Capa

Truck e Porsche

Volkswagen garante título da Fórmula Truck em Curitiba

Equipe não pode mais ser alcançada no campeonato de marcas, com 419 pontos, contra 321 da segunda colocada

15.11.2009  |  32 visualizações
A Volkswagen conquistou hoje, em Curitiba, o título da Fórmula Truck no campeonato de marcas. Ao acumular 419 pontos, a equipe foi a campeã com uma rodada de antecipação, já que a segunda colocada tem 321 e apenas 75 pontos são disputados por etapa. No campeonato de pilotos, dois caminhões Volkswagen Constellation aparecem na liderança: Valmir Benavides tem 161 pontos e Felipe Giaffone, 153.

"Conquistar o título de marcas era nosso principal objetivo desde o início do ano e estou muito feliz de ter garantido este campeonato com uma rodada de antecipação. Este resultado mostra a grande consistência de nossa equipe e da fundamental participação e envolvimento da fábrica da Volkswagen na Truck”, diz Renato Martins, piloto e chefe da equipe RM Competições, o time oficial da Volkswagen na categoria. Na corrida de hoje, o piloto sofreu um acidente na 19ª volta e não completou a prova.

A única mulher da Fórmula Truck, Débora Rodrigues, fez excelente corrida de recuperação, ganhando dez colocações em relação ao grid de largada e chegando em sétimo lugar. Com os oito pontos que fez hoje, a piloto da Volkswagen ajudou a garantir o título de marcas com uma rodada de antecipação.

"Fiquei muito satisfeita com o resultado de hoje e posso falar sem nenhuma sombra de dúvida: a equipe Volkswagen é a melhor da Truck. Nosso time é completo, com os melhores pilotos, mecânicos, engenheiros de fábrica etc. Esta conquista veio coroar nosso esforço e agora vamos torcer para que o Hisgué ou o Felipe (Giaffone) fiquem com o título”, diz Débora.

Na corrida de Curitiba, por pouco a Volkswagen não garantiu também o título de pilotos, deixando a disputa restrita a Benavides e Giaffone. O primeiro terminou esta nona etapa em 10º, mas chegou a liderar a corrida até a bandeira amarela programada. Depois, Benavides caiu para 3º, mas tomou uma punição por queima de relargada a apenas três voltas do final.

"Eu não vi a bandeira amarela antes da reta e os dois líderes estavam lentos e então fiz a ultrapassagem. Logo fui avisado pelo rádio para devolver a posição. Fiz isso, mas mesmo assim tomei a punição. Foi uma pena, poderia sair daqui com o título praticamente garantido, mas nossas chances seguem boas para a última etapa, em Brasília”, diz Hisgué, como é conhecido na Truck.

Giaffone largou na pole position e liderou até a 9ª volta, mas não completou a corrida de hoje (fez 17 das 24 voltas). "Tinha uma grande chance de vitória aqui, mas infelizmente no automobilismo é assim mesmo, nem todo dia a gente tem sorte. O importante é que sigo na briga pelo campeonato e que nós conquistamos o título de marcas”, diz o piloto da Volkswagen.

A última etapa da Truck será disputada em Brasília, no dia 13 de dezembro.
Leia também...
12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho

08.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 venceu no autódromo localizado em Viamão no ano passado e luta por bicampeonato consecutivo