Terena vence e pode ser campeão antecipado na próxima etapa
Pódio teve um piloto representado por um macacão (inanimado, claro)
(MP Photos)
Champa imaginária no pódio da FIAk
(MP Photos)
Piloto da Napa Racing admite: sonha em ser bi
05.02.2010
|
220 visualizações
O sonho de Bruno Terena em se tornar bi pode ser concretizado já na penúltima etapa da temporada 2009 da FIAk (Federação Internacional dos Andadores de Kart). Na corrida disputada na madrugada desta sexta-feira, na Granja Viana, o piloto da Napa Racing venceu pela terceira vez na temporada, ampliando para oito pontos a vantagem na classificação - o vice-líder agora é Cassio Cortes, o terceiro colocado nesta sexta etapa.
Com isso, se o narigudo fotógrafo ampliar sua vantagem para dez pontos antes da disputa da última rodada, já consegue levar a taça de bicampeão da FIAk - ele foi o vencedor da temporada 2008.
"Eu confesso: sempre quis ser bi. Era só uma questão de oportunidade", declarou, sem desconfiar dos risos maldosos de alguns jornalistas na sala de imprensa. "Mas logo em seguida quero bater todos os recordes de Rodrigo França. Eu odeio ele: pensa que é o francês da turma quando todos sabem que eu sou muito mais parecido com o Alain Prost", completou Terena, dedicando também a vitória aos 70 anos de Pinóquio.
Cortes chegou a ficar em primeiro, o que tornaria a disputa do campeonato interessantíssima, mas não resistiu aos ataques de Terena e do surpreendente Cleber Bernucci - que largou na pole e chegou em segundo, seus melhores resultados na FIAk. "Meu kart parecia o Tcheco - não tinha fôlego para segurar a parte final da prova", reclamou o gremista.
Bernucci também foi outro que liderou parte da prova - exatamente duas curvas. "Fico nervoso quando me vejo em primeiro. Não estou acostumado", admitiu. Não por acaso, ele usava a camisa da Virgin Racing. "Mas a pole me fez perder a virgindade", confessou.
A quarta colocação foi de Rodrigo França, ganhando uma posição em relação à largada. Com o resultado, ele segue em quarto no campeonato, com 26 pontos. "Chega de quarto. Vou dormir até na sala pra ficar longe do quarto", diz.
O tricampeão da FIAk e Luiz Vicente seguem respirando por aparelhos na disputa pelo campeonato - Luiz chegou em oitavo e foi a 30 pontos, na terceira colocação. "Um piloto da Napa Racing respirar por aparelhos é sacanagem", reclamou Luiz. Apenas estes quatro pilotos seguem com chances matemáticas de título. Entre os construtores, no entanto, a briga segue eletrizante -e polarizada, com o perdão do trocadilho, entre Napa Racing, com 72 pontos, e RF1-ParadiseMV, com 68.
Na categoria principal, também pontuaram Tiago Mendonça, em boa recuperação após largar dos boxes (por trocar de kart) e chegar em quinto. "Sempre fui um cara de grandes recuperações. No colégio então, sempre fiquei em recuperação", disse. Bruno Vicaria, apontado pela mídia espanhola como a grande revelação de 2009, mais uma vez pontuou, ao chegar em sexto. "Pena que não choveu, queria dar um pau no Terena de novo", completou. Marcelo Povreslo, outro nome em ascensão, chegou em sétimo. "Pontuar é bom que dá retorno de mídia", disse, sempre preocupado com as tabelas.
Lipe Paíga chegou perto dos pontos, em nono. Ele largou em quarto e, não fosse uma rodada na segunda volta (que o relegou à última posição), teria terminado bem mais à frente. O piloto da equipe "Fat ´N Fast" ficou sem pontos na principal, mas comemorou o título da Estreantes, com duas etapas de antecipação. Sua melhora de desempenho é creditada a uma cirurgia de "lipeaspiração". "Isso é ridículo, a imprensa adora inventar moda, principalmente se for para fazer um trocadilho infame", revelou.
A sexta etapa também foi marcada pelo duelo de dois grandes jornais diários nas pistas: Folha X Lance. Na luta pelo 10º lugar, Rafael Valesi pôs o esportivo na frente, ao vencer a batalha com Fabiano Severo por apenas 1s. O troco foi dado na briga pelo 16º lugar, com Felipe Nóbrega superando Guilherme Gomes por 4s.
Dois veteranos da FIAk também garantiram emoção ao público pagante da FIAk presente nesta madrugada na Granja Viana (toda a renda foi revertida para as vítimas das enchentes em Dubai): João Alberto Otazu X Luiz Alberto Pandini. O piloto da Mastermidia venceu a briga albertina, chegando em 13º, com Panda (ou Ringo Starr, segundo a folha de cronometragem), o 14º.
À frente deles, um dos estreantes do dia, Wagner França - que, apesar do sobrenome, é ironicamente apadrinhado de Bruno Terena. Ele foi o 12º na geral e conquistou um pódio na Estreantes - Marcos Souza também fez sua estreia na FIAk, chegando em 20º.
Também marcaram pontos na Estreantes Daniel Betting (15º na geral) e Fabio Sanches (18º), que chegou logo à frente de um desolado Carsten Horst, que tinha boas chances na prova até ter um pneu furado. "E ainda dizem que no jornalismo o furo é sempre bem-vindo...", lamentou.
RESULTADOS DA 6ª etapa da temporada 2009 (prova nº 60)
Kartódromo Granja Viana, 04 de fevereiro de 2010
Participantes: 20
Pole position: Cleber Bernucci, 1m03s740
Melhor volta: Bruno Terena, 1m03s119
1. Bruno Terena
2. Cleber Bernucci
3. Cassio Cortes
4. Rodrigo França
5. Tiago Mendonça
6. Bruno Vicaria
7. Marcelo Povreslo
8. Luiz Vicente
9. Lipe Paíga
10. Rafael Valesi
11. Fabiano Severo
12. Wagner França
13. João Alberto Otazu
14. Luiz Alberto Pandini
15. Daniel Betting
16. Felipe Nobrega
17. Guilherme Gomes
18. Fabio Sanches
19. Carsten Horst
20. Marcos Souza
Campeonato 2009 (após seis etapas):
1. Bruno Terena, 42
2. Cassio Cortes, 34
3. Luiz Vicente, 30
4. Rodrigo França, 26
5. Lipe Paíga, 17
6. Bruno Vicaria, 15
7. Tiago Mendonça, 14
8. Marcelo Povreslo, 13
9. Cleber Bernucci, 10
10. Ricardo Levy, 8
11. João Alberto Otazu, 7
12. Alexander Grunwald, 7
13. Luiz Alberto Pandini, 5
14. Luiz Fernando Ramos, 3
15. Ricardo Lopes, 2
16. Rafael Durante, 1
Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck