Pilotos da Volkswagen buscam título da Fórmula Truck em Brasília
Débora Rodrigues prevê disputa acirrada em Brasília
(Orlei Silva)
Giaffone busca bicampeonato da Truck
(Orlei Silva)
Renato Martins destaca trabalho em equipe
(Orlei Silva)
Benavides é o líder do campeonato
(Orlei Silva)
Valmir Benavides lidera o campeonato, com Felipe Giaffone em 2º; etapa deste domingo define o campeão entre os pilotos
08.12.2009
|
43 visualizações
A disputa pelo título da Fórmula Truck reúne quatro pilotos na última etapa da temporada, que será disputada neste domingo, em Brasília. As maiores chances são dos pilotos da Volkswagen: Valmir Benavides lidera o campeonato, com 161 pontos, e Felipe Giaffone é o segundo colocado, com 153.
"É bom chegar na etapa final do ano como líder da tabela, isso permite que eu possa fazer uma corrida mais estratégica, sem precisar ir para o tudo ou nada. Mas isso não quer dizer que há favoritismo na luta pelo título, porque o automobilismo é um esporte cheio de alternativas e em Brasília muitos pilotos vão lutar pelas primeiras colocações", prevê Benavides.
"Hisgué", como é conhecido na Fórmula Truck, busca seu primeiro título na categoria e tem como aliado sua constância e a alta confiabilidade de seu caminhão Volkswagen Constellation: em 2009, Benavides subiu no pódio em sete de nove corridas disputadas até aqui.
Já Giaffone tem a seu favor o melhor retrospecto de vitórias na temporada: foram quatro em 2009 (Guaporé, Caruaru, Londrina e Buenos Aires). O piloto da Volkswagen busca em Brasília o segundo título de sua carreira, já que foi o campeão da Truck em 2007.
"Quero muito vencer o campeonato novamente, seria uma forma perfeita de coroar um ano de várias vitórias. Mas o importante é que o título fique dentro da equipe Volkswagen, seja comigo, seja com o Hisgué", diz Giaffone, que ainda não definiu a melhor estratégia para lutar pelo título no domingo.
"O trabalho será intenso desde os primeiros treinos livres. É importante ser competitivo desde sexta-feira. Em termos de tática de corrida, só mesmo no domingo será possível analisar qual estratégia usar para ser campeão", completou.
Entre as marcas, o título já é da Volkswagen, com 419 pontos, pontuação que não pode ser alcançada pelas outras rivais. "Agora que garantimos o campeonato de marcas, vamos trabalhar intensamente para que o título de pilotos também fique com nossa equipe. A pista de Brasília é de alta velocidade (média horária de 150 km/h) e por isso muitos caminhões devem ser competitivos nesta última prova do ano", diz Renato Martins, piloto e também chefe da equipe RM Competições, a oficial da Volkswagen na Truck.
A única mulher da categoria, Débora Rodrigues, também prevê uma disputa acirrada em Brasília. "As diferenças entre os pilotos aqui é na casa dos décimos de segundo, então a disputa é equilibrada em todos os treinos. Vou buscar um lugar no grid entre os primeiros para lutar pelo pódio", diz Débora, que compete com um caminhão Volkswagen Constellation.
Nesta sexta-feira, os 25 caminhões da Truck entram na pista para a disputa dos primeiros treinos livres. A corrida será no domingo, às 14h, com transmissão ao vivo da TV Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada