O Brasil terá novidades no Dakar 2021: o piloto Guiga Spinelli e o navegador Youssef Haddad anunciaram hoje que estarão competindo na categoria carros com a tradicional equipe X-raid, que acumula cinco títulos na maior prova off road do mundo e diversos títulos mundiais. A prova será realizada na Arábia Saudita entre os dias 3 e 15 de janeiro de 2021 e será a nona participação de Guiga no rally mais importante do planeta, competindo com o modelo Mini All4 Racing.
“Depois do Sertões entendemos que precisaríamos algumas mudanças na Triton que demandava fornecedores de diferentes países e que não tivemos tempo hábil para receber as peças, montar e testar o carro já que a saída do barco para Arábia Saudita é no próximo dia 2 no Sul da França. O carro já mostrou ter enorme potencial desde 2019, mas, com todas limitações desse ano, o programa ideal de corridas e testes que tínhamos montado foi adiado para o ano que vem”, explicou Guiga, que tinha programado anteriormente competir com a Mitsubishi L200 Triton Sport Racing da South Racing.
“Com isso, avaliamos outros carros e equipes e decidimos seguir com a X-raid, equipe consagrada que já venceu o Dakar e tem um índice de término na prova de mais de 90%. Além disso, já conhecemos bem o time pois corremos em 2017 o Baja Portalegre e o Sertões com eles, vencendo seis dos oito dias do rally e ficando em segundo lugar na etapa do Mundial em Portugal. Estamos muito satisfeitos com esta solução e certos de que teremos uma ótima estrutura para enfrentar o Dakar 2021 e representar da melhor forma possível o Brasil e nossos patrocinadores”, diz Guiga, que é patrocinado por BR Distribuidora com a marca Lubrax, iCarros, XP Investimentos, Fairfax Seguradora, Protune, W. Truffi Blindados e Dacar Motorsports.
Youssef também destacou o lado técnico da nova equipe e estrutura na busca por um resultado histórico do Brasil no Dakar. “Mesmo não estando com a última geração dos protótipos 4x4 da X-raid, tenho certeza que a confiabilidade e bom ritmo do modelo All4 Racing será muito importante pra gente na busca por um bom resultado, até porque no Dakar resistência é a palavra-chave é esse modelo já se mostrou muito resistente e com índice altíssimo de conclusão de provas”, diz Youssef.
Guiga fez sua estreia no Dakar em 2009 e competiu em todas as edições seguintes até 2016, com destaque para dois top-10. Pentacampeão do Sertões, Guiga também possui várias outras conquistas no off-road, como o tetra no Brasileiro de Rally Cross Country, o bicampeonato na Copa Baja Brasil e o título do Dakar Series Peru.
“Não conseguimos em tão pouco tempo ir com a última evolução do carro, que recebeu uma melhora grande de potência e torque do motor e na suspensão. Mas o modelo que vamos é também um carro muito resistente e rápido, um protótipo tubular biturbo diesel 4x4. Isso é fundamental em um rally tão exigente como o Dakar. Por isso, estamos confiantes de que temos plena condição de fazer uma boa prova", completa Guiga.
A 43ª edição da história do Rally Dakar terá sua largada e chegada em Jeddah, na Arábia Saudita.
Piloto completa sua 20ª participação na mais importante prova fora de estrada do País em seu retorno as competições com um Mitsubishi L200 Triton Sport Racing
Dupla que compete com a Mitsbubishi L200 Triton Sport Racing foi a melhor entre os competidores da classe T1F no percurso entre Sobral e Cruz, no Ceará, e ainda ficou com o terceiro lugar geral da etapa nos carros
Dupla da equipe oficial da Mitsubishi Motors completa percurso entre Crato e Sobral no sétimo lugar geral e na liderança da categoria T1F
Correndo com um Mitsubishi L200 Triton Sport Racing, dupla foi a melhor na categoria e ainda garante quinto lugar geral em etapa que marcou a chegada da prova ao Ceará