Capa

Paulista Digital - Diversos

Senna é a marca do carro mais radical já produzido pela McLaren

"Você se compromete a tal ponto que não há meio-termo. Você dá tudo de si, absolutamente tudo" (Ayrton Senna, tricampeão mundial de F1)

09.05.2018  |  842 visualizações

Paixão por alta performance, determinação e superação dos próprios limites. Com estes atributos essenciais, a marca Senna tem o objetivo de perpetuar o espírito indomável do tricampeão mundial de F-1 Ayrton Senna, inspirando pessoas de todas as gerações ao redor do mundo.

Em 2018, o grande destaque é o lançamento do McLaren Senna, o primeiro carro do mundo a levar o nome do piloto que é considerado o melhor de todos os tempos. Ontem, a versão GTR foi apresentada em evento para imprensa e convidados em São Paulo.

As impressionantes características do mais radical Ultimate Series produzido pela McLaren Automotive justificam o nome do carro. O esportivo foi desenhado e desenvolvido para ser usado nas vias públicas, mas busca fazer a mais pura conexão entre piloto e carro, assim como em uma competição, entregando a experiência de autódromo mais próxima que qualquer carro de rua produzido pela McLaren jamais conseguiu.

As palavras do próprio Ayrton Senna resumem o conceito: “você se compromete a tal ponto que não há meio-termo. Você dá tudo de si, absolutamente tudo”.

Tudo no carro desafia o impossível e o leva ao limite, em todas as áreas: peso, potência, aerodinâmica (downforce), performance. Com construção ultra-leve e uso intensivo de fibra de carbono, o carro possuiu motor 4.0 biturbo V8 da McLaren com 800 cavalos de potência, sendo o McLaren de rua mais rápido já feito em sua história. Além de fazer 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, o carro faz de 0 a 200 km/h em ainda mais impressionantes 6,8 segundos e tem velocidade máxima de 340 km/h.

A ligação entre Senna e McLaren é profunda, marcada pelos três títulos mundiais que Ayrton conquistou pelo time (1988, 1990 e 1991), e seu legado se renova com o lançamento global do novo McLaren Senna. O McLaren Senna faz parte de novos negócios que estão expandindo o alcance da marca Senna para produtos de performance e lifestyle, mantendo a conexão com seus valores e atributos essenciais.

“Buscamos parcerias com produtos premium, diferenciados, de marcas icônicas e percebidas como as melhores em suas categorias. Atualmente, os produtos com maior identificação com a marca envolvem esportividade e velocidade, mas a associação com outras áreas já está em desenvolvimento”, explica Bianca Senna, diretora responsável pela marca.

A marca já gerou mais de US$1,2 bilhões em valor de vendas desde que foi estabelecida em 1990 e registra alguns dados significativos:

  • A intenção de compra aumenta em até 30% se o produto é co-branded com a marca Senna
  • 97% de conhecimento da marca no Brasil, 83% na Inglaterra
  • Forte conhecimento (>75%) em todos os níveis de renda e grupos de idade 25+
  • Marca-ingrediente que reforça atributos-chave nos produtos
  • Forte associação com atributos de qualidade e performance

Parte da receita obtida com os contratos da marca é destinada ao Instituto Ayrton Senna, que promove a melhoria das políticas públicas de educação voltadas a crianças e jovens do Brasil. 

Leia também...
30.06.2025

Piloto do Porsche número 99 garante quinto lugar na primeira das duas corridas em Portimão. No domingo, problema de motor faz vitória escapar nos minutos finais

27.06.2025

Brasileiro da Trident lidera parte da sessão que definiu as posições de largada, e parte em sexto na Sprint, e em sétimo na corrida principal

25.06.2025

Piloto garantiu lugar no pódio nas últimas duas etapas, e tem boas lembranças de Portugal, onde venceu em 2024 na classe Challenge

24.06.2025

Sexta etapa será disputada neste sábado no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, com programação envolvendo pilotos de 13 categorias