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Início da temporada europeia comprova equilíbrio da FIAk em 2009

Napa Racing faz dobradinha na terceira etapa do ano e deixa os adversários para trás na Granja Viana. Suposta crise interna é desmentida pela RF1 ParadiseMV, após pódio heróico de Rodrigo França

11.07.2009  |  72 visualizações
Depois de duas provas em pistas clássicas de Indoor – no Jaguaré e na Vila Prudente – enfim teve início a chamada ‘temporada europeia’ da FIAk World Series 2009. A tradicional pista da Granja Viana recebeu, na noite desta terça-feira, a terceira etapa do mais prestigiado campeonato de kart voltado a jornalistas do mundo. Até porque, ao que consta, não existe outro certame desta natureza que seja homologado pela Federação Internacional dos Andadores de Kart, o que por si só já demonstra o caráter único da competição.

As corridas atípicas da fase asiática trouxeram um tempero especial a esta etapa. Bastava olhar para a tabela de classificação antes da largada para perceber que alguma coisa estava fora da ordem. O líder do Mundial era ninguém menos que Lipe Paíga, rotundo piloto que, até o fim do ano passado, jamais havia chegado à zona de pontuação. Sua equipe, a recém criada Fat N’ Fast Racing, também dominava o campeonato de Construtores, ajudada pelos desempenhos ‘da pesada’ de Tiago Mendonça.

Por outro lado, o staff da tradicional e outrora vitoriosa RF1 Paradise, de Rodrigo França, causou constrangimento ao chegar ao circuito cercado por seguranças e sem falar com a imprensa. Isso porque o time não vem conseguindo justificar, na pista, os imensos investimentos dos acionistas para esta temporada. Rumores dão conta que alguns deles foram contrários à milionária contratação de Cássio Cortes, que forçou inclusive a inclusão do ‘MV’, de Madalena Village, nos caracteres do time na TV.

Com os karts na pista, quem não quis saber de confusão para o seu lado foi a Napa Racing, vencedora das duas primeiras etapas. Alheio a crises internas, o time preferiu responder através do cronômetro as acusações de irregularidade por parte de seus pilotos. Afinal, na prova vencida por Bruno Terena, Luiz Vicente não pontuou, e vice-versa. O recado começou a ser dado no momento em que Terena, único piloto a baixar dos 48s no qualify, marcou o melhor tempo da sessão e garantiu a pole, segunda dele no ano. Cleber Bernucci, da Charlie BrownGP, competindo pela primeira vez nesta temporada, surpreendeu e fechou a primeira fila.

Salve-se quem puder

Ao ser agitada a bandeira verde, o tempo frio na região de Cotia e a cabeça quente de diversos pilotos deram o tom da corrida. A temperatura na casa dos 15 graus baixou significativamente a aderência dos karts, contribuindo para o festival de rodadas e trombadas entre os participantes ao longo das 22 voltas. Quem conseguiu permanecer na pista, por competência ou sorte, beliscou alguns pontinhos. Uma verdadeira façanha, considerando-se, inclusive, o grid de 19 pilotos, melhor marca do ano até o momento.

Terena largou bem e não deu chances a quem vinha atrás. A ameaça de Bernucci, ao seu lado, não passou de um lampejo, já que o piloto não conseguiu manter o ritmo durante a prova e terminou em oitavo lugar. Ao fim da corrida, ele revelou sua tática: aproveitar o grid invertido à moda da GP2, partindo da pole na segunda corrida. Ao ser informado pelos assessores que a FIAk não adota mais o sistema de rodadas duplas, o clone de Sabastién Bourdais ficou desolado. "Alguém me disse que os últimos seriam os primeiros, e eu acreditei”, desabafou.

O segundo lugar acabou ficando nas mãos de Luiz Vicente, que desta forma garantiu a dobradinha da Napa Racing e calou os críticos. Infelizmente, um problema no rádio impediu que seu companheiro Bruno Terena entendesse os pedidos do box para permitir a vitória do companheiro. Afinal, Vicente comemorava 50 largadas na categoria, feito alcançado apenas por outros dois pilotos em toda a história da FIAk. Mesmo assim, a festa estava garantida, com a ordem da prova se refletindo na classificação do campeonato. De quebra, a Napa Racing, alcançando os 38 pontos, também se tornou a ponteira do Mundial de Construtores.

Quem completou o pódio, em uma corrida cautelosa, foi Rodrigo França. Mesmo em um dia difícil para sua equipe, ele largou do box depois de trocar de kart no qualify e terminou a prova na terceira colocação. "Muita gente andou fora da linha ideal, e como eu só presto atenção no meu próprio trabalho, não saí da pista uma vez sequer”, disse o tricampeão durante a coletiva, numa frase que foi traduzida pela imprensa internacional como um recado velado aos detratores da RF1 ParadiseMV.

Enquanto França caminhava para o pódio, Cássio Cortes (autor da melhor volta pela segunda vez na temporada) ficou mais uma vez fora do pódio e agora amarga um jejum de um ano sem vitórias. O piloto gaúcho-colombiano se envolveu em um incidente com Marcelo Povreslo na última volta e deixou a pista sem falar com os fãs, que empunhavam faixas e cartazes com palavras de apoio à estrela da RF1 ParadiseMV. Já o representante da MP Mastermídia Autojornal, que competia nesta categoria até o ano passado, continua mostrando sua evolução. O quarto lugar na prova, repetindo sua posição de largada, é a prova definitiva que Povreslo é mais do que um rostinho bonito no grid da FIAk. No entanto, o choque entre os dois ainda está sob investigação, o que pode reverter punições futuras a ambos os pilotos.

Quem não repetiu os bons desempenhos do início do ano foi Lipe Paíga, que desta vez conseguiu levar o kart da Fat N’ Fast apenas ao sexto lugar, logo à frente de um de seus companheiros de equipe, Ricardo Lopes. Os pontos somados na Granja não impediram que a equipe perdesse a liderança, mas os pilotos garantem que não perderam o apetite para as próximas corridas: "já pedi um Double Egg Cheese Tudo para cada integrante deste time, como forma de preservar os ingredientes de nosso sucesso”, afirmou Paíga. Perguntado sobre que ingrediente era esse, Lipe desconversou, mas as câmeras de TV captaram o exato momento em que ele recomendou ao garçom que trouxesse seu pedido "com muita maionese”.

Entre os pilotos que chegaram na mesma volta do líder, destaque para Carsten Horst, que largou em terceiro lugar. Os motivos que levaram o representante nórdico a despencar para o nono posto na bandeirada não foram explicados. Porém, como filmou toda a prova com uma câmera presa ao capacete, Carsten promete um dossiê revelador já para a próxima etapa. Outro que saiu sem pontos foi o terceiro piloto da RF1 ParadiseMV, Ricardo Levy. Tendo pontuado nas duas primeiras corridas, ele nega que seu desempenho tenha sido reflexo do momento difícil pelo qual passa sua equipe: "isso aqui é trabalho, meu filho!”, exclamou, numa alusão ao técnico Muricy Ramalho, recém-demitido de uma grande equipe do futebol brasileiro.

Quem teve uma noite para esquecer foi a Psychodelic Team Lotus, que ficou sem pontos pela primeira vez no ano. Alexander Grünwald, num desempenho sofrível, perdeu rendimento durante a corrida e passou de nono, na largada, a 16º no fim da prova. Fábio Sanches foi o 18º. "Ainda estou me adaptando ao forte motor que estreamos nesta etapa”, disse, citando o novo propulsor desenvolvido pela RF1 ParadiseMV para sua equipe parceira.

A PTL (como o psicodélico time é chamado por uma emissora global em atitude considerada provinciana pela imprensa lotusiana) tem contrato exclusivo de fornecimento de motores com a tradicional escuderia de Taubatello – há quem diga até que a ligação dos times é mais forte (a RF1 ParadiseMV detém parte das ações do time com sede na ZN).

O melhor representante da Psychodelic Team Lotus foi Luiz Alberto Pandini, que terminou em 11º, logo à frente de um combalido Tiago Mendonça. O piloto da Fat N’ Fast ainda sofria os efeitos de uma gripe contraída em Interlagos, durante a etapa da Stock Car: "eu tô debilitado... eu falei pro professor que não tem condição... eu tô tremendo!”, ressaltou a uma equipe de reportagem presente ao local.

Logo atrás de Mendonça, chegou um trenzinho formado pelos pilotos Bruno Vicaria (BráunGP), João Alberto Otazú (MP Mastermídia Autojornal) e Daniel Betting (Beepress Racing), separados por cerca de dois segundos. Os pilotos não quiseram entrar em detalhes a respeito da proximidade de seus karts. No entanto, com os microfones desligados, eles garantiram que todos naquela fila tinham o mesmo objetivo, que era ficar na frente.

Felipe Nóbrega, único representante da TNM Racing na pista, mostrou constância para um estreante: largou em 17º e terminou a prova na mesma posição, numa corrida que fez jus à sigla impublicável de sua equipe.

Ah, e por último mas talvez muito mais importante, Natalie, debutante da noite, mostrou que não tinha concorrentes na sua categoria e venceu a Pink FIAk de ponta a ponta, no maior grid do ano. "Foi uma prova difícil, mas queria a vitória na minha categoria e foi ótimo, porque não é fácil vencer com tanta concorrência”, diz a piloto da PTL, que agora lidera também o campeonato de equipes na categoria feminina, com 10 pontos – a RF1 ParadiseMV vem em segundo, com 0 pontos.

Texto: Alexander Grunsley (vice-presidente da FIAk)

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3ª etapa da temporada 2009 (prova nº 57)

Granja Viana, 06 de julho de 2009
Participantes: 19
Pole position: Bruno Terena, 47s998
Melhor volta: Cássio Cortes, 47s653

Qualify

1. Bruno Terena, 47s998
2. Cleber Bernucci, 48s291
3. Carsten Horst, 48s303
4. Marcelo Povreslo, 48s627
5. Luiz Vicente, 48s701
6. Ricardo Lopes, 48s786
7. Cássio Cortes, 48s887
8. Lipe Paíga, 49.100
9. Alexander Grünwald, 49s680
10. Bruno Vicaria, 49s843
11. Luiz Alberto Pandini, 49s984
12. João Alberto Otazú, 50s424
13. Ricardo Levy, 50s541
14. Daniel Betting, 51s883
15. Fábio Sanches, 52s213
16. Natali Patrick, 1m10s299
17. Felipe Nóbrega, 51s454 (punido após troca de kart)
18. Tiago Mendonça, 49s986 (punido após troca de kart)
19. Rodrigo França, 48s894 (punido após troca de kart)

Resultado - terceira etapa, 2009

1. Bruno Terena, 22 voltas em 17min50s788 (47s874) – Napa Racing
2. Luiz Vicente, + 5s618 (47s783) – Napa Racing
3. Rodrigo França, + 9s068 (47s836) – RF1 ParadiseMV
4. Marcelo Povreslo, + 10s434 (47s741) – MP Mastermídia Autojornal
5. Cássio Cortes, + 11s547 (47s653) – RF1 ParadiseMV
6. Lipe Paíga, + 25s576 (48s225) – Fat N’ Fast Racing
7. Ricardo Lopes, + 29s272 (48s092) – Fat N’ Fast Racing
8. Cleber Bernucci, + 29s371 (48s304) – Charlie BrownGP
9. Carsten Horst, + 30s617 (48s441) – Hyset
10. Ricardo Levy, + 32s391 (48s464) – RF1 ParadiseMV
11. Luiz Alberto Pandini, + 32s710 (48s182) – Psychodelic Team Lotus
12. Tiago Mendonça, + 39s418 (48s257) – Fat N’ Fast racing
13. Bruno Vicaria, + 1 volta – Bráun GP
14. João Alberto Otazú, + 1 volta, a 1s775 (48s596) – MP Mastermídia Autojornal
15. Daniel Betting, + 1 volta, a 0s297 (48s596) – Beepress Racing
16. Alexander Grünwald, + 1 volta, a 2s447 (48s742) – Psychodelic Team Lotus
17. Felipe Nóbrega, + 1 volta, a 31s295 (49s697) – TNM Racing
18. Fábio Sanches, + 2 voltas (50s512) – Psychodelic Team Lotus
19. Natali Patrick, + 6 voltas (1m02s845) – Psychodelic Team Lotus (Pink)

Campeonato - FIAK WORLD SERIES

1 Bruno Terena – 20 pontos
2 Luiz Vicente – 18
3 Lipe Paíga – 17
4 Rodrigo França – 14
5 Tiago Mendonça – 10
6 Marcelo Povreslo – 10
7 Ricardo Levy – 8
8 Cassio Cortes – 8
9 Alexander Grunwald – 3
10 Luiz Alberto Pandini – 3
11 João Alberto Otazu – 2
12 Ricardo Lopes – 2
13 Rafael Durante – 1
14 Cleber Bernucci – 1
NC Daniel Betting - 0
NC Bruno Império - 0
NC Fabiano Severo - 0
NC Fabio Sanches - 0
NC Felipe Nóbrega - 0
NC Bruno Vicaria - 0
NC Carsten Horst - 0
NC Natali Patrick - 0

CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO:
1) 10 pontos 2) 8 pts 3) 6 pts 4) 5 pts 5) 4 pts 6) 3 pts 7) 2 pts 8) 1 pt.
OBS: Permitidas só 2 trocas de kart no ano (exceto se o próprio kartódromo obriga). Não há descartes.

Equipes:
1 Napa Racing, 38
2 RF1 ParadiseMV, 30
3 Fat N' Fast Racing, 29
4 MastermídiaAutojornal, 12
5 Psychodelic Team Lotus, 6
6 Bráun GP, 1
7 Charlie BrownGP, 1
8 TNM Racing, 0
9 Beepress Racing, 0
10 Hyset, 0

FIAk ESTREANTES
1 Lipe Paíga – 30
2 Ricardo Levy – 24
3 Daniel Betting – 12
4 Felipe Nóbrega – 11
5 Fabio Sanches – 9
6 Bruno Império – 5
7 Fabiano Severo – 4
8 Natali Patrick– 3

CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO:
1) 10 pontos 2) 8 pts 3) 6 pts 4) 5 pts 5) 4 pts 6) 3 pts 7) 2 pts 8) 1 pt.
OBS 1: Estreantes são os que iniciam a temporada com no máximo 5 provas na FIAk
OBS 2: Pontuação completa, sem descartes.

PINK – FIAk
1. Natali Patrick (Psychodelic Team Lotus)– 10 pontos
2. Daniela França (RF1 ParadiseMV)– 0*
3. Rafaela Frost (RF1 ParadiseMV)– 0*

* Em Jaguaré, não passaram da Pré-Classificação.

CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO:
1) 10 pontos 2) 8 pts 3) 6 pts 4) 5 pts 5) 4 pts 6) 3 pts 7) 2 pts 8) 1 pt.
OBS 1: Pink FIAk – pontuação exclusiva das mulheres na FIAk
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