Truck: MAN Latin America busca sexta vitória consecutiva em Caruaru
Débora Rodrigues
(Orlei Silva)
André Marques
(Orlei Silva)
Adalberto Jardim
(Orlei Silva)
Renato Martins
(Orlei Silva)
Felipe Giaffone
(Orlei Silva)
Equipe que compete com os caminhões Volkswagen Constellation venceu as últimas cinco edições da corrida pernambucana, com quatro vitórias de Felipe Giaffone (2007, 2008, 2009 e 2011) e uma de Valmir Benavides (2010)
02.05.2012
|
51 visualizações
Em uma categoria tão equilibrada como a Fórmula Truck, em que caminhões de seis marcas diferentes disputam a vitória, a prova de Caruaru deste domingo, válida como terceira etapa do campeonato brasileiro e segunda do Sul-Americano, pode representar um recorde histórico para a MAN Latin America.
O time dos pilotos Felipe Giaffone, André Marques, Adalberto Jardim, Renato Martins e Débora Rodrigues busca a sexta vitória seguida na pista pernambucana, um feito inédito desde que a Truck foi homologada pela CBA, em 1996.
A história de triunfos começou em 2007, quando Giaffone ganhou a corrida com seu caminhão Volkswagen Constellation. Desde então, a pista no agreste pernambucano só teve como vencedor um piloto da equipe oficial da MAN Latin America: Giaffone venceu também as edições de 2008, 2009 e do ano passado, enquanto Valmir Benavides faturou a corrida em 2010, também pilotando um caminhão Volkswagen Constellation.
"Este nosso histórico em Caruaru é realmente incrível, ainda mais se levarmos em conta que é uma das pistas mais exigentes do calendário. Nesta prova, é preciso ter um caminhão rápido e igualmente resistente e certamente este tem sido nosso diferencial ao longo destes cinco anos vitoriosos. É claro que vamos buscar a sexta vitória, mas sabemos que retrospecto não ganha corrida. Teremos que trabalhar bastante para subir no pódio nesta etapa", diz Giaffone.
O piloto e chefe da equipe oficial da MAN Latin America na Truck, Renato Martins, destaca que a mudança de regulamento em 2012 tornará a competição ainda mais acirrada em Caruaru.
"Cinco vitórias em cinco corridas é um recorde que enche nossa equipe de orgulho, mas sabemos que neste ano, com as imposições que recebemos no regulamento por termos conquistado os quatro títulos em 2011, teremos muitas dificuldades mesmo em uma pista com excelente retrospecto como Caruaru", prevê Martins, que chegou em segundo lugar na etapa de 2011 no Permambuco e completou a dobradinha da MAN Latin America com Giaffone.
Estreante na equipe neste ano, André Marques espera manter a boa sequência que conseguiu imprimir neste começo de campeonato. "As duas primeiras corridas, no Velopark e no Rio de Janeiro, foram bem complicadas para gente e mesmo assim saímos com pódio nestas corridas", destaca o jovem piloto, que ocupa a vice-liderança do campeonato, ao lado de Giaffone, com 34 pontos.
Outro importante objetivo da equipe é manter a liderança da MAN Latin America entre as marcas, com 90 pontos. "O campeonato brasileiro é longo, com dez etapas, mas esta etapa também vale para o Sul-Americano, com quatro corridas, então temos que pontuar bem em Caruaru com todos os caminhões", diz Jardim.
Única mulher a competir na Truck, Débora Rodrigues destaca a intensidade do carinho da torcida na corrida pernambucana. "A cidade sempre nos recebe muito bem. É a única etapa do Nordeste e por isso muita gente vem de outros Estados também para conferir a prova. É uma das corridas mais aguardadas do ano: para nós e para os torcedores", diz a piloto da MAN Latin America.
Os treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira na prova que marca a terceira etapa do Brasileiro de Truck e segunda do Sul-Americano. No sábado, haverá a sessão classificatória que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada