Jardim e Benavides colocam Volkswagen na segunda fila do grid da Truck em Guaporé
Martins
(Orlei Silva)
Giaffone
(Orlei Silva)
Debora
(Orlei Silva)
Benavides
(Orlei Silva)
Jardim
(Orlei Silva)
Débora Rodrigues vai largar na quarta fila, logo à frente de Felipe Giaffone; treino foi marcado pela mudança de condições climáticas ao longo das duas sessões classificatórias
08.10.2011
|
45 visualizações
Os treinos que definiram o grid de largada da oitava etapa da Fórmula Truck (quinta válida pelo campeonato brasileiro) foram marcados por mudanças climáticas que provocaram resultados atípicos em Guaporé (RS). Em meio a estas variáveis (ora a pista estava seca, ora molhada), a equipe Volkswagen conseguiu colocar dois caminhões na segunda fila da prova de amanhã: Adalberto Jardim larga em terceiro lugar, logo à frente de Valmir Benavides.
Outros dois caminhões Volkswagen Constellation estão entre os dez primeiros: Débora Rodrigues sai na quarta fila, na oitava colocação, uma a frente de Felipe Giaffone, que na etapa passada, em Buenos Aires, se sagrou o primeiro piloto campeão sul-americano de Fórmula Truck.
Para Jardim, a briga pela vitória está totalmente aberta na corrida de amanhã. "Nosso saldo foi positivo no treino de hoje, porque, com as condições mudando tanto, consegui um lugar na segunda fila, o que me permite lutar pela vitória neste domingo", diz o piloto, que compete com o modelo Volkswagen Constellation.
Benavides também acredita que a corrida será bastante movimentada. "O treino foi bem atípico e a corrida deve ser igualmente imprevisível. O interessante é que o grid está bem diferente da classificação do campeonato brasileiro, então subir no pódio e marcar muitos pontos será fundamental aqui em Guaporé", diz Benavides, que é o quarto colocado no campeonato, com 44 pontos.
O vice-líder do Brasileiro é Giaffone, que tem 66 pontos, apenas três atrás do líder. Hoje, por entrar na pista com muita chuva, ele ficou fora do Top Qualifying ao marcar o nono melhor tempo, mas acredita que mesmo assim pode buscar amanhã sua terceira vitória seguida em Guaporé (ele venceu as edições de 2008 e 2009).
"Amanhã a corrida promete! Como o grid está numa formação diferente, muitos pilotos e caminhões competitivos virão com tudo do pelotão intermediário. Aqui não é uma pista fácil para ultrapassar, mas vou para cima em busca de um pódio e da liderança do Brasileiro", diz o atual campeão sul-americano de Truck.
A briga pela pole position hoje em Guaporé também incluiu Débora Rodrigues. A piloto da Volkswagen teve chance concreta de ficar na primeira fila, ao conseguir uma excelente volta quando a pista começou a ficar molhada na primeira parte do treino e, depois, ir de pneus slicks para a sessão final. Uma queima de radar (ela passou a 163 km/h na reta, 3 km/h acima do permitido), no entanto, tirou sua melhor volta no Top Qualifying e com isso ela largará na quarta fila, na oitava colocação.
"O treino de hoje foi emocionante e bastante tenso para os pilotos. A chuva veio bem na minha volta na classificação, mas consegui fazer um tempo competitivo. Depois, no Top, arrisquei para os pneus slicks e foi a escolha correta. Infelizmente queimei o radar, mas mesmo assim fiquei contente com a minha performance e a do caminhão Volkswagen e com certeza temos boas chances de pódio amanhã", diz Débora.
Esta também é a opinião de Renato Martins, que vai largar na 17a colocação. "Fizemos três estratégias diferentes com nossos caminhões no Top Qualifying e estamos numa boa posição para brigar pela vitória amanhã, diz o piloto e chefe da equipe oficial da MAN Latin America na Truck.
A corrida será neste domingo, a partir das 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada