Bom início para equipe Volkswagen na etapa do Rio da Truck
Débora elogiou circuito de Jacarepaguá
(Orlei Silva)
Renato Martins é o recordista de vitórias da Truck
(Orlei Silva)
Benavides terminou o dia com o terceiro melhor tempo
(Orlei Silva)
Giaffone lidera o campeonato de 2010
(Orlei Silva)
Pilotando um caminhão Volkswagen Constellation, Felipe Giaffone foi o segundo mais rápido dos treinos desta sexta-feira, seguido por seu companheiro de equipe, Valmir Benavides
16.04.2010
|
217 visualizações
A inédita etapa da Fórmula Truck no Rio de Janeiro teve início hoje, em Jacarepaguá, com a disputa de dois treinos livres da segunda prova do campeonato. A forte competitividade da categoria foi evidenciada com os resultados de hoje, com os três pilotos mais rápidos do dia estabelecendo tempos praticamente iguais - separados por menos de um décimo de segundo. Destes três, dois pilotam o caminhão Volkswagen Constellation: Felipe Giaffone e Valmir Benavides.
"Foi um ótimo início. Mesmo com pouco tempo de pista conseguimos estabelecer um tempo de volta competitivo, mostrando que nosso caminhão teve rápida adaptação a este circuito, que nunca foi utilizado pela Fórmula Truck", diz Giaffone. O piloto da equipe Volkswagen registrou sua melhor passagem em 1m32s840, a segunda melhor do dia, a menos de três centésimos de segundo do mais rápido dos treinos desta sexta-feira.
O bicampeão da Truck (2007 e 2009) foi seguido de perto por seu companheiro de equipe, Benavides, que fez 1m32s894. "O alto equilíbrio dos treinos de hoje mostra que teremos uma classificação bem acirrada amanhã e uma corrida emocionante no domingo", diz "Hisgue", o vice-líder do campeonato, com 23 pontos - a liderança é de Giaffone, que venceu a etapa passada, em Guaporé, e tem 31 pontos.
O forte calor e a pouca aderência da pista carioca tornam o desafio para pilotos e equipes ainda maior nesta segunda etapa do campeonato, como explica o experiente Renato Martins, piloto e chefe da equipe Volkswagen na Fórmula Truck. "Como esta é a primeira etapa no Rio, temos que lidar com muitas variáveis novas. E hoje os dois treinos livres foram marcados por diversas interrupções de bandeira vermelha, tirando tempo precioso para fazermos os melhores ajustes para virar tempos mais rápidos", explica Renato, bicampeão da Truck e recordista de vitórias na categoria. Hoje, ele foi o sexto melhor do dia, com 1m33s175.
Os pilotos da Volkswagen foram unânimes em relação à chegada da categoria a Jacarepaguá. "O traçado é maravilhoso", disse Renato. "O circuito é muito gostoso de guiar, é bem técnico, com curvas que desafiam os pilotos", afirmou a única mulher da categoria, Débora Rodrigues, que compete com o caminhão Volkswagen Constellation.
Os caminhões voltam à pista carioca amanhã, para disputa de mais dois treinos livres e da classificação. A corrida será no domingo, às 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada