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Cassio Cortes vence segunda seguida e embola disputa pelo título da FIAk

Piloto da equipe RF1 ParadiseMV tem agora 28 pontos, um atrás de Luiz Vicente, o 2º na tabela, e a 4 do líder Bruno Terena

07.12.2009  |  210 visualizações
Depois de sofrer um atentado internacional orquestrado por uma grande categoria do automobilismo (cuja sigla é representada por uma letra e um número), a FIAk voltou à pista, desta vez sem blecaute, para a disputa da quinta etapa da temporada 2009/10, no inédito traçado do Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos.



O circuito que revelou o tricampeão da F-1 recebeu outras 22 estrelas do esporte a motor. Os pseudo pilotos-jornalistas da Federação Internacional dos Andadores de Kart garantiram o maior grid do ano, sendo dez deles estreantes, mostrando a renovação de talentos no campeonato (ou a absoluta falta de interesse dos competidores veteranos).



Para coroar a etapa histórica, nada melhor que um resultado eletrizante - com o perdão do trocadilho blecauteano. E Cássio Cortes garantiu emoção ao campeonato ao vencer uma das corridas mais disputadas da FIAk, com os seis primeiros separados por apenas três segundos. Disputada com a pista molhada pela traiçoeira garoa de Interlagos, a prova também teve cinco líderes diferentes, fazendo a alegria do público não-pagante de três pessoas nas arquibancadas.



A vitória deixou o piloto da RF1 ParadiseMV a apenas um ponto do vice-líder, Luiz Vicente, e a 4 de Bruno Terena, que segue na ponta do campeonato, com 32 pontos. "Terena: here I come. Dedico essa vitória ao Power Balance, que fez sua estreia na FIAk", disse Cortes, que luta para ascender de apelido nesta temporada, passando de Juan Pablo Montoya para Nigel Mansell.



Desta vez, no entanto, o Colombiano dos Pampas foi o piloto mais cerebral da prova. A primeira fila foi formada por Geraldo Tite Simões e Terena, mas os dois não conseguiram impedir o avanço de Cortes, que largou em 4º. Outros pilotos vindo de trás também se destacaram, como Vicente, que partiu em 11º e chegou em 2º, Rodrigo França (saindo de 7º para 4º) e Luis Fernando Ramos, o 17º no grid e sexto na bandeirada.



"Todos os retardatários comprados pela equipe RF1 ParadiseMV que impediram a vitória da gloriosa Napa Racing serão devidamente punidos com morte dolorosa e suas almas arderão nas chamas do inferno por toda longa eternidade", profetizou um inconformado Luiz Vicente.



França defendeu seu time das acusações. "Nós não compramos ninguém. Nós alugamos, é bem diferente", disse o agora 4º colocado na tabela, com 21 pontos, mostrando que a disputa é polarizada entre os dois times rivais. Na tabela de construtores, a briga é apertada, com a Napa Racing liderando com 61 pontos, contra 57 da RF1 ParadiseMV.



Já a Bráun GP tem uma estrela em ascensão no campeonato: Bruno Vicaria, o 3º colocado nesta quinta etapa. "Quando vi o José Roberto Arruda andando lá na frente, acelerei como nunca e fiquei em 6°", disse Ico, em referência a Vicaria, que homenageou o mensaleiro de Brasília na folha de cronometragem e, com seu segundo pódio seguido, subiu para a 6ª colocação no campeonato.



"Por mim, todas as corridas seriam na chuva", afirmou Vicaria, em discurso oposto ao de Terena. "Se fosse a Turma da Mônica, eu seria o Cascão", admitiu o líder do campeonato, que perdeu o duelo para França na última volta por meros 6 centésimos de segundo. "Ele comprou o sistema de cronometragem", acusou o piloto, que completou 25 GPs na FIAk.



Luiz Alberto Pandini foi outro destaque da noite, voltando a zona de pontos com o sétimo lugar, garantindo mais dois pontos para a Psychodelic Team Lotus, que teve ainda Alexander Grunwald em 16º, prejudicado por problemas no motor de seu kart. Panda também se tornou o 5º piloto com mais GPs na história da FIAk, atrás apenas de França, Tiago Mendonça (o 13º nesta quinta etapa), Vicente e Ricardo Lopes.



Cleber Bernucci completou os oito primeiros após vencer intenso duelo com Otazu, Tite e Rafael Munhoz, o vencedor na FIAk Estreantes. Lipe Paíga foi o segundo colocado na categoria e segue liderando o campeonato, que teve grid recorde nesta etapa: Gustavo Rodrigues foi o 3º, seguido por Flavio Berto, Fabio Sanches, Felipe Nóbrega, Rogério Rezeke e Ricardo Legname. Daniel Betting não pontuou entre os Estreantes ao abandonar a corrida na 12ª volta.



Participação ainda mais breve foi a de Natali Chiconi. Ela fez apenas a classificação, mas foi o suficiente para garantir mais uma vitória na acirrada disputa da Pink FIAk. "Quero ser a campeã por antecipação na próxima etapa", garantiu a jornalista taziana.



RESULTADOS DA 5ª etapa da temporada 2009/10 (prova nº 59)

Interlagos (Kartódromo Ayrton Senna), 02 de dezembro de 2009



Participantes: 22

Pole position: Geraldo Tite Simões, 36s220

Melhor volta: Luiz Vicente, 37s650



1. Cassio Cortes, 25 voltas em 17min08s650 (38s610)

2. Luiz Vicente, + 0s250 (37s650)

3. Bruno Vicaria, + 0s740 (38s450)

4. Rodrigo França, + 3s340 (38s610)

5. Bruno Terena, + 3s400 (38s460)

6. Luis Fernando Ramos (Ico), + 3s650 (38s270)

7. Luiz Alberto Pandini, + 13s260 (38s920)

8. Cleber Bernucci, + 25s570 (38s380)

9. João Alberto Otazu, + 25s970 (38s920)

10. Geraldo Tite Simões, + 28s030 (39s240)

11. Rafael Munhoz, + 28s210 (38s430)

12. Lipe Paíga, + 35s040 (40s360)

13. Tiago Mendonça, a 1 volta (39s630)

14. Gustavo Rodrigues, a 1 volta, + 0s520 (38s150)

15. Flavio Berto, a 1 volta, + 28s640 (39s790)

16. Alexander Grünwald, a 1 volta, + 35s380 (39s310)

17. Fábio Sanches, a 1 volta, + 36s900 (40s910)

18. Felipe Nóbrega, a 1 volta, + 39s680 (39s970)

19. Rogério Rezeke, a 2 voltas (41s330)

20. Ricardo Legname, a 2 voltas, + 10s830 (40s720)

21. Daniel Betting, a 13 voltas (44s430)

22. Natali Chiconi, classificou (22º tempo), mas não largou



RELEASES OFICIAIS DOS PILOTOS:



CLEBER BERNUCCI:



"Foi uma noite bastante tensa com os acontecimentos anteriores à nossa corrida. Os pilotos das outras categorias pensavam que estavam na Fiak, mas não estão nem aos nossos pés. Eles até desejam atingir o olimpo do kartismo-jornalístico-picareta, mas como diria o Capitão Nascimento, 'nunca serão!'. Enfim, minha oração por proteção aos fiakianos foi mais longa que o comum por causa daquele bando de barbeiros. De qualquer forma, quando entrei na pista e dei as duas primeiras voltas, me senti confortável, aprendi rapidamente o traçado. Mas fiquei um pouco preso no tráfego, e acho que isso me custou pelo menos umas duas posições e acabei largando em sexto. No final da primeira volta da corrida, tomei uma porrada - não sei nem de quem foi - e acabei caindo para último. 'Showtime', foi o que eu disse para mim mesmo ao voltar para o circuito. De 21o, saí à cata dos concorrentes e já pegando as manhas do traçado melecado (aquilo não estava molhado, foi uma chuva pra molhar otário) e acabei em oitavo, com uma bela ultrapassagem dupla na curva zero, na abertura da última volta, em cima do ídolo Otazu e mais alguém que estava de capacete amarelo. Acho que era retardatário. Ah, foda-se. Foi uma ultrapassagem dupla e me lembrei de Barrichello em cima do clã Schumacher na Espanha. Foi do caralh*".



OTAZU:



"A equipe Mastermidia/MPMaster correu desfalcada de seu principal piloto, e eu tive que me virar nos 30. Mesmo assim, consegui chegar a 25 segundos do vencedor", comentou Otazú, a lenda viva do jornalismo automobilístico, segundo o comediante Tavinho Ceschi.



"A corrida foi interessante e divertida. Eu poderia ter alcançado o melhor resultado da temporada. Na classificação, quando vinha diminuindo bastante o meu tempo, encontrei alguém rodado na curva da Balança e pra não bater, acabei atolado na área de escape. Mesmo assim larguei em oitavo".



"Na prova, estava em sexto quando vi o Grunn rodado na saída da curva da Balança. Não hesitei: dei-lhe uma porrada daquelas, perdi várias posições e recuperei até o oitavo. Na última volta, cochilei no volante e abri a porta para o vizinho Cleber Bernucci. Da próxima vez, já dou logo a chave e ele não vai precisar nem bater!"



TITE:



Tite alcança objetivo de terminar inteiro

Ontem (ou hoje de madrugada) foi realizada mais uma etapa da FIAk o mais importante torneio de kart para jornalistas especializados brasileiros residentes em São Paulo. Disputada no velocíssimo circuito semi-oval (existe semi-ovo?) de Interlagos, a corrida teve o retorno do veterano decano e desencanado Tite Della Latta que se emocionou ao chegar no kartódromo onde começou sua longa e vitoriosa carreira nos idos de 1978, no período cetáceo do automobilismo. Assim que chegou, o veterano comentou: "Essa pista me traz ótimas recordações, pena que não lembro de mais nada".

A tensão começou a tomar conta em função das corridas anteriores nas quais vários pilotos se envolveram em acidentes, inclusive vitimando um rapaz que saiu voando do kart, como se estivesse de moto. Preocupado com a violência dos acidentes, Tite confidenciou ao seu companheiro de equipe, o internacional Icoberg: "Não posso me acidentar porque tenho compromissos importantes neste sábado, em alguma pista que não lembro bem aonde nem pra quê". De acordo com o veterano (pô, de novo???) piloto, "o campeonato está no fim e não pretendo atrapalhar ninguém na disputa pelo título", declaração que soou como uma desculpinha muito esfarrapada pra tremedeira que tomou conta do piloto minutos antes da largada.

Na classificação, a surpresa: Tite fez a pole position com o tempo de 36s220 mesmo perdendo duas voltas do treino em função da desorganização na hora de liberar os karts, "fiquei por último, mas como diz o provérbio, os últimos... os últimos... como termina mesmo?" O piloto ficou novamente emocionado ao comentar que sua última pole position no kart tinha sido em 1979, naquele mesmo circuito e também com um kart número 26: "Lembro bem que foi aqui mesmo em Interlagos porque ao fazer a curva do Esplanada dava pra ver o Corcovado".

Na corrida o veterano (karaka, de novo?) piloto preferiu uma estratégia mais conservadora... da pele! "Quando parei no grid de largada e olhei pra trás percebi 20 pilotos salivando na minha nuca, achei melhor tirar o pé e voltar por último". Uma pequena garoa atrapalhou um pouco os planos do piloto porque seu equipamento não estava bem acertado para o piso molhado e porque a artrite dói mais quando aumenta a umidade. Quando já ocupava a sétima posição, depois de sair em 22º, Tite confundiu a bandeira vermelha com a quadriculada e achou que tinha terminado a corrida: "No briefing o pikatchu explicou que teria uma bandeira quadriculada antes do fim da corrida e isso me confundiu, tirei o pé e ainda tinha mais uma volta", justificou a perda de posição para Cleber na verdadeira última volta. Depois da corrida festejou: "Estou muito contente porque depois de muito tempo ausente fiz a pole e fui o piloto mais rápido do fim de semana, para 2010 estarei presente em todas as provas e pode acreditar que serei sempre um forte candidato à vitória".



RAFAEL MUNHOZ:



"Meu kart andava muito de reta e no seco eu teria dado trabalho... mas no molhado eu rodei e entreguei o ouro... mas na próxima eu ando no bolo lá!"



ALEXANDER GRUNWALD:



- Meu kart tinha dois problemas: acelerador que travava em alta velocidade e motor que morria em baixas rotações. Do caralh*!

- Passei a corrida inteira tendo que ‘pescar’ o acelerador com a ponta da sapatilha ao fim de cada reta. Nos 18 minutos de corrida, não consegui fazer isso duas vezes. Aí passei reto, rodei, e o motor apagou. Perdi uma volta nesta brincadeira, somando as duas saídas de pista.

- Corri toda a prova enxergando a reta oposta em ‘alto contraste’, por causa do holofote e da água na viseira. Uma experiência kamikaze.

- Ao longo da prova, foi muito legal ver tempos absolutamente iguais de todos os competidores no painel (estava desligado).
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