Truck: chuva marca 1º dia de trabalho da Volkswagen na Argentina
Benavides lidera o campeonato de 2009
(Orlei Silva)
Débora torce pela chuva em Buenos Aires
(Orlei Silva)
Renato Martins completou os três primeiros desta sexta
(Orlei Silva)
Giaffone foi o segundo colocado hoje
(Orlei Silva)
Líder do campeonato de marcas e de pilotos, equipe Volkswagen teve dois pilotos entre os primeiros colocados hoje em Buenos Aires, com Giaffone em 2º e Renato Martins em 3º
18.09.2009
|
41 visualizações
A histórica etapa da Fórmula Truck deste final de semana começou hoje com a disputa dos primeiros treinos livres para o GP de Buenos Aires. Para a equipe líder do campeonato, a Volkswagen, foi um dia de intenso trabalho, marcado também pela chuva e pelo frio no circuito Oscar Galvez, na Argentina.
O otimismo foi a marca do discurso dos quatro pilotos da Volkswagen ao final da realização dos dois treinos livres hoje no autódromo de Buenos Aires. O time teve dois pilotos entre os três primeiros, com Felipe Giaffone marcando o segundo melhor tempo, em 1m52s591 (a poucos milésimos do primeiro colocado), e Renato Martins em 3º, com o tempo de 1m52s722.
"Hoje foi um dia bastante atípico, por conta da chuva e do frio que fez hoje em Buenos Aires. O importante é que mesmo assim estamos competitivos em qualquer condição de pista, pois o caminhão Volkswagen Constellation se adaptou muito bem a esta pista argentina. Para ser sincero, torço para que a chuva pare e que a corrida seja disputada com tempo bom, que seria ótimo também para o público, já que são esperadas 50 mil pessoas aqui no domingo, diz Felipe Giaffone, campeão da Fórmula Truck em 2007. No campeonato deste ano, ele é o vice-líder da tabela, com 109 pontos.
Quem também se mostrou bastante animado para a corrida de domingo foi Martins, após ficar a apenas um décimo de segundo do melhor tempo do dia, registrado em 1m52s550 por José Maria Reis.
"Nosso caminhão está muito bem acertado, mesmo tendo sido um difícil primeiro dia para todas as equipes por causa da adversidade do clima. Para mim, está sendo também a realização de um sonho, correr na Argentina, algo que o Aurélio (Batista Félix, criador da Truck) sempre idealizou e que sua mulher, a dona Neusa (Batista Félix, atual presidente da Truck) concretizou, diz Renato, que, além de piloto, é dono da equipe RM Competições, que corre com quatro caminhões Volkswagen Constellation.
O time também conta com a única mulher da Fórmula Truck, a paranaense Débora Rodrigues. Hoje, ela terminou a sexta-feira com a 12ª melhor marca do dia, com 1m57s490. "Adoro pista molhada e estou torcendo bastante para que o clima continua assim, disse Débora, esbanjando sinceridade. "Os homens costumam ser muito agressivos com o caminhão quando chove e para mim o resultado costuma ser melhor, porque tenho mais sensibilidade e menos ímpeto na pista molhada, completou Débora.
Já para o líder do campeonato, Valmir Benavides, a torcida é oposta, desejando tempo bom. Hoje, por conta das adversidades causadas pela chuva, o piloto da Volkswagen ficou com o 16º melhor tempo, com 1m59s295.
"O resultado desta sexta-feira não me preocupa, já que a previsão do tempo indica melhora das condições a partir de amanhã, e meu caminhão Volkswagen Constellation tem um ótimo acerto com pista seca. Aqui, enfrentaremos adversários fortes, que levam vantagem nas longas retas, onde os caminhões passam dos 220 km/h, mas mesmo assim estou bem otimista para terminar esta primeira corrida internacional da Truck no pódio, diz Benavides, que tem 128 pontos na liderança da temporada 2009.
Amanhã, os caminhões voltam para a pista para a definição do grid de largada da corrida, marcada para às 11h50 em Buenos Aires e com exibição na TV brasileira a partir das 13h, pela Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada