Capa

Paulista Digital - Diversos

Produzido pela JL, carro do novo campeonato de acesso da Stock Car terá motor de 350 HP

Novo protótipo desenvolvido pela JL Racing, que também constrói o carro da Stock Car, terá motor V8 de 350 cavalos; temporada do Campeonato Brasileiro de Turismo começará dia 2 de junho no circuito de Brasília Tarumã, Distrito Federal, e equipes terão treino coletivo para adaptação em maio

17.04.2013  |  730 visualizações
O mês de abril marca a reta final da preparação dos novos carros do Campeonato Brasileiro de Turismo, nova divisão de acesso da Stock Car que estreia em 2013. A produção do novo protótipo é comandada pela JL Racing, fabricante também dos carros da Stock Car. O novo campeonato começa no começo de junho, em Brasília, competindo no mesmo calendário da categoria principal.

O novo carro já foi para a pista fazer o shakedown nesta última sexta-feira. Em Piracicaba, interior de São Paulo, o piloto tetracampeão da Fórmula Truck (três títulos brasileiros e um sul-americano), Felipe Giaffone, deu as primeiras voltas no carro, com o resultado impressionando logo de cara.

"O carro realmente é muito bom: desde o começo até o fim dos testes não apresentou nenhum problema sequer. Tenho certeza que os pilotos irão gostar bastante, pois lembra muito um carro da Stock Car. Como categoria escola, será um belo aprendizado para a escalada até a principal", destacou Felipe, dizendo ainda que o tempo de volta desses carros deve ser até mais rápido que os da antiga Copa Montana.

A estrutura tubular do chassi do carro do Brasileiro de Turismo é completamente nova. Desenvolvido e construído por uma equipe de 50 pessoas, entre o projeto inicial e a execução do carro, foram dez meses de trabalho e pesquisa, começando por programas de computador até chegar ao desenho final, com o carro pronto.

O motor do mais novo e moderno carro de corridas brasileiro será um V8 alimentado por injeção eletrônica de combustível, gerando 350 cavalos de potência, com tração traseira. O combustível será o Shell V-Power etanol, o mesmo utilizado pela categoria principal. A suspensão é independente nas quatro rodas, com amortecedores independentes tipo duplo A. Para frear, o bólido usa pinças e discos de freios da americana Willwood.

Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing, destaca outros aspectos importantes do projeto de construção do carro do Brasileiro de Turismo.

"Os estudos e desenhos do carro começaram em agosto do ano passado. Na parte de segurança e estrutura, fizemos diversos ensaios utilizando softwares específicos. Após, partimos para os testes destrutivos de chassi até chegar ao ponto que consideramos ideal", comentou Giaffone.

"Fizemos esse carro pensando muito na segurança, mas não esquecemos da performance. Por serem todos iguais em uma categoria de formação de pilotos para a Stock Car, fizemos a estrutura com tubos com paredes mais grossas do que o normal. Com os superbancos homologados pela FIA e o crash box, esse carro do Brasileiro de Turismo tem o mesmo padrão de segurança da Stock Car e das principais categorias deste tipo no mundo", completou.

Para o campeonato de 2013, a JL Racing está finalizando a construção de 22 chassis para as 10 equipes que disputarão a primeira temporada da história do Campeonato Brasileiro de Turismo, que terá início dia 2 de junho, com a prova preliminar da Stock Car no Autódromo de Brasília, Capital Federal.

"O campeonato estava previsto para iniciar no final de abril, em Tarumã, Rio Grande do Sul, mas algumas peças importadas ficaram retidas na alfândega, impedindo o término da montagem dos carros. Por outro lado, teremos como vantagem a oportunidade das equipes poderem fazer um teste coletivo antes da primeira etapa", diz Giaffone.

No dia 6 de maio, haverá um teste coletivo em Interlagos para equipes paulistas e cariocas e, no dia 21, no Velopark, para as gaúchas, na primeira experiência de pista com o carro.

Veja o calendário da temporada 2013 do Brasileiro de Turismo:

2 de junho - Brasília - DF
16 de junho - Cascavel - PR
11 de agosto - Ribeirão Preto - SP
1 de setembro - Brasília - DF
15 de setembro - Velopark - RS
20 de outubro - Curitiba - PR
10 de novembro - Goiânia - GO (alternativa)
15 de dezembro - Interlagos - SP

Ficha técnica do carro:

Motor
Número de cilindros: 8 em V
Número de válvulas: 16v
Cilindrada: 5,7L
Potência máxima cv/rpm: 350cv @ 5800rpm
Alimentação: injeção eletrônica
Combustível: Shell V-Power etanol
Tanque (litros): 80

Transmissão
Tração: traseira
Câmbio: 5 marchas em 'H'
Direção: hidráulica

Suspensões
Dianteira: independente tipo duplo A
Traseira: independente tipo duplo A

Freios
Dianteiro: discos ventilados
Traseiro: discos ventilados
Pneus: Pirelli fabricados no Brasil com medidas 285/35 R18

Peso
Total: 1280 kg com o piloto
Leia também...
16.07.2025

Brasileiro vem embalado de pódio nas últimas duas etapas e é o quarto colocado no campeonato

15.07.2025

Piloto da W2 ProGP ocupa a segunda posição geral do campeonato e soma três pódios e quatro chegadas entre os cinco melhores na atual temporada

14.07.2025

Piloto triunfou entre os competidores da Copa Trophy após largar da pole position no circuito de Mercedes

13.07.2025

Piloto do carro 100 foi o segundo colocado na prova do sábado e fechou a corrida deste domingo na quarta posição mesmo após levar toque em relargada