Giaffone lutou pelo título até a última curva da corrida
(Orlei Silva)
Cortes ergue troféu de marcas, conquistado pela Volkswagen
(Orlei Silva)
Equipe conquistou o tricampeonato hoje, em Brasília; Felipe Giaffone terminou ano empatado na primeira colocação no campeonato de pilotos, mas critério desempate o colocou como vice-campeão
05.12.2010
|
230 visualizações
A Volkswagen conquistou hoje, em Brasília, o título de campeã da Fórmula Truck, ao acumular 398 pontos no campeonato de marcas, 57 a mais que a segunda colocada. É a terceira conquista desde que a disputa foi criada, em 2005 - a equipe também ficou com a primeira colocação nos anos de 2007 e 2009.
"Este é o título que representa a melhor equipe e o melhor caminhão do campeonato e fico feliz de conquistar o tricampeonato", diz Renato Martins, piloto e chefe da equipe Volkswagen. Por pouco esta conquista não foi complementada também com o título de pilotos: Felipe Giaffone foi o quarto colocado hoje em Brasília e terminou o ano na primeira colocação na tabela, com 176 pontos, exatamente o mesmo que Roberval Andrade.
Mas o piloto da Volkswagen foi declarado vice-campeão devido ao critério desempate, já que seu adversário teve mais vitórias em 2010.
"Em uma longa temporada, com dez corridas, terminamos exatamente na mesma posição, com pontuação idêntica, só que, devido ao critério desempate, fiquei com o vice. Faltou pouco mesmo, se tivesse passado em quarto lugar na bandeira amarela programada, por exemplo, teria um ponto a mais (ele passou em quinto). Mas fico feliz pela temporada deste ano do time: hoje conquistamos o nono pódio em dez corridas, mostrando que o Volkswagen Constellation é o caminhão mais resistente e consistente da temporada", diz Giaffone, campeão da Truck nos anos de 2007 e 2009.
O bom desempenho dos pilotos da Volkswagen nesta temporada foi ressaltado pelo presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, que subiu no pódio em Brasília para receber o troféu de campeão de marcas deste ano.
"A conquista deste título vem coroar nossa estratégia de utilizar a Fórmula Truck como ferramenta de marketing e desenvolvimento de produto. Desde a entrada do Volkswagen Constellation, em 2006, conquistamos três títulos de marcas e três de pilotos em cinco temporadas", diz Cortes.
Os quatro caminhões da equipe terminaram a corrida nas primeiras colocações. Além da quarta colocação de Giaffone, o time teve o pódio de Valmir Benavides, em quinto lugar, Renato Martins em 6º e Débora Rodrigues em 8º. "Foi um ano excelente. Liderei parte do campeonato e acredito que teremos boas chances de lutar novamente pelo título no ano que vem", diz Benavides, que terminou o ano na quarta colocação na tabela de pilotos, com 132 pontos.
Já a única mulher da categoria destacou a resistência do caminhão Volkswagen Constellation. "Terminamos com os quatro caminhões entre os oito primeiros em uma das provas mais difíceis da temporada, com forte calor e numa pista que exige muito de motor, freio e suspensão. Pode ter certeza de que vamos trabalhar bastante na pré-temporada para voltar a conquistar o título de marcas em 2011", afirma a piloto da Volkswagen.
A próxima temporada da Fórmula Truck começa no dia 27 de fevereiro, em Santa Cruz do Sul (RS).
1) Roberval Andrade (100), 176; 2) Felipe Giaffone (4), 176; 3) Wellington Cirino (6), 142; 4) Valmir Benavides (2), 132; 5) Geraldo Piquet (3), 114; 6) Beto Monteiro (88), 90; 7) Renato Martins (9), 74; 8) Leandro Totti (73), 61; 9) Pedro Muffato (20), 61; 10) Leandro Reis (51), 59; 11) Adalberto Jardim (23), 55; 12) Paulo Salustiano (55), 54; 13) André Marques (77), 47; 14) Danilo Dirani (56), 44; 15) Fred Marinelli (50), 43; 16) Débora Rodrigues (7), 35; 17) Bruno Junqueira (8), 22; 18) José Maria Reis (12), 22; 19) João Maistro (14), 21; 20) Fabiano Brito (28), 19; 21) Diumar Bueno (11), 19; 22) José Cangueiro (21), 15; 23) Cristiano da Matta (33), 13; 24) Anderson Toso (46), 8; 25) Vignaldo Fizio (10), 7.
Resultado final em Brasília:
1º) 100 - Roberval Andrade (S, SP), 26 voltas
2º) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 0.867
3º) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 1.845
4º) 4 - Felipe Giaffone (W , SP), a 2.723
5º) 2 - Valmir Benavides (W , SP), a 4.404
6º) 9 - Renato Martins (W , SP), a 7.607
7º) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 8.895
8º) 7 - Débora Rodrigues (W , SP), a 9.346
9º) 8 - Bruno Junqueira (F , MG), a 12.007
10º) 3 - Geraldo Piquet (M , DF), a 12.343
11º) 14 - João Maistro (V , PR), a 16.064
12º) 10 - Vignaldo Fizio (F , SP), a 16.510
13º) 55 - Paulo Salustiano (V , SP), a 2 voltas
14º) 23 - Adalberto Jardim (V , SP), a 2 voltas
15º) 51 - Leandro Reis (S , GO), a 3 voltas
16º) 33 - Cristiano Da Matta (I , MG), a 4 voltas
17º) 77 - André Marques (S , SP), a 6 voltas
18º) 11 - Diumar Bueno (V , PR), a 7 voltas
19º) 50 - Fred Marinelli (I , SP), a 10 voltas
20º) 46 - Andersom Toso (F , RS), a 10 voltas
21º) 28 - Fabiano Brito (F , PR), a 12 voltas
22º) 21 - José Cangueiro (M , SP), a 13 voltas
23º) 12 - José M Reis (S , GO), a 16 voltas
24º) 56 - Danilo Dirani (F , SP), a 25 voltas
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada