Capa

Cassio Cortes vence pela primeira vez com a equipe RF1 ParadiseMV

Etapa foi marcada por diversas polêmicas – teve até piloto tomando bandeira preta

31.10.2009  |  198 visualizações
Ele já foi comparado a Juan Pablo Montoya: rápido, mas inconstante. Mas o "Colombiano dos Pampas” Cassio Cortes calou os críticos e venceu em Guarulhos a quarta etapa da FIAk, a Federação Internacional dos Andadores de Kart, que reúne os melhores pseudo piloto-jornalistas do planeta. Foi a sua primeira vitória na equipe RF1 ParadiseMV, que o contratou a peso de ouro no início da temporada 2009: R$ 1 milhão de cruzados novos.

Cortes subiu para a terceira colocação na tabela, com 18 pontos, um a mais que Lipe Paíga, o quarto, e dois a mais que Rodrigo França, o quinto. Estes três parecem ser os principais candidatos a impedir o domínio total da Napa Racing, que segue liderando o campeonato de marcas (49 contra 42 da RF1 ParadiseMV) e o de pilotos, com Bruno Terena, que tem 28 pontos, e Luiz Vicente, com 21.

"Já saltei duas colocações na tabela hoje. Então, na próxima etapa, viro líder”, profetizou o Colombiano dos Pampas. Terena conseguiu manter a liderança após um suspeito segundo lugar. O piloto napiano foi jogado para fora da pista pelo retardatário Tiago Mendonça. Irritado, Terena conseguiu sair dos pneus, mas se envolveu em outro acidente, com Alexander Grunwald. Desceu do kart frustrado, mas a surpresa geral veio com a folha de cronometragem: valeu o resultado de segundo lugar para o campeão da temporada passada.

"Vale o papel, a regra é clara”, disse o fotógrafo que se intitula o mais rápido do planeta, mas que ainda utiliza bordões do Arnaldo César Coelho. O episódio causou a revolta de Bruno Vicaria, que conseguiu o terceiro lugar, no melhor resultado de sua carreira e de seu time, a Bráun GP. "Mano, sou o segundo. Eu protesto!!!”, disse na coletiva de imprensa.

Rodrigo Ecclestone foi procurado pela reportagem, mas preferiu não comentar sobre o assunto, embora tenha admitido a fontes sigilosas que "não é interessante um campeonato ser vencido apenas por dois pilotos alternadamente”, disse, numa clara alusão às conquistas de Bruno Terena, campeão de 2008, e Rodrigo França, tricampeão da FIAk.

Menos revoltado ficou João Alberto Otazú, que chegou em quarto lugar após algumas disputas acirradas com vários pilotos – acirradas até demais, segundo alguns adversários. Com o oitavo lugar de Marcelo Povreslo, Otazu colocou o time MP Mastermídia Autojornal em quarto no Mundial de Construtores, 11 pontos atrás da terceira colocada, a Fat N Fast, de Tiago Mendonça e Lipe Paíga.

O rotundo time teve noite para ser esquecida – menos mal que o Double Cheeseburger estava no ponto no jantar pós corrida. Paíga foi apenas o 11º e Mendonça conseguiu o mérito de tomar a primeira bandeira preta da história da FIAk. Ele justificou o ataque kamikase a Terena por achar que estava na mesma volta do então líder.

Algumas testemunhas relataram um estranho episódio: logo após o acidente, Mendonça tomou uma advertência e imediatamente seu macacão rasgou em diversas partes, revelando um tom cada vez mais verde na pele. "Ele voltou, o Incrível Hulk”, comemorou a torcida de Ribeirão Pires.

Já a Psychodelic Team Lotus teve uma boa etapa, após o quinto lugar de Alexander Grunwald. "Precisamos de pontos para ganhar o dinheiro de prêmio da FIAk para ajudar a montar nosso time satélite na F-1”, disse Grun. Luiz Alberto Pandini teve noite destacada – largou na primeira fila, ao lado do pole Terena.

"Perdi a pole por milésimos. Este povo da Napa Racing sempre vence por um nariz, digo, por um triz”, lamentou Pandini, que teve sua corrida prejudicada também por um acidente com Mendonça, acabando em 10º. O time também teve Fabio Sanches em 12º e pódio na Estreantes – o campeonato liderado por Lipe Paíga. Como o vice-líder, Ricardo Levy, não correu, Felipe Nóbrega se aproximou dos líderes: é o terceiro, com 21 pontos. Na geral, foi nono, quase marcando o primeiro ponto da equipe TNM – cuja sigla quer dizer "Tá na...", ah, vocês sabem.

Luiz Vicente foi o sexto, sofrendo com um kart que saia de frente, de traseira e de lado. "É o kart siri”, definiu o vice-líder do campeonato, que durante toda corrida travou intenso duelo com Rodrigo França, o sétimo, que alegou também ser vítima do kart fruto do mar.

A próxima etapa da FIAk deve ser em rodada dupla – prática comum na pré-história da categoria, em anos bem distantes, como 2002 e 2003. "Não vamos divulgar o formato da corrida porque não queremos palpites”, disse, de forma ditatorial, Rodrigo Ecclestone. "Mas já posso adiantar que o circuito a ser utilizado não foi desenhado por aquele alemão, o tal do Tilke.”

4ª etapa da temporada 2009 (prova nº 58)
Guarulhos, 29 de outubro de 2009
Participantes: 13
Melhor volta: Cássio Cortes, 21s410

1. Cassio Cortes, 47 voltas em 20min11s180 (21s410) – RF1 ParadiseMV
2. Bruno Terena, + 4s650 (21s600) – Napa Racing
3. Bruno Vicaria, + 9s240 (22s080) – Bráun GP
4. João Alberto Otazú, + 1 volta (22s460) – MP Mastermídia Autojornal
5. Alexander Grünwald, + 1 volta, a 0s400 (22s270) – Psychodelic Team Lotus
6. Luiz Vicente, + 1 volta, a 1s850 (22s200) – Napa Racing
7. Rodrigo França, + 1 volta, a 2s320 (22s290) – RF1 ParadiseMV
8. Marcelo Povreslo, + 2 voltas (22s830) – MP Mastermídia Autojornal
9. Felipe Nóbrega, + 2 voltas, a 10s940 (23s030) – TNM Racing
10. Luiz Alberto Pandini, + 3 voltas (22s420) – Psychodelic Team Lotus
11. Lipe Paíga, + 3 voltas, a 7s200 (23s260) – Fat N’ Fast racing
12. Fábio Sanches, + 5 voltas (23s850) – Psychodelic Team Lotus
13. Tiago Mendonça, desclassificado / antiesportivo (22s190) – Fat N’ Fast Racing
Nota: entre parênteses, a melhor volta do piloto na corrida.

FIAk World Series 2009, após 4 etapas
> são válidos todos os resultados da temporada, sem descartes

1. Bruno Terena, 28 (2 vitórias) - Napa Racing
2. Luiz Vicente, 21 (1 vitória) - Napa Racing
3. Cassio Cortes, 18 (1 vitória) – RF1 ParadiseMV
4. Lipe Paíga, 17 - Fat N' Fast Racing (E)
5. Rodrigo França, 16 - RF1 ParadiseMV
6. Marcelo Povreslo, 11 - MP Mastermídia Autojornal
7. Tiago Mendonça, 10 - Fat 1 Fast Racing
8. Ricardo Levy, 8 - RF1 ParadiseMV (E)
9. João Alberto Otazú, 7 - MP Mastermídia Autojornal
10. Alexander Grünwald, 7 - Psychodelic Team Lotus
11. Bruno Vicaria, 6 - Bráun GP
12. Luiz Alberto Pandini, 3 - Psychodelic Team Lotus
13. Ricardo Lopes, 2 - Fat N' Fast Racing
14. Rafael Durante, 1 - Bráun GP
15. Cleber Bernucci, 1 - Charlie Brown GP
NC. Daniel Betting, Bruno Império, Fabiano Severo, Fabio Sanches, Felipe Nóbrega, Carsten Horst e Natalie Chicone

FIAk Estreantes 2009, após 4 etapas
> pilotos que começam a temporada com até 5 GPs na carreira
> exceto vencedores de corridas e campeões da Estreantes no ano anterior

1. Lipe Paíga, 28 - Napa Racing
2. Ricardo Levy, 24 - RF1 ParadiseMV
3. Felipe Nóbrega, 21 - TNM Racing
4. Fabio Sanches, 15 - Psychodelic Team Lotus
5. Daniel Betting, 12- Beepress Racing
6. Bruno Império, 5 - Bráun GP
7. Fabiano Severo, 4 - TNM Racing
8. Natalie Chicone, 3 - sem equipe

FIAk Construtores 2009, após 4 etapas
> uma equipe só pontua com dois pilotos a cada corrida
> pilotos estreantes marcados com asterisco

1. Napa Racing (Bruno Terena / Luiz Vicente), 49
2. RF1 ParadiseMV (Rodrigo França / Cassio Cortes / Ricardo Levy*), 42
3. Fat N' Fast Racing (Tiago Mendonça / Ricardo Lopes / Lipe Paíga*), 29
4. MP Mastermídia Autojornal (João Alberto Otazú, Marcelo Povreslo), 18
5. Psychodelic Team Lotus (Luiz Alberto Pandini / Alexander Grünwald / Fabio Sanches*), 10
6. Bráun GP (Bruno Vicaria / Rafael Durante / Bruno Império*), 7
7. Charlie Brown GP (Cleber Bernucci / Betto D'Elboux), 1
NC. TNM Racing (Felipe Nóbrega* / Fabiano Severo*), 0
NC. Beepress Racing (Wagner Gonzalez* / Daniel Betting*), 0
NC. Hyset (Carsten Horst / Anderson Marsili*), 0
Leia também...
08.08.2019

Valor: 130 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

05.11.2018

Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck

10.03.2018

Valor: 90 reais; as confirmações devem ser enviadas para o email: felipe@rf1jornalismo.com.br

13.12.2017

Largada da prova será neste sábado às 12h30; confira todas as informações para retirada das pulseiras de imprensa e colete para acesso à pista