Giaffone coloca Volkswagen em 1º lugar nos treinos da Truck no Velopark
Debora elogiou nova pista do calendário
(Orlei Silva)
Benavides é o vice-líder do campeonato
(Orlei Silva)
Renato destacou traçado técnico do Velopark
(Orlei Silva)
Giaffone começou na frente no Velopark
(Orlei Silva)
Atual campeão da Truck e líder do campeonato deste ano, Felipe Giaffone foi o mais rápido do dia, terminando as duas sessões de treinos livres na primeira colocação
08.10.2010
|
263 visualizações
O primeiro dia de treinos da Fórmula Truck no mais novo autódromo brasileiro, o Velopark, teve domínio do piloto Felipe Giaffone. Com seu caminhão Volkswagen Constellation, o atual líder da competição e bicampeão da categoria (2007-2009) foi o mais rápido desta sexta-feira, após ser o melhor nas duas sessões de treino livres disputadas hoje, no circuito localizado em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).
"Foi um começo muito animador. O caminhão Volkswagen Constellation mais uma vez mostrou que se adapta rápido a qualquer tipo de pista e conseguimos logo nos primeiros treinos uma ótima performance. Acredito que amanhã veremos a melhora de alguns concorrentes, mas mesmo assim dá para dizer que temos plenas condições de lutar pela pole", diz Giaffone, que registrou o tempo de 1m09s146.
A conquista do lugar de honra no grid será fundamental na avaliação dos pilotos, conforme atesta o vice-líder do campeonato, Valmir Benavides. O piloto da Volkswagen fez o sétimo melhor tempo no primeiro treino livre e foi o nono mais rápido na sessão disputada no final da tarde no Velopark.
"O circuito é bem travado e quem largar na frente terá grande vantagem, como ocorre em Londrina, por exemplo", explica Benavides, que passou boa parte do treino testando configurações do caminhão para a corrida. "O tempo do Felipe (Giaffone) indica que temos um ótimo equipamento para brigar pela pole, e pude perceber, pelo nosso cronograma de trabalhos hoje, que também estamos competitivos em ritmo de prova", completa o paranaense.
Os pilotos foram unânimes em elogiar a estrutura do Velopark. Segundo Renato Martins, piloto e chefe da equipe Volkswagen, o novo autódromo gaúcho só perde em qualidade de estrutura em relação a Interlagos, na cidade de São Paulo.
"Pelo pouco que vimos, já dá para dizer que este autódromo só perde para a única pista no Brasil que recebe a F-1. Ou seja, está em excelentes condições, junto com outra pista também de ótima estrutura, como Curitiba", diz Renato Martins, que terminou o dia com o 12º melhor tempo na segunda sessão.
Além de elogiar a estrutura, os pilotos também gostaram do traçado do Velopark, considerado bastante técnico, de acordo com a avaliação da única mulher a competir na Truck, Debora Rodrigues.
"O traçado é relativamente pequeno (com cerca de 2,3 km), mas isso não quer dizer que seja fácil para o piloto. Pelo contrário, exige uma tocada refinada nas curvas bem fechadas, mas também mais ousada na saída de curva para ganhar velocidade nas retas. Tenho certeza de que teremos uma das corridas mais emocionantes da temporada neste domingo aqui no Velopark", diz a piloto da Volkswagen.
A oitava etapa da Truck terá largada às 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada