Tarso Marques vai pilotar novo modelo da categoria lançada hoje, em Salvador
19.11.2005
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Além da Copa Clio e Fórmula Renault, a etapa nas ruas de Salvador marcará a estréia pública do Super Clio, categoria lançada hoje pela montadora francesa, em anúncio conjunto com a PPD Sports e a Vicar. O modelo será o carro-madrinha das duas provas que serão realizadas amanhã, na capital da Bahia.
O carro foi desenvolvido em conjunto com a Marques Motorsports, empresa comandada por Tarso Marques. O ex-piloto da F-1, por sinal, estará ao comando desta apresentação de gala do novo modelo nas ruas baianas.
Já fizemos testes em Curitiba e em Tarumã, mas sempre em sessões particulares de treino. Desta vez, o público e os pilotos poderão ver de perto o novo carro, estou bastante ansioso por esta estréia pública, comenta Marques.
A categoria será uma das mais baratas entre as nacionais com chassi tubular. O campeonato de 2006 será nos mesmos finais de semana do Renault Speed Show.
A idéia é que o calendário também não conflita com a Stock Car, para permitir que os pilotos possam participar das duas categorias, revela Marques.
O carro tem a aparência de um Clio com linhas mais arrojadas e esportivas, tem chassi tubular construído em fibras de vidro, de carbono e de kevlar. O motor será o Renault de quatro cilindros e 16 válvulas, com 2.000 cc, 220 cavalos de potência e câmbio seqüencial de seis marchas. O peso do carro é de 680 kg.
Nossa expectativa é entregar 20 carros para o início da temporada, revela o piloto. O custo anual estimado da nova categoria é de 300 mil reais.
FICHA TÉCNICA DO SUPER CLIO
Chassi: tubular spaceframe revestido de chapas de alumínio
Piso: plano de madeira e difusor de fibra de vidro
Carenagem: compositos (plástico reforçado com fibras)
Pára-brisas: policarbonato
Asa traseira: fibra de vidro e suporte de alumínio
Suspensão: com duplo triângulo e push rods
Amortecedores: em teste a definir (Kony, Bilstein, Penske, Hollins, Sacks)
Barras Estabilizadoras: reguláveis
Motor: Renault 2.0 com 220 cavalos
Câmbio: Renault transversal, 6 marchas, seqüencial com power shift
Freios: cáliper 6 pistões e discos 330x30mm Em teste a definir (Brembo, Ap, Wilwood)
Pneus: medida 245x40x18
Capacidade do tanque de combustível: 70 litros
Sistema de aquisição de dados: P.I
Peso total: 680 kg
Distância entre eixos: 2m65
Altura: 1m08
Materiais usados: tubos de 30mm de diâmetro SAE 4130 espessura de 1,5mm
tubos secção quadrada 40x40mm SAE 1020 espessura de 1,5mm e 1,9mm
tubos secção quadrada 20x20mm SAE 120 espessura de 1,0 mm
tubos de secção retangular 40x20mm SAE 1020 espessura de 1,5mm
chapas de alumínio 5052 T6 espessura de 1,0mm e 1,2mm
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O piloto Thiago Marques é um dos que admiram o desafio da pista gaúcha, mas que admite falhas em alguns pontos de segurança; circuito não aparece no calendário 2010 da Stock Car