Capitão dos Tupis inspira jovens no Projeto Rugby Cidadão em evento semestral da HURRA!
Fernando Portugal e jovem do Projeto Rugby Cidadão
(Divulgação)
5º Festival Esportivo e de Convívio da HURRA!
(Divulgação)
5º Festival Esportivo e de Convívio da HURRA!
(Divulgação)
5º Festival Esportivo e de Convívio da HURRA!
(Divulgação)
5º Festival Esportivo e de Convívio da HURRA!
(Divulgação)
Mais de 320 crianças participam do 5º Festival Esportivo e de Convívio, jogam bola e encontram ídolo Fernando Portugal
12.08.2013
|
325 visualizações
A Hurra! encerrou em alto estilo mais um ciclo semestral do Projeto Rugby Cidadão. No seu 5º Festival Esportivo e de Convívio, realizado no último sábado no CEU Meninos, a entidade introduziu seus jovens ao universo olímpico.
Com o tema "Do Rugby TAG ao Seven - Conhecendo o Rugby Olímpico", a HURRA! promoveu palestras, jogos demonstrativos, um pequeno campeonato entre as crianças do projeto e até serviços sociais, por meio de suas parcerias com o Rugby Animal, o CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) e a Turma do Bem.
"O festival tinha o objetivo de apresentar para as crianças o rugby olímpico, o Seven, e com certeza elas saíram daqui com uma percepção muito mais nítida do jogo que vai ser disputado no Rio em 2016", afirmou o coordenador técnico da Hurra!, Leandro Gevaerd.
O tempo ensolarado contribuiu e 320 crianças de 18 CEUs participaram do evento. Elas puderam conferir uma palestra com o jornalista e professor Adalberto Leister Filho, que ressaltou os valores aprendidos com a história de atletas brasileiros que se destacaram nos 3 últimos Jogos Olímpicos. A outra palestra ficou a cargo do capitão dos Tupis, como é conhecida a Seleção Brasileira masculina de rugby. Fernando Portugal fez um relato da sua carreira profissional.
"Começamos o dia muito bem, com o Adalberto falando sobre o olimpismo e esse relato muito pessoal do Portugal, com uma história que se aproxima demais da realidade de muitas crianças desse projeto", disse o presidente da Hurra!, Eduardo Pacheco.
Após as palestras, as crianças acompanharam duas partidas de Rugby Seven, uma masculina - Templários vs Tyranus e outra feminina - FFLH USP vs Rio Branco, e então foram para o campo. Os torneios, divididos em duas categorias, M14 (menores de 14 anos) e M16 (menores de 16 anos), foram vencidas pelas equipes do CEU Navegantes, da zona Sul de São Paulo.
"Foi um dia produtivo e divertido, onde mais uma vez pudemos aproveitar o esporte para ensinar valores para as crianças, e elas certamente vão sair daqui com uma lembrança muito positiva de tudo que elas participaram", completou Eduardo.
O resultado do trabalho da HURRA! mereceu comentários positivos da coordenadora de esportes da Secretaria Municipal de Educação, Maria Alice ZImmermann. "O rugby agrega muitos valores e isso desperta na educação das crianças. Os professores passam esses valores o tempo inteiro e contribuem mesmo sem se dar conta", disse ela.
Além da prática esportiva, as crianças participantes do projeto receberam apoio sócio-educacional, oferecido por alguns parceiros da entidade.
Nas tendas do CREN e da Turma do Bem, as crianças puderam fazer avaliações físicas e odontológicas. "A HURRA! trabalha a questão educacional, da formação do cidadão, e nós complementamos isso mostrando que existe uma responsabilidade com a saúde, e eles têm que cuidar, uma vez que o esporte está diretamente ligado à saúde", ponderou Juliana Dellare Calia, nutricionista do CREN.
"Nos eventos da HURRA! conseguimos abranger vários jovens, com idades diferentes, e de regiões diferentes da cidade, podendo assim oferecer tratamento odontológico gratuito a todas elas", afirmou Cláudia Rebouças Wolfenberg, dentista da Turma do Bem.
Na tenda do Rugby Animal, a agilidade de todos foi colocada à prova, com as crianças sendo "ranqueadas" de acordo com o animal que mais se aproximava das suas características.
"Sempre que a nossa tenda é montada, tem um público muito legal. Esse trabalho lúdico encanta mesmo, tanto as crianças quanto os jovens", afirmou Renato Motta, do Rugby Animal, que complementou: "os dois projetos vão de encontro, pois ambos buscam a inclusão social. E o rugby é um esporte que inclui muito, porque com uma bola jogam 30 crianças. É também democrático, porque aceita o baixinho, o altão, o magrinho e o gorducho".
Após um dia muito produtivo para todos os integrantes do projeto, a HURRA! encerrou o 5º Festival com a premiação das equipes vencedoras e com um grito conjunto, origem do seu nome.
Sobre a HURRA!
Criada por um grupo de pessoas, do esporte e da educação, que se uniram com objetivo de disseminar o rugby como esporte de formação de valores para a transformação da sociedade, a HURRA! revela em seu nome a força do coletivo. HURRA! é um grito de superação, uma energia de mudança que tem o esporte como pivô de transformação social.
A entidade capacita professores da rede CEU para, no período do contra-turno do horário letivo oferecer acesso à prática do rugby, bem como à atividades que consolidem a formação das habilidades cognitivas, habilidades cívicas e valores ligados ao esporte, para crianças e adolescentes.
Sobre o Rugby Cidadão
O Projeto Rugby Cidadão é uma iniciativa da Associação HURRA! em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e financiado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
Apoiadores
Por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, a HURRA! tem apoio das seguinte empresas: Nike, Nestlé, Eurofarma, Instituto Nextel, Duratex, Tilibra, Riachuelo, Santher,NS inaladores e TAM Jatos Executivos
Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a HURRA! é apoiada por: CCR, Grupo EDENRED - TICKET, TAM Linhas Aéreas e DPaschoal.
Sobre o CREN
Desde a sua fundação em 1993 o CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional atua no combate e na prevenção da subnutrição e obesidade infanto-juvenil. Para isso conta com uma equipe interdisciplinar com profissionais da saúde, educação e assistência social que envolvem ativamente as famílias durante o tratamento, contribuindo para o restabelecimento da saúde, fortalecendo as relações e auxiliando na busca de resultados permanentes.
Sobre a TdB
Fundada em 2002, a TdB - Turma do Bem é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. Seu principal projeto é o Dentista do Bem, no qual dentistas voluntários atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Atualmente o projeto conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo: são 15 mil dentistas voluntários, distribuídos em aproximadamente mil municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 400 mil jovens passaram pelas triagens do projeto e mais de 39 mil já foram encaminhados ao dentista. Mais informações em www.tdb.org.br.
Sobre o Rugby Animal
Rugby Animal foi criado com intuito de, através da figura de animais e de forma lúdica, apresentar o Rugby e seus valores. Mais que atletas queremos formar cidadãos...
Assessoria de comunicação - HURRA!
Luis Ferrari
11 98666.8307
imprensa@hurra.org.br
Pilotos que se destacaram nas quatro etapas do primeiro semestre do Shell SKB Paulista são candidatos naturais aos títulos de suas respectivas categorias no Brasileiro de Kart, que começa no Velopark nesta semana
Maior evento anual do kartismo nacional entra na segunda metade da temporada 2015 neste fim de semana em Interlagos e tem pacote de benefícios também para iniciantes da classe Sprinter