Volkswagen inicia temporada 2010 da Fórmula Truck em busca de novos títulos
Débora Rodrigues mais uma vez representará as mulheres na Fórmula Truck
(Orlei Silva)
Benavides e pilotos da Volkswagen esperam disputas acirradas no RS
(Orlei Silva)
Giaffone é bicampeão da categoria: 2007 e 2009
(Orlei Silva)
Renato Martins é o recordista de vitórias da Truck
(Orlei Silva)
Primeira etapa será neste domingo, em Guaporé (RS); equipe campeã de pilotos e marcas de 2009 manterá a mesma formação neste ano, com Renato Martins, Débora Rodrigues, Felipe Giaffone e Valmir Benavides
03.03.2010
|
213 visualizações
Campeã em três das últimas quatro temporadas da Fórmula Truck, a equipe Volkswagen inicia a temporada 2010 neste domingo, em Guaporé (RS), em busca de mais dois títulos, tanto no campeonato de marcas quanto no de pilotos. Para atingir esta ambiciosa meta, o time manteve a receita vencedora dos anos anteriores, correndo com o modelo Volkswagen Constellation e com o mesmo quarteto das temporadas passadas: Renato Martins, Felipe Giaffone, Valmir Benavides e Débora Rodrigues.
Apesar das recentes conquistas de título (em 2006 com Martins e em 2007 e 2009 com Giaffone), os pilotos da equipe Volkswagen não acreditam em favoritismo na temporada 2010. Pelo contrário: eles prevêem uma briga acirrada pela vitória em uma das dez etapas.
"Nesta primeira corrida, em Guaporé (RS), já vamos ter a exata noção de como a categoria está competitiva. É lógico que queremos começar o ano novamente com uma dobradinha (como ocorreu em 2009), mas sei que esta será uma missão bastante trabalhosa", completa Giaffone, que venceu a etapa do ano passado, com seu companheiro de equipe, Renato Martins, em segundo.
O regulamento da Truck não teve alterações significativas para esta temporada, o que também contribui para o aumento de competitividade da categoria. "As equipes podem continuar o desenvolvimento do equipamento da temporada anterior e isso tende a deixar a disputa ainda mais acirrada. Imagino que vários caminhões e pilotos se classificarão dentro do mesmo segundo em todos os treinos", aponta Martins.
A equipe Volkswagen também aproveitou a pré-temporada para testar novidades no caminhão Volkswagen Constellation de 2010. O foco do trabalho foi o desenvolvimento de melhorias em alguns sistemas, como os de refrigeração, freios e suspensão. "O caminhão foi campeão nos dois campeonatos em 2009 (pilotos e marcas), mas temos que seguir encontrando as melhores soluções em todas as áreas para continuar vencendo corridas", explica Martins.
Uma novidade que agradou os pilotos nesta temporada é que a Fórmula Truck agora passa a ser um campeonato sul-americano. Depois da experiência considerada bastante positiva com a inédita prova na Argentina no ano passado (vencida pela Volkswagen, com Giaffone), a categoria de caminhões passa agora a representar todo o continente a partir de 2010. "Este reconhecimento é ótimo para todos nós que estamos envolvidos na Truck. Certamente dá mais importância e visibilidade para o campeonato", diz Benavides.
A primeira etapa da Truck também marca um final de semana especial para a piloto da Volkswagen, Débora Rodrigues. "A proximidade da prova em Guaporé com o Dia Internacional da Mulher (no dia seguinte à corrida, dia 8/3) é sempre muito bem-vinda, porque a torcida feminina me apóia ainda mais nesta prova gaúcha", diz Débora.
Os primeiros treinos livres para a etapa de abertura da temporada 2010 serão disputados a partir desta sexta-feira. A corrida será no domingo, às 14h, com transmissão ao vivo da TV Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada