A temporada 2019 da Indy está entrando em sua reta final com a 13ª etapa em Mid-Ohio, um dos circuitos mistos mais tradicionais do automobilismo norte-americano. Jovem piloto gaúcho de 20 anos, Matheus Leist busca um bom resultado nessa pista com a AJ Foyt para confirmar as melhorias da equipe nas últimas duas etapas: Iowa e Toronto.
“Nós conseguimos manter um bom ritmo nas últimas duas provas, uma em um circuito de rua e outra em um oval. Agora vamos para Mid-Ohio, que tem um traçado bem divertido. Fizemos um teste lá há algumas semanas e sinto que melhoramos o carro em relação ao ritmo que tivemos lá no ano passado. Estou ansioso para fazer uma grande prova e precisamos de bons resultados nessa parte final da temporada", diz Leist, que já correu em Mid-Ohio em 2017 e 2018.
Campeão da F3 Inglesa em 2016, Leist mudou o foco da sua carreira para os EUA em 2017, ano em que venceu três corridas na Indy Lights. Com o bom desempenho na categoria de acesso, o piloto entrou para a Indy em 2018 na Foyt e foi uma das revelações da temporada, com destaque para o terceiro lugar no grid da estreia em São Petersburgo. Na atual temporada, o piloto gaúcho teve seu maior destaque no GP de Indianápolis, onde conquistou um quarto lugar no circuito misto sob chuva.
“Em Toronto, que foi nossa última prova disputada no misto (embora em traçado de rua), nós chegamos a ter o quinto carro mais rápido na prova, então agora chegou a hora de conseguirmos transformar esse bom ritmo em um resultado positivo ao final da corrida”, diz Leist.
O circuito de Mid-Ohio tem 3,6 km de extensão e 13 curvas, sendo a maioria delas de média e baixa velocidade. Os treinos livres começam nesta sexta-feira a partir de 12h20. O classificatório será no sábado às 15h35 e a largada da corrida será às 17h no domingo. A prova terá transmissão ao vivo do BandSports e do DAZN.
Programação completa da Indy em Mid-Ohio (horários de Brasília):
Sexta-feira - 26/07
Treino Livre 1 - 12h20 às 13h05
Treino Livre 2 - 16h15 às 17h
Sábado - 27/07
Treino Livre 3 - 11h30 às 12h15
Classificatório - 15h35 às 16h50
Domingo - 28/07
Largada da corrida - 17h (90 voltas)
Destaque na F4 Americana com duas vitórias, duas poles e quatro pódios em 2019, o jovem piloto gaúcho comemorou a oportunidade de correr em uma das principais equipes do grid da principal categoria de acesso à Stock Car
Pilotando protótipo da Cadilllac, gaúcho avaliou bom resultado em sua primeira corrida de endurance na carreira
Piloto gaúcho estreia em uma das provas mais tradicionais de endurance do automobilismo; Leist vai competir com o protótipo da equipe JDC-Miller Motorsports na classe principal da competição
Piloto gaúcho também correrá no IMSA pela Cadillac nas 12 Horas de Sebring, 10 Horas de Road Atlanta (Petit LeMans) e 6h de Watkins Glen