Volkswagen busca nova vitória na etapa de Londrina da Fórmula Truck
Corrida "em casa" para Debora Rodrigues, natural de Bela Vista do Paraíso (PR)
(Orlei Silva)
Benavides é o vice-líder do campeonato
(Orlei Silva)
Renato Martins é quem mais venceu em Londrina
(Orlei Silva)
Giaffone venceu prova de Londrina em 2009
(Orlei Silva)
Pilotando um caminhão Volkswagen Constellation, Felipe Giaffone venceu etapa do ano passado e confia no bom retrospecto na pista paranaense para ampliar sua liderança no campeonato
18.08.2010
|
236 visualizações
Atual campeã de marcas e de pilotos da Fórmula Truck, a equipe Volkswagen disputa neste final de semana, em Londrina (PR), a sexta etapa do campeonato confiante em repetir a vitória obtida na prova de 2009, quando Felipe Giaffone venceu a corrida no circuito paranaense pilotando um caminhão Volkswagen Constellation.
O primeiro lugar no GP de Londrina em agosto do ano passado ajudou a consolidar a arrancada da equipe Volkswagen rumo ao título de marcas e pilotos - Giaffone conquistou o bicampeonato em 2009. Nesta temporada, o time também lidera as duas tabelas: Felipe tem 98 pontos, um a mais que seu companheiro de equipe, Valmir Benavides. Entre as marcas, a Volkswagen está em primeiro lugar, com 230 pontos.
"A prova de Londrina marca o início da metade final da temporada e os pilotos já entrarão na pista pensando também em um resultado para o campeonato. Venci nesta pista no ano passado e esta vitória marcou a consolidação da nossa liderança. Então, espero que a história se repita neste ano", diz Giaffone.
O bom retrospecto nesta pista do caminhão Volkswagen Constellation reforça o otimismo do time, mas a forte competitividade da categoria afasta a palavra "favoritismo" do discurso dos quatro pilotos da equipe que lidera o campeonato, como afirma Benavides, vice-campeão da Truck em 2009.
"Acredito que mais uma vez vamos brigar pela vitória. Nosso time venceu aqui no ano passado e nesta temporada nossa equipe já conquistou duas vitórias (em Caruaru e Guaporé). Mas isso não quer dizer que o favoritismo seja nosso, porque vimos na última etapa o quanto os outros times evoluíram nesta temporada. Acho que veremos uma prova bem equilibrada neste domingo", afirma Benavides.
A opinião é compartilhada por Renato Martins, piloto e chefe da equipe Volkswagen. O paulista é recordista de vitórias da Truck (27 ao todo), mas tem marca ainda mais impressionante em Londrina: foram sete triunfos, o piloto que mais venceu nesta pista.
"Tenho uma relação especial com Londrina, uma pista bastante desafiadora. Guardadas as devidas proporções, eu diria que esta pista está para a Truck como Mônaco está para a F-1: o traçado é bem travado, com quase nenhuma área de escape. Isso torna ainda maior o desafio de pilotar aqui. A atenção tem que ser total, qualquer descuido pode provocar um acidente", diz Renato.
Quem também viverá um final de semana especial é a única mulher a competir na Truck, Debora Rodrigues. A piloto da Volkswagen nasceu em Bela Vista do Paraíso (PR), cidade que fica próxima a Londrina. "É um GP em que sempre tenho uma torcida especial, com minha família, amigos de longa data etc. Além disso, gosto do traçado desta pista, bastante técnico. Já consegui bons resultados aqui e espero repetir esta boa performance neste domingo", completa Debora.
A programação do GP de Londrina terá início nesta sexta-feira, com a disputa de dois treinos livres. No sábado, haverá a definição do grid de largada da corrida de domingo, que terá transmissão ao vivo pela TV Band, a partir das 14h.
Os dez primeiros do campeonato de pilotos:
1) Felipe Giaffone - 98 pontos
2) Valmir Benavides - 97 pontos
3) Wellington Cirino - 91 pontos
4) Roberval Andrade - 72 pontos
5) Leandro Reis - 48 pontos
6) Geraldo Piquet e Paulo Salustiano - 43 pontos
8) Leandro Totti - 35 pontos
9) Renato Martins - 33 pontos
10) Pedro Muffato e Beto Monteiro - 26 pontos
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada