Etapa no Rio consolida liderança da Volkswagen na Truck
Débora Rodrigues marcou pontos hoje no Rio
(Orlei Silva)
Giaffone lidera o campeonato ao lado de Hisgué, com 43 pontos
(Orlei Silva)
Renato Martins chegou em sexto ugar
(Orlei Silva)
Benavides foi terceiro colocado hoje no Rio e é um dos líderes do campeonato
(Orlei Silva)
Felipe Giaffone e Valmir Benavides subiram no pódio hoje na corrida disputada em Jacarepaguá e dividem a liderança do campeonato de pilotos; entre as marcas, a liderança também é da Volkswagen, com 96 pontos
18.04.2010
|
59 visualizações
A primeira etapa da Fórmula Truck no Rio de Janeiro, disputada hoje, no circuito de Jacarepaguá, foi marcada pela consolidação da liderança da Volkswagen no campeonato de marcas e no de pilotos. Valmir Benavides e Felipe Giaffone, ambos pilotando caminhões Volkswagen Constellation, subiram no pódio carioca e com isso acumularam 43 pontos cada, dividindo o primeiro lugar na tabela.
Conforme os próprios pilotos previam, a corrida no Rio de Janeiro foi uma prova de resistência, marcada por várias quebras e erros de alguns dos 25 pilotos do grid. Por isso, além da consolidação da liderança nos dois campeonatos e da presença de dois pilotos no pódio, a equipe Volkswagen também comemorou que os quatro caminhões do time terminaram a corrida entre os oito primeiros, marcando importantes pontos na tabela.
Além de Benavides em terceiro e Giaffone em quinto, a equipe teve Renato Martins em sexto e Débora Rodrigues, a única mulher a pilotar na Truck, na oitava colocação. Ao todo, a Volkswagen acumula 96 pontos no campeonato de marcas, liderando a tabela com 14 pontos de vantagem sobre a segunda colocada.
"A corrida no Rio foi um grande desafio para pilotos e equipes. Estava muito quente e a pista estava bem suja de óleo, por isso terminar a corrida na terceira colocação e sair daqui na liderança do campeonato foi um resultado excelente", comemorou "Hisgué", como é conhecido o piloto da Volkswagen, que no ano passado foi o vice-campeão.
Giaffone também comemorou o desempenho na corrida de hoje. Para o bicampeão da Truck (2007-2009), a etapa carioca foi uma das mais difíceis da carreira: após sofrer uma punição ontem no treino classificatório, o piloto da Volkswagen largou na última colocação e foi um dos grandes destaques da corrida de hoje, subindo 20 colocação para chegar na quinta posição.
"Fiz uma corrida de ataque o tempo inteiro. Faço questão de agradecer à equipe Volkswagen, já que mais uma vez o caminhão se mostrou veloz e resistente. Não aliviei em nenhum momento, acelerei fundo para chegar ao pódio", diz Giaffone, que ainda sofreu uma nova punição, desta vez na corrida, por passar a 1 km/h acima do permitido no trecho de radar, na Reta Oposta.
"Acabei abusando da confiança e ultrapassei o limite. Achei que tinha jogado fora tudo o que tinha conquistado nas voltas anteriores, mas consegui me recuperar novamente na corrida. Por tudo isso, terminar no pódio e como líder do campeonato foi espetacular", afirmou Giaffone.
Renato Martins também comemorou o sexto lugar e o bom desempenho dos quatro caminhões de seu time - ele também é o chefe da equipe Volkswagen na Fórmula Truck. "Terminar a corrida com quatro caminhões entre os oito primeiros em uma prova em que tantos adversários quebraram mostra que estamos no caminho certo, com um conjunto resistente, eficiente e competitivo. Nossa meta é melhor ainda mais alguns ajustes e devemos fazer pelo menos um teste antes da próxima etapa", explica o recordista de vitórias da Truck, que no campeonato de 2010 tem 10 pontos e está na 9ª colocação.
Outro destaque da prova foi a escalada da única mulher da categoria, Débora Rodrigues, rumo às primeiras posições. Partindo da 19ª colocação no grid, a piloto da Volkswagen cruzou a linha de chegada em oitavo, marcando sete pontos no campeonato.
"Hoje teria chance de pódio se tivesse uma performance melhor na classificação. Fiquei feliz com a corrida da nossa equipe, que teve uma torcida especial pela presença dos funcionários da fábrica da Volkswagen aqui perto (em Resende). Aliás, o público carioca me surpreendeu, vi as arquibancadas lotadas e foi ótimo que esta primeira etapa da Truck aqui tenha sido tão marcante", diz Débora
A próxima etapa do campeonato será em Caruaru (PE), no dia 16 de maio.
Resultado da segunda prova da Truck:
1) 100 - Roberval Andrade (S, SP), 29 voltas
2º) 51 - Leandro Reis (S , GO), a 3.367
3º) 2 - Valmir Benavides (VW , SP), a 8.571
4º) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 16.755
5º) 4 - Felipe Giaffone (VW , SP), a 17.136
6º) 9 - Renato Martins (VW , SP), a 20.081
7º) 55 - Paulo Salustiano (V , SP), a 27.096
8º) 7 - Débora Rodrigues (VW , SP), a 32.134
9º) 11 - Diumar Bueno (V , PR), a 33.082
10º) 21 - José Cangueiro (M , SP), a 50.984
11º) 77 - André Marques (S , SP), a 52.335
12º) 50 - Fred Marinelli (I , SP), a 56.827
13º) 33 - Cristiano Da Matta (I , MG), a 1:03.775
14º) 28 - Fabiano Brito (F , PR), a 1:04.484
15º) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 6 voltas
16º) 8 - Bruno Junqueira (F , MG), a 6 voltas
17º) 73 - Leandro Totti (M , PR), a 9 voltas
18º) 23 - Adalberto Jardim (V , SP), a 12 voltas
19º) 12 - José M Reis (S , GO), a 16 voltas
20º) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 16 voltas
21º) 46 - Andersom Toso (F , RS), a 17 voltas
22º) 3 - Geraldo Piquet (M , DF), a 19 voltas
23º) 56 - Danilo Dirani (F , SP), a 19 voltas
24º) 14 - João Maistro (V , PR), a 20 voltas
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada