Fórmula Truck: Felipe Giaffone vence e Volkswagen triunfa pela quinta vez consecutiva em Caruaru
Felipe, Renato e Hisgué no pódio
(Orlei Silva)
Giaffone recebe a bandeirada da vitória
(Orlei Silva)
Giaffone largando para a vitória em Caruaru
(Orlei Silva)
Valmir Benavides na prova de hoje
(Orlei Silva)
Terceira etapa da temporada foi disputada neste domingo e teve domínio dos caminhões Volkswagen Constellation, com Renato Martins chegando em segundo e completando a dobradinha do time
15.05.2011
|
47 visualizações
A terceira etapa da Fórmula Truck, válida como segunda do campeonato brasileiro, foi marcada pelo domínio de Felipe Giaffone e de seu caminhão Volkswagen Constellation em Caruaru (PE). Depois de conquistar a pole position e bater o recorde da pista ontem, o piloto venceu de ponta a ponta. Renato Martins, quarto do grid, cruzou a linha de chegada em segundo e completou a dobradinha da Volkswagen em Pernambuco. Valmir Benavides foi o quinto e Débora Rodrigues, que saiu do 15º posto do grid, completou a prova na oitava posição.
Foi a quinta vitória consecutiva da equipe Volkswagen no circuito pernambucano, quarta de Giaffone, que também venceu em 2007, 2008 e 2009. No ano passado, a vitória foi de Valmir Benavides que também se destacou neste domingo ao chegar na quinta colocação.
Com este resultado, o bicampeão da Truck (2007-2009) acumulou 33 pontos e é o líder do campeonato brasileiro. Entre as marcas, a vice-liderança é da Volkswagen, com 58 pontos.
"Foi um final de semana fantástico. Mais uma vez deu tudo certo para nossa equipe aqui em Caruaru. Realmente o Volkswagen Constellation mostrou que se adapta bem a qualquer tipo de pista, inclusive no circuito que é o mais exigente da temporada, tanto para pilotos como para o equipamento", diz Giaffone.
A vitória começou a ser construída no sábado, ao ser o mais rápido na classificação, bater o recorde da pista e conseguir a importante vantagem de largar na frente. "Logo após a largada comecei a ser seguido de perto por um adversário, o que chegou a me preocupar. Duas voltas depois ele escapou da pista e abandonou a prova, deixando as coisas mais tranquilas para mim", completa o piloto paulista, que conquistou sua segunda vitória em 2010. A primeira foi em Santa Cruz do Sul na etapa de abertura do campeonato sul-americano, também liderado pelo piloto da Volkswagen.
Em Caruaru, os companheiros de equipe também aceleraram forte e conquistaram importantes resultados para a Volkswagen, como o segundo lugar obtido por Renato Martins.
"Claro que vim aqui com a intenção de conquistar a vitória, mas chegar em segundo foi bom demais. O Felipe (Giaffone) esteve imbatível em todo o final de semana e é sempre ótimo ter uma dobradinha da equipe, mostrando que nosso caminhão Volkswagen Constellation é bastante competitivo e resistente", diz Renato.
O time também colocou mais um piloto no pódio: Valmir Benavides foi o quinto colocado hoje na terceira etapa. "Já estava muito satisfeito em ver a dobradinha do time lá na frente, com o Felipe (Giaffone) e o Renato (Martins). Estava em um ritmo forte no final da prova e quando era o sexto pude contar com a sorte, com o abandono na penúltima volta do quinto colocado e pude me juntar à festa", brincou Hisgué, que está em 11º lugar no campeonato deste ano, com 12 pontos.
A Volkswagen terminou a corrida com os quatro caminhões no top-10, com a piloto Débora Rodrigues terminando a prova na oitava colocação. "Fiquei muito feliz pelo resultado da equipe e acho que estamos progredindo bastante", diz uma das únicas mulheres da categoria.
Resultado de hoje:
1) 4 Felipe Giaffone, 22 voltas
2) 9 Renato Martins
3) 55 Paulo Salustiano
4) 45 Leandro Reis
5) 2 Valmir Benavides
6) 70 Danilo Dirani
7) 83 Regis Boessio
8) 7 Debora Rodrigues
9) 14 João Maistro
10) 77 André Marques
11) 100 Gerson Trindade
12) 23 Adalberto Jardim
13) 73 Leandro Totti
14) 20 Pedro Muffato
15) 6 Wellington Cirino
16) 88 Beto Monteiro
17) 3 Geraldo Piquet
18) 71 Cristina Rosito
19) 99 Luiz Lopes
20) 12 Zé Maria Reis
21) 11 Diumar Bueno
22) 1 Roberval Andrade
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada