Equipe Volkswagen busca quinta vitória consecutiva em Caruaru
Débora Rodrigues
(Orlei Silva)
Caminhões Volkswagen Constellation largando na frente
(Orlei Silva)
Renato Martins
(Orlei Silva)
Vencedor da prova pernambucana de 2010, Valmir Benavides
(Orlei Silva)
Felipe Giaffone foi o vencedor de 2007, 2008 e 2009, enquanto Valmir Benavides venceu a prova do ano passado; equipe Volkswagen espera manter hegemonia no circuito pernambucano
09.05.2011
|
224 visualizações
A equipe Volkswagen disputa neste domingo o GP de Caruaru de Fórmula Truck (a terceira prova da temporada e a segunda válida pelo Campeonato Brasileiro) em busca de uma marca histórica: a quinta vitória consecutiva no circuito pernambucano, algo inédito na categoria.
Em 2007, Felipe Giaffone iniciou a trajetória vitoriosa do time vencendo a prova com seu caminhão Volkswagen Constellation, com o qual se consagraria também campeão daquele ano. No ano seguinte, novamente o paulista venceu, atingindo o recorde de três vitórias seguidas em 2009 - quando também foi campeão da temporada.
A hegemonia do caminhão Volkswagen Constellation em Caruaru foi ampliada no ano passado com a vitória de Valmir Benavides - Giaffone foi o segundo e completou a dobradinha do time.
"A gente costuma brincar que poderiam ter umas três provas por ano em Caruaru", diz Giaffone. "O circuito é muito técnico e exige muito dos pilotos e dos caminhões. Vamos fazer de tudo para conquistar a quinta vitória consecutiva para a Volkswagen, mas é bom dizer que, apesar de nosso excelente retrospecto, isso não significa que somos os únicos favoritos à vitória. Basta ver que em Jacarepaguá a disputa foi bem intensa e equilibrada entre diversas marcas e pilotos", completa.
Vencedor da etapa de Caruaru do ano passado, Benavides espera que o time apresente a mesma competitividade da corrida de 2010 e também da abertura da temporada deste ano, em Santa Cruz do Sul (RS), onde Giaffone venceu a prova válida para o Campeonato Sul-Americano.
"Nosso rendimento em Pernambuco costuma ser muito bom desde os primeiros treinos livres. Esta é uma pista que premia os caminhões que conseguem aliar no mesmo conjunto velocidade e resistência", diz Benavides.
Para Renato Martins, piloto e chefe de equipe da Volkswagen na Fórmula Truck, a corrida em Caruaru também ganha importância com a divisão deste ano das duas disputas (Sul-Americano e Brasileiro).
"O campeonato está mais curto, com sete etapas no Brasileiro e três no Sul-Americano. Sendo assim, é importante não desperdiçar nenhuma chance de marcar bons pontos na tabela, e Caruaru é uma boa oportunidade de alcançarmos no campeonato nacional a mesma pontuação expressiva que tivemos no Sul-Americano em Santa Cruz do Sul", diz Renato Martins.
Esta é a mesma expectativa de Débora Rodrigues, também da equipe Volkswagen. "Caruaru é uma pista muito difícil e técnica. O GP é um dos mais especiais do ano, porque o carinho do público é imenso, a cidade respira Fórmula Truck durante todo o final de semana. Isso nos deixa ainda mais empolgados em proporcionar um grande espetáculo", diz Débora.
Os treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira. No sábado, haverá a sessão classificatória que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada