Renato Martins foi o mais rápido na segunda sessão, sob chuva
(Orlei Silva)
Temporada 2010 da Fórmula Truck teve início nesta sexta-feira, com a disputa de dois treinos livres no circuito gaúcho de Guaporé
05.03.2010
|
31 visualizações
A temporada 2010 da Fórmula Truck teve início hoje, com a disputa dos primeiros treinos livres da etapa de abertura do campeonato, em Guaporé (RS). A última sessão do dia foi marcada pela chuva e o mais rápido foi Renato Martins, com o modelo 2010 do caminhão Volkswagen Constellation.
"Nós sabíamos que não seria possível registrar tempos melhores na segunda sessão, já que a primeira foi disputada com pista seca. Mas foi importante andar bastante no piso molhado para saber como é o comportamento do caminhão nestas condições. E, claro, é ótimo terminar uma sessão de treino na primeira colocação", explicou Martins, bicampeão da Truck e recordista de vitórias da categoria.
O piloto da Volkswagen também apontou outro importante motivo para valorizar a sessão disputada sob chuva: a previsão do tempo indica clima instável para o sábado e para o domingo, em Guaporé.
"Temos que conhecer as condições de pista caso realmente chova no treino classificatório ou na corrida. Há também uma série de ajustes que são necessários no caminhão para melhorar o desempenho com pista molhada, então acumulamos preciosas informações no treino desta sexta-feira", diz Martins.
Segundo seu companheiro de equipe, Valmir Benavides, a vida dos pilotos será bastante complicada caso a corrida seja disputada sob chuva. "A pista está bem escorregadia e, como a previsão é de tempo instável, o traçado deve permanecer sujo até a corrida. O piloto terá que dosar a ousadia para completar a prova caso esteja chovendo", diz o piloto da Volkswagen, que, com pista seca, também se destacou, marcando o terceiro tempo.
O asfalto abrasivo de Guaporé deve ser um desafio para os pilotos mesmo com pista seca, conforme atesta o atual campeão da categoria, Felipe Giaffone. "Este tipo de piso traz um desgaste acentuado de pneus, o que pode inclusive acarretar em abandonos provocados por um pneu estourado", explica o piloto da Volkswagen.
Giaffone diz que ainda é cedo para falar do potencial do caminhão na temporada de 2010. "Foram apenas duas sessões de uma hora e ainda teve a chuva na última sessão, fazendo com que tivéssemos pouco tempo de pista. Vamos estar na briga pelas primeiras posições, mas, neste primeiro dia de treinos, já deu para ver que a competição será bem acirrada", prevê o bicampeão da Truck (2007-2009).
Esta também é a visão da única mulher a competir na categoria, a piloto Débora Rodrigues, da equipe Volkswagen. "Nossos adversários mostraram hoje, com pista seca, que a disputa será intensa em 2010. Com pista molhada, então, a corrida fica ainda mais imprevisível. Acho que amanhã, no treino classificatório, vamos saber o potencial de cada caminhão, caso o treino seja disputado em condições iguais para todos, ou seja, sem interferência do clima", afirma Débora.
A primeira etapa da Fórmula Truck será disputada neste domingo, às 14h, com transmissão da TV Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada