Capa

Truck e Porsche

Truck: em Interlagos, Volkswagen defende liderança no Campeonato Sul-Americano

Felipe Giaffone venceu etapa de abertura, em Santa Cruz do Sul, ajudando a consolidar liderança da Volkswagen no campeonato de marcas

28.06.2011  |  258 visualizações
Após a vitória na etapa de abertura do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck, a equipe Volkswagen defende neste domingo, em São Paulo, a liderança da competição, que disputa a segunda de três etapas da temporada 2011 em Interlagos. Além do primeiro lugar no campeonato de marcas, o time lidera a tabela de pilotos com Felipe Giaffone, vencedor da prova de Santa Cruz do Sul (RS).

O autódromo de Interlagos, por sinal, traz boas lembranças para o líder do Sul-Americano de Truck - e bicampeão da categoria. Em 2007, Giaffone conquistou sua primeira vitória justamente no circuito paulistano, sendo o campeão naquele ano (o segundo título viria em 2009). Na ocasião, o piloto da Volkswagen havia sido convidado para disputar nos Estados Unidos as 500 Milhas de Indianápolis, mas decidiu ficar no Brasil para correr em Interlagos.

"Na época foi uma escolha difícil, mas acredito que ficar no Brasil e disputar a etapa de São Paulo da Fórmula Truck foi mesmo a melhor opção, porque venci a prova e o campeonato daquele ano. Interlagos é uma etapa muito especial, a mais importante do ano em termos de atração de público, mídia e patrocinadores. Neste ano, a prova ganhou importância ainda maior, porque integra o calendário do Sul-Americano, que é composto por apenas três provas", diz Giaffone.

O autódromo de Interlagos também é especial para o chefe de equipe e também piloto da Volkswagen, Renato Martins, maior vencedor da história da Truck, com 28 primeiros lugares. Foi no circuito paulista, em 2009, que o ex-caminhoneiro completou 150 provas na categoria.

Agora, ele chega a impressionante marca de 170 provas, levando consigo um histórico de seis títulos, sendo dois de pilotos e quatro por equipes. "Não é fácil atingir estes recordes, foi preciso muito esforço e dedicação. Ainda tenho muito mais a fazer pela categoria e garanto que darei muito trabalho para os pilotos mais jovens", afirma Martins.

Quinto colocado no Sul-Americano com 15 pontos, o também piloto Volkswagen, Valmir Benavides, acredita que a melhor estratégia na etapa paulista seja encontrar um bom rendimento do caminhão desde os primeiros treinos livres, na sexta-feira, para no dia seguinte conquistar uma boa posição de largada na sessão classificatória.

"Interlagos é a corrida mais esperada do ano, a que existe um maior número de caminhões com chances de ganhar e na qual é preciso usar muito a inteligência. Precisamos ficar entre os seis primeiros no grid para poder lutar pela vitória", diz Benavides.

Representante das mulheres na equipe Volkswagen, a piloto Débora Rodrigues destaca que o segredo para conquistar um resultado positivo em Interlagos está no acerto do caminhão. "Tudo depende do ajuste. Se você conseguir uma regulagem que permita tirar proveito das retas, a chance de pontuação será muito boa, porque esta é a pista do ano em que o motor e os freios são mais exigidos em toda temporada", diz Débora.

Os treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira. No sábado, haverá a sessão classificatória que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 14h, com transmissão ao vivo da TV Band.
Leia também...
12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho

08.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 venceu no autódromo localizado em Viamão no ano passado e luta por bicampeonato consecutivo