A temporada 2019 da Indy começará em 10 de março no circuito de rua de São Petersburgo, mas o gaúcho Matheus Leist já vai acelerar nesta sexta-feira em seu primeiro teste de pré-temporada em Laguna Seca, na Califórnia. O circuito de 3.602 metros é um palco tradicional da Indy que retornará ao calendário da categoria norte-americana após 15 anos de ausência. A pista, que é uma novidade para vários pilotos do grid, sediará a etapa final da temporada em setembro.
"A expectativa é muito boa para esse primeiro teste porque é uma pista em que nunca pilotei e ela tem um traçado bastante desafiador. São vários trechos de subidas e descidas, sendo o 'saca-rolhas' o trecho mais famoso do circuito. Os pilotos costumam elogiar essa pista, então tenho certeza que servirá como um bom teste para começarmos a evoluir o nosso carro para a temporada", diz Leist, que tem 20 anos e estreou na Indy em 2018.
Campeão da Fórmula 3 Inglesa em 2016 e vencedor de três provas na Indy Lights em 2017, o piloto gaúcho acredita que a temporada 2019 será de evolução para a equipe AJ Foyt, principalmente após ter feito a temporada completa com o time em 2018.
"O nosso objetivo para 2019 é conseguir brigar por bons resultados nesta temporada. Nós sabemos que não será fácil, mas esse é o segundo ano do projeto que a AJ Foyt traçou comigo e com o Tony (Kanaan), então com certeza estaremos mais fortes do que no ano passado", diz Leist, que foi destaque em 2018 com sua estreia fazendo o terceiro melhor tempo no grid em St Pete e também sendo o melhor estreante no grid das 500 Milhas de Indianápolis.
Além da sexta-feira de testes coletivos em Laguna Seca, as equipes da Indy também treinam na próxima semana nos dias 12 e 13 de fevereiro no Circuito das Américas, no Texas.
Destaque na F4 Americana com duas vitórias, duas poles e quatro pódios em 2019, o jovem piloto gaúcho comemorou a oportunidade de correr em uma das principais equipes do grid da principal categoria de acesso à Stock Car
Pilotando protótipo da Cadilllac, gaúcho avaliou bom resultado em sua primeira corrida de endurance na carreira
Piloto gaúcho estreia em uma das provas mais tradicionais de endurance do automobilismo; Leist vai competir com o protótipo da equipe JDC-Miller Motorsports na classe principal da competição
Piloto gaúcho também correrá no IMSA pela Cadillac nas 12 Horas de Sebring, 10 Horas de Road Atlanta (Petit LeMans) e 6h de Watkins Glen