O gaúcho Matheus Leist volta a acelerar neste final de semana na Indy em Iowa, pista onde fez história na categoria de acesso em 2017. Competindo na Lights, o brasileiro largou da 10ª colocação e venceu a prova de maneira impressionante com uma sequência de ultrapassagens após uma das relargadas.
Neste ano, o desafio será na categoria principal com a equipe AJ Foyt, com a qual conseguiu o quarto lugar há dois meses no circuito misto em Indianápolis - o melhor resultado do time nas últimas cinco temporadas.
“Iowa é uma pista histórica e especial na minha carreira por conta do triunfo na Indy Lights. Mas sei também que é um lugar difícil, nós sofremos um pouco aqui no passado na Indy, mas trabalhamos duro durante a temporada tentando melhorar nosso patamar para as pistas ovais curtas. Felizmente temos algum tempo para trabalhar na sexta-feira com vários treinos e com certeza faremos ajustes para encontrar um bom setup para a corrida deste sábado”, diz Leist, que venceu 3 provas na Indy Lights em 2017, sendo a mais importante delas no oval de Indianápolis.
Leist foi campeão da F3 Inglesa em 2016 e no ano seguinte mudou o foco da carreira para os EUA, entrando para a Indy Lights. Em 2018, o piloto subiu para a Indy, onde estreou logo com um terceiro lugar no grid em São Petersburgo, mostrando que seria um dos destaques entre os estreantes ao longo do ano. Em 2019, conquistou seu melhor resultado na temporada no GP de Indianápolis, realizado sob chuva no traçado misto.
O traçado de Iowa é o que possui menor extensão no calendário da Indy em 2019 com apenas 0.894 milhas (cerca de 1.43km). “Eu acho que a corrida de Iowa, agora sendo uma prova noturna, será mais interessante e acho que os fãs podem esperar um pouco mais de entretenimento do que no ano passado. Estou bem ansioso para essa prova”, completa Leist.
Todos os treinos da Indy em Iowa serão nesta sexta-feira (19). O primeiro treino livre será ao meio-dia, enquanto o classificatório acontece às 15h15. O último treino livre terá início às 20h e a corrida acontecerá no sábado, com largada às 20h10 e transmissão ao vivo do Band Sports e do DAZN (horários de Brasília).
Destaque na F4 Americana com duas vitórias, duas poles e quatro pódios em 2019, o jovem piloto gaúcho comemorou a oportunidade de correr em uma das principais equipes do grid da principal categoria de acesso à Stock Car
Pilotando protótipo da Cadilllac, gaúcho avaliou bom resultado em sua primeira corrida de endurance na carreira
Piloto gaúcho estreia em uma das provas mais tradicionais de endurance do automobilismo; Leist vai competir com o protótipo da equipe JDC-Miller Motorsports na classe principal da competição
Piloto gaúcho também correrá no IMSA pela Cadillac nas 12 Horas de Sebring, 10 Horas de Road Atlanta (Petit LeMans) e 6h de Watkins Glen