Capa

SUPER CLIO FAZ ESTRÉIA PÚBLICA NESTE DOMINGO

Tarso Marques vai pilotar novo modelo da categoria lançada hoje, em Salvador

19.11.2005  |  125 visualizações
Além da Copa Clio e Fórmula Renault, a etapa nas ruas de Salvador marcará a estréia pública do Super Clio, categoria lançada hoje pela montadora francesa, em anúncio conjunto com a PPD Sports e a Vicar. O modelo será o carro-madrinha das duas provas que serão realizadas amanhã, na capital da Bahia.

O carro foi desenvolvido em conjunto com a Marques Motorsports, empresa comandada por Tarso Marques. O ex-piloto da F-1, por sinal, estará ao comando desta apresentação de gala do novo modelo nas ruas baianas.

“Já fizemos testes em Curitiba e em Tarumã, mas sempre em sessões particulares de treino. Desta vez, o público e os pilotos poderão ver de perto o novo carro, estou bastante ansioso por esta estréia pública”, comenta Marques.

A categoria será uma das mais baratas entre as nacionais com chassi tubular. O campeonato de 2006 será nos mesmos finais de semana do Renault Speed Show.

“A idéia é que o calendário também não conflita com a Stock Car, para permitir que os pilotos possam participar das duas categorias”, revela Marques.

O carro tem a aparência de um Clio com linhas mais arrojadas e esportivas, tem chassi tubular construído em fibras de vidro, de carbono e de kevlar. O motor será o Renault de quatro cilindros e 16 válvulas, com 2.000 cc, 220 cavalos de potência e câmbio seqüencial de seis marchas. O peso do carro é de 680 kg.

“Nossa expectativa é entregar 20 carros para o início da temporada”, revela o piloto. O custo anual estimado da nova categoria é de 300 mil reais.

FICHA TÉCNICA DO SUPER CLIO

Chassi: tubular spaceframe revestido de chapas de alumínio
Piso: plano de madeira e difusor de fibra de vidro
Carenagem: compositos (plástico reforçado com fibras)
Pára-brisas: policarbonato
Asa traseira: fibra de vidro e suporte de alumínio
Suspensão: com duplo triângulo e push rods
Amortecedores: em teste a definir (Kony, Bilstein, Penske, Hollins, Sacks)
Barras Estabilizadoras: reguláveis
Motor: Renault 2.0 com 220 cavalos
Câmbio: Renault transversal, 6 marchas, seqüencial com power shift
Freios: cáliper 6 pistões e discos 330x30mm Em teste a definir (Brembo, Ap, Wilwood)
Pneus: medida 245x40x18
Capacidade do tanque de combustível: 70 litros
Sistema de aquisição de dados: P.I
Peso total: 680 kg
Distância entre eixos: 2m65
Altura: 1m08
Materiais usados: tubos de 30mm de diâmetro SAE 4130 espessura de 1,5mm
tubos secção quadrada 40x40mm SAE 1020 espessura de 1,5mm e 1,9mm
tubos secção quadrada 20x20mm SAE 120 espessura de 1,0 mm
tubos de secção retangular 40x20mm SAE 1020 espessura de 1,5mm
chapas de alumínio 5052 T6 espessura de 1,0mm e 1,2mm
________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Divulgação – Action Power-Marques Motorsports
Tel. (11) 3266 6101
Cel. (11) 9188 9687
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
22.11.2009

Paranaense vinha se recuperando na corrida, mas abandonou etapa gaúcha após erro da equipe no pit stop

21.11.2009

Paranaense quer uma prova bastante movimentada na penúltima etapa da temporada

17.11.2009

O piloto Thiago Marques é um dos que admiram o desafio da pista gaúcha, mas que admite falhas em alguns pontos de segurança; circuito não aparece no calendário 2010 da Stock Car

08.11.2009

Piloto paranaense espera melhor performance na próxima etapa, em Tarumã