Terena confirma o que todos já sabiam: é o novo bi da FIAk
Câmeras especiais flagram Terena comemorando o título (pode ser o de 2008)
(NASA Images/Margem de erro: 90%)
Piloto da Napa Racing chegou em quarto na sétima etapa, também marcada pela primeira vitória de Cleber Bernucci
09.02.2010
|
207 visualizações
E Bruno Terena é bi! Muita gente já esperava isso - não por ele ser fotógrafo ou ter um estilo de vida diferente, nada disso. É que o piloto da Napa Racing despontou como franco favorito ao título da temporada 2009 da FIAk (Federação Internacional dos Andadores de Kart) depois de três vitórias em seis etapas.
Na sétima prova, disputada na noite de ontem, na Granja Viana, Terena precisava ampliar sua vantagem para o vice-líder, Cassio Cortes, de 8 para 10 pontos. E foi o que ele fez, ao chegar em quarto lugar e ver seu maior rival ter um dia para ser esquecido. Cortes sofreu um acidente que quase o impediu de participar da prova e, mesmo sem fazer a classificação, chegou em quinto. Só que uma punição o colocou para fora dos pontos, em 11º. É possível que ações no Supremo Tribunal de Justiça Gaúcha sejam tomadas - mas nada oficial foi confirmado até o fechamento desta edição.
"Mano, minha tática é esta: colocar o nome de meu rival no freezer. Veja que em 2008 o França ficou três dias no hospital depois de bater o carro. Tá certo, foi um pouco de exagero, por isso neste ano resolvi regular um pouco a macumba e o Cassio só teve alguns ´cortes´... sacou a piada? hahaha", comemorou o piloto, que tem apoio de diversas facções de "trabalho" - vodu dos índios terena, por exemplo.
O clone de Sideshow Bob (dos Simpsons) agora faz parte de um seleto clube - tão seleto que ele está sozinho nele. O fotógrafo é o único bicampeão da categoria - seu projeto para 2010 é igualar o recorde de três títulos de Rodrigo França (2002-2006-2007). "Depois que alcançar este francesinho de Taubaté, nem o Schumacher me segura", afirmou Terena.
A festa da Napa Racing foi completa, já que Luiz Vicente chegou em terceiro e agora é vice-líder do campeonato. O time precisa de poucos pontos para assegurar o campeonato de marcas, já que a RF1 Paradise MV, de Cortes e França, ficou no zero ontem (o taubateano foi o 16º).
Festa também da dupla de pilotos "reunidos", Cleber Bernucci e Leonardo Murgel. Depois de conquistar sua primeira pole na etapa passada, Cleber voou ainda mais alto e faturou a primeira vitória na FIAk. Murgel foi o segundo o completou a dobradinha dos pilotos trabalhadores da Reunion. "Agora não sou mais Virgin mesmo", disse Cleber, logo para consertar. "Quer dizer, na F-1 ainda sou", diz o agora quinto colocado na tabela, com 20 pontos.
Outra dupla que trabalha unida e recebe bandeirada junta chegou em quinto e sexto, com Rafael Munhoz (Racing) e o estreante Gerson Campos (Carro), respectivamente. "Juntos chegaremos lá", disse Munhoz, repetindo célebre slogan político de décadas atrás.
A briga foi acirrada também do pelotão do 7º ao 10º, posição que passa a valer pontos a partir de 2010. Bruno Vicaria venceu esta bela disputa, com Tiago Mendonça, Marcelo Povreslo e Carsten Horst chegando a poucos segundos de distância.
Outros duelos também marcaram a sétima etapa, como entre o beatle Luiz Alberto Pandini e Lipe Paíga, na luta pela 12ª posição. "Venci porque estava com a música Imagine na cabeça", declarou Panda. Lipe ainda estava de ressaca com a conquista antecipada do título de Estreantes. "Nunca antes na história desta categoria alguém fez tantos pontos!"
João Alberto Otazu também venceu por pouco a batalha com Daniel Betting pelo 14º lugar. E apenas 1s5 separou os duelistas Alexander Grunwald, 18º, e Wagner França, o 17º.
Marcos Souza, 19º, Saulo Novaes, 20º, e Rica Legname, o 21º, foram os únicos a tomar volta do vencedor, mostrando o alto nível técnico da FIAk. "Quero ver a F-1 ter 18 pilotos na mesma volta do vencedor -e, claro, sem bandeira amarela! Nossos novatos são muito melhores que os deles. Até porque pagam todos os cheques em dia para mim, diferentemente destas novas equipes de outras categorias menores", provocou Rodrigo Ecclestone.
7ª etapa da temporada 2009 (prova nº 61)
Granja Viana, 08 de fevereiro de 2010
Participantes: 21
Pole position: Cleber Bernucci
Melhor volta: Cassio Cortes, 49s280
1. Cleber Bernucci, 20 voltas em 17min50s115 (49s642)
2. Leonardo Murgel, + 3s341 (49s729)
3. Luiz Vicente, + 10s901 (49s860)
4. Bruno Terena, + 11s168 (49s826)
5. Raphael Munhoz, + 16s580 (50s271)
6. Gerson Campos, + 17s573 (50s127)*
7. Bruno Vicaria, + 18s093 (50s050)
8. Tiago Mendonça, + 18s659 (50s122)
9. Marcelo Povreslo, + 19s947 (50s312)
10. Carsten Horst, + 22s401 (50s465)
11. Cassio Cortes, + 25s451 (49s280) - inclui punição de 10s
12. Luiz Alberto Pandini, + 27s620 (50s306)
13. Lipe Paíga, + 27s871 (50s360)
14. João Alberto Otazú, + 35s241 (50s240)
15. Daniel Betting, + 37s794 (50s857)
16. Rodrigo França, + 43s835 (50s440) - inclui punição de 10s
17. Wagner França, + 47s067 (50s983)
18. Alexander Grünwald, + 48s547 (50s729)
19. Marcos Souza, a 1 volta (51s331)
20. Saulo Novaes, a 1 volta, + 22s573 (51s739)
21. Rica Lagname, a 1 volta, + 20s883 (51s658)
FIAk World Series 2009 (após 7 etapas)
1. Bruno Terena, 47 pontos (3 vitórias)
2. Luiz Vicente, 36 (1 vitória)
3. Cassio Cortes, 34 (2 vitórias)
4. Rodrigo França, 26
5. Cleber Bernucci, 20 (1 vitória)
6. Bruno Vicaria, 18
7. Lipe Paíga, 17
8. Tiago Mendonça, 16
9. Marcelo Povreslo, 14
10. Leonardo Murgel, 8
11. Ricardo Levy, 8
12. João Alberto Otazu, 7
13. Alexander Grünwald, 7
14. Luiz Alberto Pandini, 5
15. Raphael Munhoz, 4
16. Luis Fernando Ramos, 3
17. Ricardo Lopes, 2
18. Rafael Durante, 1
FIAk Construtores 2009 (após 7 etapas)
1. Napa Racing, 83 pontos
2. RF1 Paradise MV, 68
3. Fat n' Fast, 35
4. MP Mastermídia Autojornal, 21
5. Charlie BrownGP, 20
6. BráunGP, 19
7. Psychodelic Team Lotus, 12
NC. TNM Racing, Hyset, Beepress Racing
Prova de endurance, que será realizada no dia 2 de dezembro, terá pilotos e ex-pilotos de diversas categorias como: F-1, Indy, Stock Car, F-3 e Copa Truck