Truck: Benavides vence e Giaffone completa dobradinha da Volkswagen em Guaporé
Renato é o quinto no campeonato, com 46 pontos
(Orlei Silva)
Giaffone é o líder do campeonato brasileiro
(Orlei Silva)
Largada em Guaporé, com Jardim assumindo a ponta
(Orlei Silva)
Benavides comemora junto com Giaffone e Martins no pódio
(Orlei Silva)
Dobradinha da Volkswagen, com Benavides em primeiro e Giaffone em segundo
(Orlei Silva)
Valmir Benavides conquistou sua quarta vitória na categoria e, com o segundo lugar, Felipe Giaffone assume a liderança do campeonato brasileiro, com 90 pontos
09.10.2011
|
39 visualizações
A oitava etapa da Fórmula Truck teve dobradinha da Volkswagen, com vitória de Valmir Benavides e Felipe Giaffone no segundo lugar. A equipe também assumiu a primeira colocação no campeonato de pilotos, com Giaffone liderando com 90 pontos. Entre as marcas, a disputa pela ponta ficou ainda mais acirrada, com o time oficial da MAN Latin America apenas dois pontos atrás do primeira colocado.
Largando da segunda fila, Benavides imprimiu um ritmo forte no início de prova e assumiu a liderança na nona volta para não mais perder a primeira colocação até bandeirada.
"Mais uma vez vencemos graças a uma eficiente estratégia de corrida e a excelente resistência do caminhão Volkswagen. A gente sabia que esta seria uma corrida difícil, especialmente depois do treino classificatório atípico de ontem. Por isso, mantive a calma no começo da prova, mas mantendo um ritmo forte para conseguir o primeiro lugar. Agora, o campeonato brasileiro está embolado e espero lutar pelo título nas duas últimas corridas do ano", diz Benavides, que ocupa a terceira colocação na tabela, com 74 pontos.
Para Giaffone, a corrida em Guaporé também teve saldo extremamente positivo. Além de completar a dobradinha da Volkswagen com a segunda colocação, o tricampeão da Fórmula Truck assumiu a liderança do Brasileiro, ajudando-o na busca pelo segundo título neste ano, já que, no mês passado, na Argentina, ele se tornou o primeiro campeão sul-americano.
"Depois de uma classificação difícil, sabia que teria que fazer uma corrida de paciência para subir no pódio. Consegui uma boa largada, mesmo saindo da nona colocação, e no final da prova, tentei buscar a vitória, mas seria muito arriscado forçar uma ultrapassagem naquelas circunstâncias. O importante é sair daqui de Guaporé na liderança, em uma condição melhor do que aquela que chegamos aqui, e assim ter boas chances de ganhar mais um título neste ano", diz Giaffone.
A Volkswagen também colocou mais um piloto no pódio, com Renato Martins em quinto, e mais dois caminhões entre os dez primeiros, com Adalberto Jardim em sexto lugar e Débora Rodrigues, na décima colocação.
"Foi uma corrida muito interessante. Mesmo saindo em 17o, consegui um pódio, o que é um resultado excelente para mim e para equipe, que encostou de vez na briga pelo título de marcas. Depois dos dois títulos sul-americanos, de equipes e pilotos, precisávamos de um bom resultado no Brasileiro para entrar na briga e foi exatamente isso o que aconteceu em Guaporé", diz Martins.
Jardim também enalteceu os pontos marcados no Rio Grande do Sul. "Estava otimista em brigar pela vitória, largando na segunda fila, mas infelizmente levei muitas batidas e fiquei de fora do pódio por pouco. Mesmo assim, o saldo foi excelente", diz.
Débora também destacou o top-10 conquistado em Guaporé. "Com um grid muito diferente do comum, sabia que esta seria uma prova de paciência, pois seriam muitos os incidentes", diz a piloto da Volkswagen.
A penúltima etapa da Fórmula Truck, válida pelo campeonato brasileiro, será no dia 6 de novembro, em Curitiba (PR).
Confira o final da etapa de Guaporé:
1º) 2 - Valmir Benavides (W, SP),
2º) 4 - Felipe Giaffone (W , SP), a 0.908
3º) 3 - Geraldo Piquet (M , DF), a 3.087
4º) 73 - Leandro Totti (M , PR), a 5.216
5º) 9 - Renato Martins (W , SP), a 11.296
6º) 23 - Adalberto Jardim (W , SP), a 12.057
7º) 14 - João Maistro (V , PR), a 13.273
8º) 11 - Diumar Bueno (V , PR), a 23.802
9º) 77 - André Marques (V , SP), a 48.673
10º) 7 - Debora Rodrigues (W , SP), a 52.179
11º) 55 - Paulo Salustiano (I , SP), a 53.798
12º) 71 - Cristina Rosito (F , RS), a 58.246
13º) 32 - Luiz Pucci (V , RA), a 1:05.529
14º) 50 - Fred Marinelli (I , PR), a 1 volta
15º) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 6 voltas
16º) 83 - Regis Boessio (M , SP), a 7 voltas
17º) 99 - Luiz Lopes (S , SP), a 8 voltas
18º) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 14 voltas
19º) 70 - Danilo Dirani (F , SP), a 18 voltas
20º) 1 - Roberval Andrade (S , SP), a 21 voltas
21º) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 21 voltas
22º) 100 - Vignaldo Fizio (M , SP), a 25 voltas
Classificação de Pilotos:
1) Felipe Giaffone - 90 pontos
2) Geraldo Piquet - 89 pontos
3) Valmir Benavides - 74 pontos
4) Wellington Cirino - 64 pontos
5) Renato Martins - 46 pontos
Classificação de Marcas:
1) Mercedes - Benz - 197 pontos
2) Volkswagen - 195 pontos
3) Volvo - 78 pontos
4) Iveco - 60 pontos
5) Scania - 51 pontos
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada