Truck: equipe MAN Latin America lidera treinos com Felipe Giaffone em Cascavel
Renato
(Orlei Silva)
Debora
(Orlei Silva)
Jardim
(Orlei Silva)
Marques
(Orlei Silva)
Giaffone
(Orlei Silva)
Pilotando um caminhão Volkswagen Constellation, atual campeão da Fórmula Truck registrou a melhor marca dos treinos desta sexta-feira em 1m17s989
03.08.2012
|
57 visualizações
Atual campeão brasileiro e sul-americano de Fórmula Truck, o piloto Felipe Giaffone, da equipe oficial da MAN Latin America, liderou os dois treinos livres da sexta etapa do campeonato, realizados hoje no reformulado autódromo de Cascavel (PR). Pilotando um caminhão Volkswagen Constellation, o paulista registrou o melhor tempo do dia em 1m17s989.
"Foi um excelente início, ainda mais em uma pista praticamente estreante. A última vez que corremos aqui foi em 2007, então todas as equipes começam praticamente do zero. O caminhão Volkswagen Constellation mais uma vez mostrou rápida adaptação a todos os tipos de pista e esperamos brigar pela pole amanhã. É bom deixar claro que não se pode falar em favoritismo nosso nem de outras equipes, porque todos os tempos hoje foram muito embolados", diz Giaffone, tricampeão brasileiro e sul-americano de Truck (2007-2009-2011).
Os pilotos elogiaram a volta de Cascavel ao calendário, como afirmou o piloto e também chefe da equipe MAN Latin America, Renato Martins, o maior recordista da categoria e presente na Truck desde sua homologação pela CBA, em 1996.
"O público é fanático e a Truck precisava voltar para Cascavel. Ficamos felizes com a reforma e a pista segue sendo uma das mais desafiadoras do Brasil. Na Curva do Bacião, por exemplo, fazemos a aproximação após longo trecho de reta, a mais de 205 km/h, e viramos para a esquerda em alta velocidade, contornando os 180 graus de todo trajeto em quinta marcha, a 145 km/h com um caminhão de quatro toneladas", diz Renato, o décimo mais rápido no primeiro treino livre.
Também da equipe MAN Latin America, André Marques foi o sexto melhor pela manhã e terminou o dia com o 13º melhor tempo. Foi a estreia nesta pista do jovem paulista, que está na terceira colocação do campeonato 2012. "Achei o traçado muito interessante. Ainda há alguns pontos de ondulação, mas nada que prejudique o evento. Espero melhorar o rendimento amanhã e brigar por um lugar no Top-Qualifying", diz Marques.
Jardim também acredita num desempenho ainda melhor neste sábado. Hoje, ficou na 11ª colocação pela manhã e 13ª à tarde. "Estamos trabalhando no ajuste do caminhão a partir de nossos set up básicos de outras pistas, porque não temos referência desta pista há cinco anos e os caminhões evoluíram muito desde então", diz Jardim.
A única mulher a competir na Truck, Débora Rodrigues, espera um treino classificatório bem acirrado amanhã. "Assim como alguns pilotos, eu não consegui explorar todo potencial do caminhão nesta pista, então muitas equipes vão apresentar um rendimento melhor no sábado", diz a piloto oficial da MAN Latin America.
A sexta etapa da Truck será neste domingo, a partir das 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada