Capa

Indy: Bandeira amarela "em hora errada" impede top-10 de Matheus Leist no Texas

Assim como os ponteiros Will Power, Scott Dixon e Alexander Rossi, brasileiro da Foyt acabou sofrendo com a intervenção do safety car justamente uma volta antes de seu pit stop final; com isso, possível top-10 se transformou em um frustrante 17o lugar

22.03.2019  |  310 visualizações

Da mesma maneira que a bandeira amarela traz emoção à Indy, proporcionando momentos históricos como o da vitória de Colton Herta hoje, no Texas, ela também pode arruinar a estratégia de pilotos que vinham bem na prova. Foi o caso de Matheus Leist, que andou boa parte da prova no top-10 (chegando a ocupar a quinta colocação), mas acabou sofrendo com a intervenção do safety car justamente na voltar anterior ao seu último pit programado.

E nem dá para dizer que o piloto da Foyt estava arriscando – ao contrário, sua estratégia de pits era a mesma dos ponteiros, como Will Power, Scott Dixon e Alexander Rossi, das poderosas equipes Penske, Ganassi e Andretti, respectivamente. Com isso, o brasileiro caiu para última colocação e, nas poucas voltas em bandeira verde, só conseguiu recuperar terreno para terminar em 17o lugar.

“Definitivamente não foi a maneira como queríamos terminar a corrida no Circuito das Americas”, diz Leist, que conseguiu um bom rendimento na classificação largando em 12o entre os 24 pilotos da Indy.

“Tivemos bom ritmo em parte da prova, em outra sofremos um pouco, mas no geral acabamos sendo prejudicados pela entrada da bandeira amarela no pior momento para nossa estratégia, que era igual a dos líderes. Poderíamos terminar no top-10, mas não havia nada o que podíamos fazer com o safety car. Agora vamos ver se melhoramos o carro para ser mais rápidos para a próxima corrida”, completou o gaúcho de 20 anos.

Esta é a segunda temporada de Leist na Indy – em 2018, estreou pela própria equipe Foyt brilhando logo na primeira corrida, ao se classificar em terceiro lugar no grid de largada da abertura da temporada, no circuito de rua de St Pete, na Flórida. A vaga na Indy foi assegurada após grande resultado nas categorias de base, como o título da F3 Inglesa em 2016 e as três vitórias na divisão de acesso, a Indy Lights, incluindo a Freedom 100, no oval de Indianápolis na preliminar da Indy-500 de 2017.

A terceira etapa da Indy será realizada no dia 7 de abril, no Alabama.

Resultados:

1. (4) Colton Herta, Honda, 60, Running

2. (7) Josef Newgarden, Chevrolet, 60, Running

3. (3) Ryan Hunter-Reay, Honda, 60, Running

4. (10) Graham Rahal, Honda, 60, Running

5. (17) Sebastien Bourdais, Honda, 60, Running

6. (20) Marco Andretti, Honda, 60, Running

7. (14) Takuma Sato, Honda, 60, Running

8. (8) Patricio O'Ward, Chevrolet, 60, Running

9. (2) Alexander Rossi, Honda, 60, Running

10. (23) Jack Harvey, Honda, 60, Running

11. (19) Spencer Pigot, Chevrolet, 60, Running

12. (24) Tony Kanaan, Chevrolet, 60, Running

13. (6) Scott Dixon, Honda, 60, Running

14. (18) Ed Jones, Chevrolet, 60, Running

15. (16) Marcus Ericsson, Honda, 60, Running

16. (15) James Hinchcliffe, Honda, 60, Running

17. (12) Matheus Leist, Chevrolet, 60, Running

18. (21) Kyle Kaiser, Chevrolet, 60, Running

19. (22) Simon Pagenaud, Chevrolet, 60, Running

20. (11) Santino Ferrucci, Honda, 60, Running

21. (13) Max Chilton, Chevrolet, 59, Running

22. (9) Zach Veach, Honda, 58, Running

23. (5) Felix Rosenqvist, Honda, 55, Running

24. (1) Will Power, Chevrolet, 46, Mechanical 

Leia também...
12.02.2020

Destaque na F4 Americana com duas vitórias, duas poles e quatro pódios em 2019, o jovem piloto gaúcho comemorou a oportunidade de correr em uma das principais equipes do grid da principal categoria de acesso à Stock Car

27.01.2020

Pilotando protótipo da Cadilllac, gaúcho avaliou bom resultado em sua primeira corrida de endurance na carreira

22.01.2020

Piloto gaúcho estreia em uma das provas mais tradicionais de endurance do automobilismo; Leist vai competir com o protótipo da equipe JDC-Miller Motorsports na classe principal da competição

14.12.2019

Piloto gaúcho também correrá no IMSA pela Cadillac nas 12 Horas de Sebring, 10 Horas de Road Atlanta (Petit LeMans) e 6h de Watkins Glen