Volkswagen conquista título de pilotos com Felipe Giaffone
Felipe Giaffone pilota um caminhão Volkswagen Constellation
(Orlei Silva)
Renato Martins: estratégia de equipe hoje, em Brasília
(Orlei Silva)
Benavides, Giaffone (centro) e Renato Martins comemoram no pódio
(Orlei Silva)
Giaffone é bicampeão da Truck (2007-2009)
(Orlei Silva)
Campeã de marcas por antecipação, equipe garantiu mais uma conquista após o quarto lugar de Giaffone na última prova da temporada da Fórmula Truck, disputada hoje, em Brasília
13.12.2009
|
34 visualizações
A Volkswagen conquistou mais um título na Fórmula Truck: Felipe Giaffone terminou a prova disputada hoje, em Brasília, na quarta colocação, somando 169 pontos e assegurando assim o campeonato de pilotos. Este foi o segundo título de Giaffone na Truck - ele foi campeão em 2007, também pilotando um caminhão Volkswagen Constellation.
"Ser bicampeão em minha terceira temporada completa na categoria é fantástico. A temporada de 2009 já era marcante em minha carreira pelas quatro vitórias que conquistei neste ano. Conseguir o título na última etapa é sensacional, é como encerrar com chave-de-ouro uma temporada brilhante", diz Giaffone.
O piloto da Volkswagen confessou ter vivido momentos de muita expectativa ao longo da uma hora de prova neste domingo.
"Foi um alívio muito grande cruzar a linha de chegada e ver que eu tinha conquistado o título. Esta foi a prova mais complicada do ano, em que eu tive que administrar a minha colocação e ao mesmo tempo tinha que acelerar forte para ficar entre os primeiros. Mais uma vez quero agradecer a toda equipe Volkswagen, que se dedica bastante para me entregar o caminhão mais veloz e resistente de toda a Fórmula Truck", completou Giaffone.
Entre as marcas, a Volkswagen já havia conquistado o título com uma etapa de antecipação, em Curitiba. O time terminou o ano com 454 pontos, 104 a mais que a segunda colocada. A conquista dos dois títulos foi comemorada por Renato Martins, piloto e também chefe da equipe RM Competições, a oficial da Volkswagen na Truck.
"Conseguimos o título nos dois campeonatos, o de pilotos e o de marcas, então posso dizer que fechamos 2009 com a meta absolutamente cumprida", afirmou Renato, que chegou na 5ª colocação na prova de hoje, logo atrás de Giaffone. "Foi uma prova emocionante do início ao fim. Fiquei controlando o tempo todo a posição do Felipe e fazendo contas para saber se o título era da nossa equipe. Foi um sufoco segurar tantos adversários, mas nossa estratégia deu certo. Agora é hora de comemorar", completou Renato.
Além do título de marcas e pilotos, a Volkswagen também teve o vice-campeão da temporada, Valmir Benavides. O piloto chegou a Brasília na liderança da competição, mas não completou a prova de hoje e com isso terminou o campeonato na segunda colocação, com 161 pontos.
"É claro que queria muito ter conquistado este título, mas estou muito feliz que ele tenha ficado dentro da equipe, que era o nosso maior objetivo desde o início do ano. O Felipe está de parabéns. Eu e ele nos revezamos na liderança do campeonato o ano todo e com certeza o título seria justo para qualquer um de nós", disse "Hisgué", como é conhecido na Truck.
A equipe Volkswagen também teve Débora Rodrigues marcando seis pontos na corrida de hoje, ao chegar na nona colocação. "Fico feliz em terminar o ano marcando pontos e, claro, com a conquista dos títulos pela Volkswagen, tanto de marcas quanto de pilotos", afirmou Débora, única mulher a competir na categoria.
A temporada de 2009 da Fórmula Truck chega ao fim de maneira histórica para a Volkswagen, como atesta Rodrigo Chaves, gerente de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus/MAN Latin America.
"Foi um ano memorável. Quebramos vários recordes e tivemos até a nossa estreia internacional com dobradinha (vitória e segundo lugar) da Volkswagen na Argentina. Fico feliz que a gente tenha atingido este nível de profissionalismo na Truck. Nossa experiência em competição está sendo fantástica: conseguimos aliar competência e trabalho nas pistas e isso vem sendo recompensado com sucesso, como mostrou a conquista de mais um título hoje em Brasília", afirmou Chaves.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada