Números vencem jornalistas e revelam empate na reta final da FIAk
Rodrigo Ecclestone: época em que conversava com seu tio-avô
(Luca Bassani)
Na ausência do campeão, Bruno Terena comemora liderança isolada, mas revisão na tabela de pontuação mostra empate a duas provas do fim do campeonato
28.11.2008
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Todo mundo sabe que, via de regra, jornalista é ruim de conta. Mas quando a matemática do título da maior categoria do esporte a motor do mundo (segundo cálculos do renomado físico Stephen Wolf) está em jogo, todo cuidado é pouco. Após a sexta etapa da temporada 2008 da FIAk Federação Internacional dos Andadores de kart , um escândalo abalou o segmento: uma revisão da tabela pontuação apontou um resultado diferente daquele que todos tinham como certo depois da corrida: o surgimento de um novo líder no disputado campeonato dos profissionais de imprensa.
A confusão, na verdade, tem origem na forma bonitinha-mas-ordinária com a qual os pontos são contados. Há meses que não recebemos um centavo, e por esta razão as contas estão sendo feitas de qualquer maneira desde o início do ano, desabafou um membro do comitê organizador que preferiu não se identificar. Outrora apontado como o maior estatístico da entidade, ele fez duras críticas ao detentor dos direitos comerciais da categoria, Rodrigo Ecclestone: não sei o que raios ele está fazendo na presidência, já que não reconhece nosso valor, desabafou.
Comemorada na pista, a vitória de Bruno Terena não deu ao fotógrafo a liderança isolada por um ponto, como foi divulgado anteriormente. O competidor da Napa Racing está, de fato, empatado na ponta com Rodrigo França, ambos com 39 pontos. Mas o piloto da RF1 Paradise, que se ausentou de uma prova pela segunda vez na história (a primeira em seis temporadas), leva vantagem nos critérios de desempate, por ter uma vitória a mais. Depende do ângulo que se olha o prisma, vociferou Terena. O campeonato não chegou ao fim, então, se tenho o mesmo número de pontos, sou tão líder quanto ele! disse, antes de ser contido pelos seguranças, contratados para proteger os tabuladores.
Com 19 participantes, a etapa teve como preliminar uma série de corridas eliminatórias da Seletiva Petrobras, disputadas por pilotos em início de carreira. É uma grande oportunidade para eles, que precisam de parâmetros para atingir um alto grau de competitividade, comentou o mais experiente piloto da FIAk, João Alberto Otazú. Experiente pela idade, já que ele disputa apenas sua primeira temporada completa.
Experiência, aliás, foi um fator que se mostrou um diferencial ao longo da corrida. Já na largada, um acidente múltiplo deixou diversos competidores fora da briga pelos primeiros lugares. Tomei pancada de todo lado, reclamou um inconformado Alexander Grünwald, que viu seu kart na barreira de pneus logo na primeira chicane. As pessoas têm que entender que não dá para fazer a curva através do kart alheio, disse ele, já entrando em outra matéria pouco popular entre os jornalistas a física. O piloto carioca fechou a prova apenas na 14ª posição, pior desempenho dele no ano.
Saulo Novaes, um dos envolvidos na batida, fazia sua estréia. Mas o representante da Race TV foi obrigado a abandonar com o pedal do freio quebrado, tamanha a violência do impacto. Queixando-se da falta de entrosamento com os colegas, admitiu: faltou química. Mas a citação a outra matéria responsável por incontáveis notas vermelhas entre os participantes causou revolta em boa parte do grid.
Enquanto isso, lá na frente, ninguém incomodou o pole-position Bruno Terena, que liderou de ponta a ponta e ainda fez a volta mais rápida. Dono do segundo melhor tempo no qualify, outro mago das lentes, Luca Bassani, prometia muito, mas decepcionou. Depois de muita briga com Cássio Cortes, Luiz Vicente e Guto Oliveira, ele perdeu posições e terminou em quarto, atrás de Guto e Cássio. E por pouco não foi ultrapassado também por Vicente, que só pensava em somar pontos. Tentei passar o Luca, mas ele se manteve irredutível na disputa,
Sexto colocado na prova, Luís Fernando Ramos provou por A + B que possui uma das melhores médias da categoria. Corro pouco, mas em compensação pontuo bastante, disse o austro-brasileiro, num raro ataque de modéstia. O resultado, na verdade, poderia ser melhor, já que ele largava em quarto. Mas como as posições das quatro primeiras filas foram decididas por frações de segundo, o saldo foi considerado positivo.
Quem voltou a marcar pontos foi Tiago Mendonça, regular com a manutenção do sétimo lugar no grid. Mesmo fora da briga pelo título, a estrela do perímetro Ribeirão Pires São Paulo correu de forma racional e superou uma estrela do passado, que voltou à categoria subtraindo pontos de outros competidores. Geraldo Simões, o Tite, vibrava com seu convincente oitavo lugar. Foi um resultado ímpar, vibrou, tropeçando na aritmética.
Os demais pilotos não tiveram muito a comemorar na Granja Viana. O denominador comum é que todos receberam a bandeirada fora da zona de pontuação. Mas ao menos Rafael Durante, Flavio Quick e Bruno Vicaria, respectivamente 9º, 10º e 11º, estavam na mesma volta do vencedor quando a corrida terminou. Para o resto, um infinito conjunto de problemas: Nei Tessari, o 12º, reclamou do tráfego; Beto Miranda, o 13º, da diferença dos karts; os estreantes Emanuel Sena e Fernando Gavini, da ESPN, mais uma vez se viram superados pelo SPORTV, terminando atrás de Alexander Grünwald. E até Glauce Schutz, que literalmente passeou pelos 950 metros de pista, conquistou sua vitória particular ao deixar o 18º e último lugar nas mãos de João Alberto Otazú, que teve problemas e trocou de kart durante a prova.
Na base do equilíbrio, a FIAk vai para as duas etapas finais com o campeonato mais aberto do que nunca. A esperança de impedir o tetra de Rodrigo França reside no quadrado mágico, formado por Terena, Cortes, Durante e Vicente. Dependendo de uma combinação de resultados, pode haver até mesmo um empate triplo na liderança antes da última etapa. Basta que a lógica vá para o espaço na próxima prova, ainda sem data definida. Mas França, que até lá deve voltar às pistas, garante: vou provar que sou o melhor, como dois e dois são cinco. A conferir.
TEXTO: Alexander Grunwald/RF1
FIAk 2008, 6ª etapa Granja Viana, 26 de novembro
RESULTADO DA CORRIDA
Melhor volta: Bruno Terena, com 53s740
1- Bruno Terena, 19 voltas em 18m09s224 (melhor volta em 53s740)
2- Guto Oliveira, a 10s168 (53s910)
3- Cássio Cortes, a 13s901 (54s088)
4- Luca Bassani, a 27s941 (54s873)*
5- Luiz Vicente, a 29s282 (54s121)
6- Ico Oliveira, a 31s008 (54s183)
7- Tiago Mendonça, a 33s994 (53s997)
8- Geraldo Tite Simões, a 35s266 (54s541)
9- Rafael Durante, a 41s465 (54s565)
10- Bruno Vicaria, a 43s944 (55s283)
11- Flavio Quick, a 52s367 (55s068)*
12- Nei Tessari, a uma volta (54s181)*
13- Beto Miranda, a 0s000 (54s803)
14- Alexander Grünwald, a 0s409 (54s760)
15- Emanuel Sena, a duas voltas (56s041)*
16- Fernando Gavini, a 9s539 (56s828)*
17- Glauce Schutz, a quatro voltas (1m04s311)*
18- João Otazú, a cinco voltas (54s110)*
19- Saulo Novaes, não completou*
(*) indica estreantes
RESULTADO ESTREANTES
1- Luca Bassani, a 27s941 (54s873)
2- Flavio Quick, a 52s367 (55s068)
3- Nei Tessari, a uma volta (54s181)
4- Emanuel Sena, a duas voltas (56s041)
5- Fernando Gavini, a 9s539 (56s828)
6- Glauce Schutz, a quatro voltas (1m04s311)
7- João Otazú, a cinco voltas (54s110)
8- Saulo Novaes, não completou
CAMPEONATO, APÓS 6 ETAPAS
1- Rodrigo França, 39 pontos (duas vitórias)
2- Bruno Terena, 39 (uma vitória)
3- Cássio Cortes, 29
4- Rafael Durante, 22
5- Luiz Vicente, 20
6- Guto Oliveira, 18
7- Alexander Grünwald, 16
8- Adriano Griecco, 8
Cleber Bernucci, 8
Tiago Mendonça, 8
11- Luca Bassani, 5
Leonardo Murgel, 5
13- Daniel Betting, 4
14- Luis Fernando Ramos, 3
João Alberto Otazu, 3
16- Bruno Vicaria, 2
Carsten Horst, 2
18- Marcelo Povreslo, 1
Luiz Alberto Pandini, 1
Geraldo Tite Simões, 1
Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck