Depois de conseguir o melhor resultado da equipe Foyt desde 2015 e do Brasil na Indy desde 2017, o jovem piloto Matheus Leist segue em boa fase na categoria norte-americana. Hoje, no segundo dia de treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, o gaúcho de 20 anos registrou o 12o melhor tempo entre os 36 pilotos que treinaram no oval mais famoso do mundo.
“Foi um dia muito produtivo. Testamos muitas coisas conforme nosso planejamento e não tivemos nenhum problema. Tentamos focar bastante em classificação (sem vácuo) e depois andando um pouco no tráfego, correndo pelo menos uma hora e meia com o set up de corrida”, diz Leist, que completou 85 voltas hoje, a melhor com velocidade de 227,038 milhas por hora.
“Agora é focar no dia 3 de treinos amanhã e seguir melhorando o carro. Estamos com um bom ajuste de classificação e corrida”, completou o gaúcho, que em sua estreia foi o rookie mais rápido no grid, título que havia sido de Fernando Alonso no ano anterior. O bicampeão mundial também esteve presente nos treinos hoje – sofreu um acidente na curva 3, mas escapou ileso. Ele busca o feito inédito de vencer as 24 Horas de Le Mans, a Indy-500 e o GP de Mônaco de F1.
A classificação será no sábado – os 30 melhores tempos garante vaga na prova, enquanto os outros pilotos lutarão pelas 3 vagas restantes no Bump Day, no domingo. Também neste dia os nove primeiros voltam à pista para brigar pela pole position.
Leist já venceu em Indianápolis logo em sua primeira corrida em oval, na preliminar da Indy-500 em 2017, quando migrou sua carreira para os Estados Unidos após se sagrar campeão da F3 Inglesa.
Destaque na F4 Americana com duas vitórias, duas poles e quatro pódios em 2019, o jovem piloto gaúcho comemorou a oportunidade de correr em uma das principais equipes do grid da principal categoria de acesso à Stock Car
Pilotando protótipo da Cadilllac, gaúcho avaliou bom resultado em sua primeira corrida de endurance na carreira
Piloto gaúcho estreia em uma das provas mais tradicionais de endurance do automobilismo; Leist vai competir com o protótipo da equipe JDC-Miller Motorsports na classe principal da competição
Piloto gaúcho também correrá no IMSA pela Cadillac nas 12 Horas de Sebring, 10 Horas de Road Atlanta (Petit LeMans) e 6h de Watkins Glen