhava na V8 Supercar Australiana, então é um engenheiro que traz uma bagagem ótima, acostumado com carros muito semelhantes aos nossos. Terá bastante a agregar à equipe. O meu parceiro também está sendo definido, deve ser fechado no começo da semana que vem. Além disso, teremos algumas mudanças mecânicas.
STOCK - Ano passado você tinha o Burti como parceiro de equipe. O que espera do seu novo companheiro?
MARQUES - Eu só espero que seja mais um parceiro competitivo, como foi o Cacá por anos e o Burti, o mais recente. Espero que seja um parceiro do mesmo nível do deles, que agreguem informações, que seja um cara legal para que a gente se dê bem e possa colher frutos para a equipe.
STOCK – O que você mudará para poder melhorar seu desempenho?
MARQUES - Temos que contar sempre com a sorte, ano passado não contamos muito, mas acredito que neste ano a estrela vai estar conosco. Este papo de piloto, apesar de parecer besteira, é verdade, mas não é só isso. Também faremos as mudanças necessárias no carro pra ele ser mais competitivo – ano passado tivemos alguns problemas que atrapalharam bastante, pneus que furaram, etc.
STOCK - Este ano todas as etapas da Stock Car serão televisionadas pela Globo. O que você acha dessa exposição?
MARQUES – Acho fantástico, muito bom o trabalho do promotor em cima disso. O Brasil está precisando de um esporte a mais e não só o futebol. Tenho certeza que com a transmissão da Globo, o automobilismo vai ganhar bastante espaço. Isso só tem a agregar à Stock, aos pilotos, e às equipes. Ano a ano a gente cresce e espero que continuemos evoluindo.
STOCK - Você tem uma torcida organizada. Como é a sua relação com ela?
MARQUES - Minha relação com o pessoal é ótima. A maioria deles é do Rio Grande do Sul, e isso me chamou atenção. Tem pouca gente do Paraná e dos outros estados. Outra coisa curiosa é que tem muita gente do Norte e Nordeste – regiões que não sediam corridas. Sinceramente me surpreendo, e eles acabam me motivando muito. Estão sempre me apoiando, mandando recado, indo nas corridas. Estimulam-me a fazer meu melhor.
STOCK - No seu site diz que você gosta de heavy metal e rap. Como é a sua ligação com música? Escuta bastante, acompanha, vai a shows?
MARQUES - Gosto muito de black – rap, funk. O heavy metal eu gosto desde pequeno, sempre ouvi por causa daquele negócio de aprender a tocar guitarra quando eu tinha uns 13, 14 anos. Metallica, Iron Maiden, AC/DC, Soulfly, Sepultura, eram bandas que me inspiravam muito e eu até tive uma bandinha do gênero quando era pequeno. Tudo vem da aula de guitarra. As músicas com os riffs mais legais são as mais pesadas. Até hoje eu tenho esse tipo de som no carro. Comigo não tem muito essa coisa de house, eletrônica. Essa batidinha não me agrada.
STOCK - Você ainda toca guitarra?
MARQUES - Toco sim. Cada dia eu perco mais a mão, mas uma vez ao mês, pelo menos, eu dou uma brincadinha. A guitarra, pra você ter idéia, fica ligada no amplificador dentro do meu quarto. Sempre que sobra um tempinho eu incomodo os outros membros da casa.
STOCK - O Iron Maiden tocou em Curitiba, vc não foi?
MARQUES - Eu desloquei o ombro dois dias antes. Estava com os ingressos na mão e não pude ir. Todos os meus amigos foram e eu não. Eles ficavam com o rádio aberto pra eu escutar. Fizeram isso a noite inteira. Enquanto isso fiquei em casa com o braço na tipóia, de molho por 20 dias. Mas essa semana já vai estar tudo em ordem para os treinos na outra semana.
STOCK - E como você machucou o braço?
MARQUES - Num baile funk em Curitiba. Eu gosto muito de funk. Estava com uns amigos e alguém esbarrou em mim, eu tava de mau jeito o cara esbarrou de mau jeito, aquela coisa meio sem sentido, e eu desloquei o braço.
STOCK - Se você tivesse que escolher uma musica para tocar no seu carro durante a corrida qual seria?
MARQUES - Acho que “Fear of the dark”, do Iron Maiden, seria uma música que me estimularia bastante.
Leia também...
19.02.2013

Provas serão disputas hoje e amanhã no Kartódromo Granja Viana; entrada é franca

29.08.2012

Evento será realizado neste sábado no Kartódromo Internacional da Granja Viana e terá um novo e desafiante traçado

16.07.2012

Jovem paulista de apenas 13 anos disputa etapa da EURO CIK/Fia na Grã-Bretanha após se sagrar vice-campeão no final de semana passado no Kartódromo Beto Carrero

11.07.2012

Jovem kartista faz grande atuação no FIA Academy Trophy em Braga, Portugal, onde representou o Brasil em competição que reuniu mais de 20 nações