Átila Abreu é o mais rápido no primeiro dia de treinos da Stock Car
Nonô Figueiredo (esq) conversa com Átila Abreu no box
(Luca Bassani)
Átila Abreu crava a melhor volta do dia
(Luca Bassani)
Seguido por Nonô, Átila corre em Curitiba
(Luca Bassani)
Piloto da Mobil Super Pioneer Racing foi um dos únicos pilotos a girar abaixo de 1min20s em Curitiba
07.03.2012
|
110 visualizações
A Stock Car começou a temporada 2012 hoje em Curitiba com Átila Abreu, da equipe Mobil Super Pioneer Racing, liderando o primeiro dia de testes coletivos.
"Tivemos uma jornada muito positiva o dia todo. Nossa meta era entrosar o time e testar situações de corrida. Então foi uma surpresa ter terminado o dia em primeiro", disse Átila.
O piloto de Sorocaba foi o mais veloz do dia ao cravar 1min19s831. Além dele, apenas um outro piloto baixou de 1min20s. Trinta competidores participaram do teste na pista que receberá a segunda etapa da temporada 2012.
"A base do time é a mesma do ano passado, mas a estrutura mudou bastante. Claro que o resultado é gratificante e serve como injeção de ânimo para os mecânicos que trabalharam duro desde o final da temporada passada. Mas o principal é que conseguimos testar as diversas situações de corrida que estavam em nosso planejamento. Isso será muito útil durante a temporada", disse o piloto, que realizou um total de 67 voltas nas duas sessões de treino --o limite máximo estipulado pelos organizadores era 70.
Átila contou que, no treino da manhã, a Mobil Super Pioneer Racing realizou testes gerais no carro e simulações de circunstâncias de prova que podem ser repetidas durante a temporada, sobretudo com o uso de pneus um pouco mais desgastados. Entender o comportamento dos carros com os compostos mais usados é um dos pontos-chave para a temporada, uma vez que o reabastecimento deixa de ser obrigatório em 2012 - e, assim, a troca de pneus não será boa opção de estratégia.
"Meu carro respondeu muito bem. Consegui passar um bom feedback para o time e foi possível avançar durante a tarde", acrescentou o piloto do carro número 51, dono de três vitórias e duas poles na principal categoria do automobilismo brasileiro.
"Sabemos que cada um treina uma condição específica aqui e até por termos vindo em primeiro lugar atrás de entrosamento não havíamos criado expectativa para esse primeiro dia em termos de performance. Claro que hoje saio da pista satisfeito. Mas todos no time sabem que ainda há muito trabalho pela frente, já a partir de amanhã", conclui Átila, acrescentando que teve grande afinidade com o novo chefe de equipe, Thiago Meneghel, logo de cara.
Ex-piloto da categoria e membro das equipes campeãs em 2008 e 2009, Meneghel fez avaliação semelhante à do piloto: "Também achei um resultado surpreendente e fico contente pelo jeito como as coisas funcionaram aqui hoje. Mas tenho certeza de que na corrida aqui será bem diferente. Nesse treino de hoje cada um andou de um jeito. Uns buscam trabalhar confiabilidade, outros a classificação. Quando vimos que o carro respondeu bem, andamos de pneu novo e buscamos performance."
O chefe de equipe elogiou ainda o trabalho dos dois pilotos. "O contato com o Átila e o Nonô Figueiredo pelo rádio foi ótimo enquanto eles estiveram na pista. Foi acima do esperado nesse sentido. Amanhã nossa programação é um pouco diferente do que estava previsto para hoje, quando as coisas começaram com o pé direito."
Após enfrentar alguns problemas no treino na manhã, Nonô se recuperou na segunda sessão do dia, encerrando o teste inaugural da Stock Car com o quarto melhor tempo. Nesta quinta, a pista estará liberada das 9h às 12h e das 13h às 15h.
Pilotos que se destacaram nas quatro etapas do primeiro semestre do Shell SKB Paulista são candidatos naturais aos títulos de suas respectivas categorias no Brasileiro de Kart, que começa no Velopark nesta semana
Maior evento anual do kartismo nacional entra na segunda metade da temporada 2015 neste fim de semana em Interlagos e tem pacote de benefícios também para iniciantes da classe Sprinter