FAMÍLIA MARQUES BUSCA VITÓRIA NA MIL MILHAS COM FERRARI 575
Lay-out da Ferrari 575 que será pilotada pelos Marques
Thiago Marques e Paulo de Tarso
(Sergio Sanderson)
Tarso Marques
(Sergio Sanderson)
Os irmãos Tarso e Thiago Marques correrão ao lado do pai, Paulo de Tarso, e de João Adibe Marques na 50ª edição da Mil Milhas Brasil com uma das Ferrari mais cobiçadas do mundo
11.01.2006
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A corrida mais tradicional do país, a Mil Milhas Brasil, disputa a sua 50ª edição no próximo dia 21, em Interlagos, marcada pela enorme diversidade de pilotos e potentes máquinas juntas na mesma pista em uma prova de longa duração, com mais de 1.600 km entre largada e bandeira quadriculada.
Com meio século de história, a prova deste ano também será caracterizada pela presença dos principais clãs do automobilismo nacional a bordo de carros que parecem saídos das telas de cinema. Em 2006, uma das protagonistas será a Ferrari 575 Maranello. O modelo tem 600 cavalos de potência em seu motor V12 de 6,0 litros, faz de 0 a 100 km/h em 3s5 e pode chegar a 330 km/h. Não é à toa que o carro, de preço estimado superior a R$ 1,5 milhão, é um dos mais cobiçados do planeta.
No comando desta supermáquina, como manda a tradição em uma prova de longa duração, uma família que acelera unida e que tem história de conquistas no esporte a motor: os Marques.
O currículo dos quatro pilotos da máquina italiana é bastante variado, mas igualmente vitorioso. Enquanto Tarso tem passagens pelas principais categorias internacionais, como F-1 e Fórmula Indy, seu irmão, Thiago, fez sua estréia no automobilismo apenas em 2001, quando se sagrou campeão na Stock Car Light. Hoje, ele compete na V8.
Os dois trilharam a paixão do pai, Paulo de Tarso, pelo esporte a motor. Além de vitórias na pista como piloto, o paranaense também ostenta no currículo o cargo de principal responsável pela Marques Motorsports, que inclui a direção-técnica da Copa Clio, Super Clio e também da Petrobras-Action Power da Stock Car, a equipe que mais somou pontos na última temporada.
Os três, que já competiram juntos na Mil Milhas, neste ano terão a companhia de outro piloto sem parentesco próximo mas que também carrega o mesmo sobrenome: João Adibe Marques, o campeão do Trofeo Maserati em 2005.
A velocidade está mesmo no sangue dos Marques, reconhece Paulo de Tarso. Por isso, uma conquista com todos nós ao volante seria muito gratificante e é com esta motivação que vamos atrás de nossa primeira vitória na Mil Milhas, completa o piloto.
Além disso, o quarteto sabe que a edição deste ano, que deve ter 54 carros no grid e 12 horas de duração, será histórica.
O evento cresceu muito em 2006, com mais divulgação, a presença de novos pilotos, equipes vindas de fora... A concorrência está muito forte, mas temos um ótimo pacote técnico, afirma Adibe.
A Ferrari 575 Maranello que será utilizada pelo quarteto terá preparação de uma equipe estrangeira, a GPC Sports, que compete com este carro no Mundial de Turismo, o FIA GT. O carro será uma novidade para nós, eu mesmo jamais guiei um modelo deste tipo, diz Thiago Marques. Mas a adaptação deve ser rápida, já que o modelo é sensacional, completa.
Único do quarteto que já competiu com a máquina que será utilizada na corrida em Interlagos, Tarso Marques também endossa os elogios à Ferrari 575. O paranaense pilotou este carro em sua participação no FIA GT, inclusive conquistando um pódio.
O câmbio do carro lembra bastante o da F-1 e acredito que a Ferrari 575 reúna a velocidade e resistência necessárias para se vencer uma prova longa como a Mil Milhas, explica o ex-piloto da Minardi.
A máquina poderá ser vista pelo público neste final de semana, quando ocorre a vistoria dos carros participantes da Mil Milhas, nos dias 14 e 15, no parque Ibirapuera, das 10h às 17h, com entrada franca. Nos dias 18 e 19, serão realizados os treinos da corrida, cuja largada será ao meio-dia de sábado, dia 21, com chegada prevista para as 22h30.
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CONTATO
O piloto Thiago Marques é um dos que admiram o desafio da pista gaúcha, mas que admite falhas em alguns pontos de segurança; circuito não aparece no calendário 2010 da Stock Car