Pilotos da Volkswagen elogiam circuito de Santa Cruz do Sul
Débora Rodrigues busca o pódio neste domingo
(Orlei Silva)
Renato Martins diz que time teve trabalho intenso nesta sexta
(Orlei Silva)
Giaffone é ex-piloto de Fórmula Indy
(Orlei Silva)
Benavides espera manter liderança do campeonato
(Orlei Silva)
Pela primeira vez, os mais de 20 caminhões da Fórmula Truck andaram no circuito de Santa Cruz do Sul; Volkswagen começou bem os treinos livres, com Benavides em terceiro
23.10.2009
|
228 visualizações
A Fórmula Truck fez hoje sua estréia no circuito de Santa Cruz do Sul e a nova pista foi elogiada pelos líderes do campeonato, Valmir Benavides e Felipe Giaffone ambos pilotam um caminhão Volkswagen Constellation.
"O traçado de Santa Cruz do Sul é bastante seletivo, que exige dedicação forte na pilotagem. Tem curvas de baixa velocidade, um S de alta, pontos de freada forte e uma longa reta. É uma pista que dá prazer para o piloto guiar, explicou Benavides, conhecido como "Hisgué.
O piloto da Volkswagen fez o terceiro melhor tempo desta sexta-feira, com a marca de 1m43s990. "Nossa principal preocupação hoje foi andar bastante e acumular o máximo de informações sobre esta nova pista para tornar o caminhão ainda mais veloz. Espero também uma prova com várias quebras, por isso estamos confiantes, porque temos um caminhão bem resistente, completou.
Quem também ficou bem satisfeito com a nova pista do calendário foi Felipe Giaffone. "Todo o trecho misto foi feito de forma a desafiar a máquina e o piloto, sempre tendo que buscar o limite máximo em cada curva. De resto, para mim, foi uma sexta-feira normal, trabalhando bastante no acerto tanto de classificação quanto de corrida, explica o representante da Volkswagen, que também se destacou nos treinos livres: pela manhã, ele foi o terceiro mais rápido, com o tempo de 1m44s687.
Como o piloto que mais fez corridas de Fórmula Truck, com mais de 150 GPs disputados, Renato Martins diz que a experiência pode fazer a diferença quando se disputa uma corrida em um circuito inédito, como o caso deste final de semana da Fórmula Truck.
"É um desafio para toda a equipe e por isso trabalhamos nesta sexta-feira coletando o maior número de dados sobre a pista e o comportamento do caminhão em cada trecho do circuito. Estivemos aqui antes em testes particulares e tivemos boa performance. Pelo que vi, estaremos competitivos, lutando pelo nosso objetivo maior, que é a manutenção da liderança do campeonato, diz Renato Martins, que, além de piloto, é o chefe da RM Competições, a equipe oficial da Volkswagen. Ele só não torce pela chuva. "Se chover no treino classificatório, vira loteria, explica o 10º colocado hoje.
Para Débora Rodrigues, o dia foi bastante intenso, completando dezenas de voltas no circuito de Santa Cruz do Sul. "Treinei bastante, mas ainda não achei o acerto ideal, por isso amanhã espero tirar a diferença que está me separando do Felipe e do Hisgué, diz a piloto da Volkswagen, que elogiou o circuito. "Gostei da pista. Acho que a freada da longa reta será um desafio interessante e a largada tem tudo para ser muito emocionante, diz a única mulher a competir na Truck.
Amanhã, os caminhões da Fórmula Truck voltam a competir no circuito de Santa Cruz do Sul, para a disputa de mais treinos livres e da sessão classificatória que define o grid de largada da corrida de domingo.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada