Capa

Difusor traseiro avantajado garante domínio de equipe estreante na abertura da FIAk

Prova no Jaguaré foi vencida por Bruno Terena, mas a surpresa ficou por conta da equipe Fat N´Fast, de Lipe Paíga, o 2º, e Mendonça, o 3º; rivais contestam um polêmico difusor traseiro avantajado

01.04.2009  |  32 visualizações
Para quem ainda duvidava da nova ordem do automobilismo mundial, a prova definitiva veio ontem, após a disputa da primeira etapa do mais prestigiado campeonato do planeta, a FIAk (Federação Internacional dos Andadores de Kart).

Nem tanto pelo vencedor, Bruno Terena, o atual campeão do certame. O resultado que quebrou as bancas de apostas foi provocado pelos acompanhantes de Terena no pódio: Lipe Paíga, o segundo colocado, e o folclórico Tiago Mendonça, o terceiro, ambos da recém-criada equipe Fat N´Fast.

Os dois correm por um time oriundo da massa falida da onda. Da onda de demissão de pilotos que tiveram pífio desempenho técnico na temporada passada. Como Mendonça, que saiu da RF1-Paradise sem conseguir sequer um pódio nas últimas 10 corridas.

Pois Jaguaré marcou a volta por cima do piloto que estava desempregado até alguns dias antes da abertura do Mundial – justamente ele que, veja só outra coincidência, é o recordista de participações na FIAk. "Não me comparem com Barrichello, nunca fui ao Casseta e Planeta”, pediu Mendonça, que, a exemplo do brasileiro da F-1, também alcançou expressiva marca estatística no primeiro GP do ano: ele se tornou o quarto maior pontuador da história da FIAk, ultrapassando Flavio Gomes e ficando atrás apenas de Luiz Vicente, Ricardo Lopes e Rodrigo França.

A volta de Mendonça ao pódio após dois anos não foi a única surpresa da noite. Seu companheiro de equipe, Lipe Paíga, conseguiu os primeiros pontos da carreira –e logo com um segundo lugar, cravando seu primeiro pódio. "Mostramos que os gordos podem ser os primeiros e não só na fila de atendimento aos infartados ou nos caixas dos fast foods”, comentou.

Com os dois pilotos no pódio, a equipe Fat N´Fast acumulou 14 pontos, contra 10 da Napa Racing, formada por Terena e Luiz Vicente – que sofreu com um péssimo kart e chegou apenas em nono. "Para ter aderência, precisava de muito peso na traseira do kart. E teve equipe apelando”, protestou Vicente.

E foi este item que deixou a liderança da Fat N´Fast no recém-criado Mundial de Construtores sub-júdice. Três equipes protestaram contra os difusores traseiros avantajados da equipe de Mendonça e Paíga e o time pode perder os pontos conquistados no Jaguaré.

"É um absurdo a interpretação do regulamento que a Fat N´Fast fez. Eles colocam muito peso na traseira, veja só a quantidade de gordura acumulada nos glúteos e pneus, não aqueles que ficam nas rodas, os que ficam na região abdominal mesmo. Isso dá um tremendo downforce em pistas travadas como o Jaguaré”, explicou um engenheiro que pediu para não ser identificado. "Se soubéssemos que tanto difusor traseiro era permitido, teríamos chamado a Mulher Melancia para correr no terceiro kart”, comentou Terena, da Napa Racing.

De qualquer forma, o atual campeão não pode reclamar. Seus rivais mais próximos na disputa do título no ano passado tiveram desempenho abaixo da média. Agora correndo pela equipe RF1-ParadiseMV (Madalena Village), Cássio Cortes tinha boas chances de vitória. Largou na primeira fila, mas dois acidentes o colocaram para trás, chegando apenas em quinto lugar.

Pior noite teve o tricampeão Rodrigo França. Depois de três quebras na classificação, o taubateano continuou com problemas mecânicos na corrida. França chegou a argumentar com a direção de prova para trocar seu kart por um triciclo infantil, mas não foi atendido. Com isso, chegou em 10º e iniciou o ano sem pontos.

Menos mal para o time que o estreante indicado da RF1-ParadiseMV, Ricardo Levy, brilhou em noite inspirada e garantiu mais cinco pontos para a equipe, com um bom quarto lugar logo em sua primeira corrida. Com isso, a equipe mais tradicional da FIAk está na terceira colocação do Mundial, com 9 pontos. "Vou protestar, está na cara que ele estava mais levy”, disse um revoltado Mendonça, num trocadilho bem leviano.

Outras duas equipes marcaram pontos ontem. Alexander Grunwald em sexto e Luiz Alberto Pandini em sétimo levaram a Psychodelic Team Lotus ao quarto lugar na classificação, com cinco pontos. "Nossa estratégia para marcar pontos foi ficar longe do Cássio. Quase não dá certo”, revelou Grun. Panda comemorou o resultado. "Queria agradecer ao nosso fornecedor de motores”, diz – o time assinou contrato com a RF1-ParadiseMV, incluindo a troca de informações entre os times –desde que o lado favorecido pague o X-Salada depois da corrida.

A Bráun GP, formada por Rafael Durante, Bruno Vicaria e Bruno Império, marcou um ponto com o oitavo lugar de Durante. Já Império não teve noite digna de rei. Em sua estréia, ficou apenas com o 14º na geral e 4º na Estreantes, categoria que teve vitória de Paíga, com Levy em segundo e Daniel Betting, no único carro da Beepress, em terceiro. "O Beegola está testando em Campo Grande o QUERS”, diz Betting, citando o recurso do "Quociente Único de Eficiência de Recuperação de Sistemas”, uma inovação que ninguém tem idéia do que seja.

Vicaria não correu porque seu carro ficou preso na alfândega do Principado do Jaguaré. O mesmo problema impediu a participação da Charlie Brown GP, de Betto D´Elboux e Cleber Bernucci. "Isso é preconceito contra a Brown Press”, disse um jornalista da imprensa marrom – ironicamente, a região dos luxuosos iates ancorados às margens do Rio Pinheiros é conhecida como Cote Marrom.

Campeão e vice do ano passado da Estreantes, João Alberto Otazu e Marcelo Povreslo seguem na MP Mastermidia Autojornal, chegando em 13º e 11º na corrida de abertura ontem em Jaguaré. "Queria chegar em oitavo”, disse Otazu, que, para atrair boas energias, inscreveu seu nome como "Oitozu” na folha de cronometragem. Não deu certo.

Na próxima etapa da FIAk, a expectativa é saber quem será o 100º piloto a estrear na FIAk – ontem, o campeonato atingiu a marca de 99 pilotos. "Vamos fazer uma homenagem especial. O 100º piloto ganhará uma folha de sulfite com seu nome gravado, que também será eternizado em um arquivo de Word salvo em um pen drive”, revelou Rodrigo Ecclestone, sem especificar de quantos gigas é o pen drive. "Nunca divulgo números”, completou.

FIAk World Series
1ª etapa da temporada 2009 (prova nº 55)
Jaguaré, 31 de março de 2009

Participantes: 14
Pole position: Bruno Terena, 59s590
Melhor volta: Cássio Cortes, 58s530

1. Bruno Terena, 15 voltas em 19min06s810 (58s920) – Napa Racing
2. Lipe Paíga, + 17s600 (59s880) – Fat N’ Fast Racing
3. Tiago Mendonça, + 18s570 (1m00s060) – Fat N’ Fast Racing
4. Ricardo Levy, + 21s970 (59s430) – RF1 ParadiseMV
5. Cássio Cortes, + 23s270 (58s530) – RF1 ParadiseMV
6. Alexander Grünwald, + 27s420 (1m00s220) – Psychodelic Team Lotus
7. Luiz Alberto Pandini, + 28s570 (59s790) – Psychodelic Team Lotus
8. Rafael Durante, + 34s960 (59s740) – sem equipe
9. Luiz Vicente, + 43s540 (1m01s250) – Napa Racing
10. Rodrigo França, + 56s890 (1m02s640) – RF1 ParadiseMV
11. Marcelo Povreslo, + 57s700 (1m01s750) – MP Mastermídia Autojornal
12. Daniel Betting, + 1 volta (1m00s580) – Beepress Racing
13. João Alberto Otazú, + 13s980 (1m00s760) – MP Mastermídia Autojornal
14. Bruno Império, + 3 voltas (1m11s270) – sem equipe
Nota: entre parênteses, a melhor volta do piloto na corrida.

Campeonato FIAk World Series:
1. Bruno Terena (Napa Racing), 10 pontos
2. Lipe Paíga (Fat N’ Fast Racing), 8
3. Tiago Mendonça (Fat N’ Fast Racing), 6
4. Ricardo Levy (RF1 ParadiseMV), 5
5. Cássio Cortes (RF1 ParadiseMV), 4
6. Alexander Grünwald (Psychodelic Team Lotus), 3
7. Luiz Alberto Pandini (Psychodelic Team Lotus), 2
8. Rafael Durante (Bráun GP), 1

Campeonato FIAk Estreantes:
1. Lipe Paíga, 10
2. Ricardo Levy, 8
3. Daniel Betting, 6
4. Bruno Império, 5

Campeonato FIAk Construtores:
1. Fat N’ Fast Racing (Lipe Paíga* / Tiago Mendonça), 14
2. Napa Racing (Bruno Terena / Luiz Vicente), 10
3. RF1 ParadiseMV (Cássio Cortes / Rodrigo França / Ricardo Levy*), 9
4. Psychodelic Team Lotus (Alex Grünwald/Luiz Alberto Pandini/Fábio Sanches*), 5
5. Bráun GP (Rafael Durante / Bruno Vicaria / Bruno Império*), 1
6. MP Mastermidia Autojornal (Marcelo Povreslo / João Alberto Otazú), 0
7. Beepress Racing (Daniel Betting* / Wagner Gonzalez*), 0
NC. Charlie BrownGP (Cleber Bernucci / Betto D’Elboux), NP
(*) pilotos estreantes
Leia também...
08.08.2019

Valor: 130 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

05.11.2018

Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck

10.03.2018

Valor: 90 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

13.12.2017

Largada da prova será neste sábado às 12h30; confira todas as informações para retirada das pulseiras de imprensa e colete para acesso à pista