Pneu furado e problema na suspensão logo no início da prova impediram que Paulo de Tarso, Thiago e Tarso Marques brigassem pela vitória com sua Ferrari 575 Maranello
22.01.2006
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Na edição histórica celebrando os 50 Anos da Mil Milhas, ontem, em Interlagos, o automobilismo brasileiro saiu fortalecido no intercâmbio com o principal campeonato de carros de turismo do mundo, o FIA GT. A partir do ano que vem, a prova integra o calendário da categoria e isso, aliada a exibição das provas em TV aberta já neste ano pela Rede Globo, deve pavimentar a ida de pilotos brasileiros para esta importante competição mundial.
Ontem, os carrões do FIA GT dominaram a prova. A vitória foi do Aston Martin conduzido pelo tricampeão mundial de F-1, Nelson Piquet, junto com seu filho, Nelsinho, e Helinho Castroneves e o francês Christophe Bouchut. Mas não foi só com as máquinas vindas de fora que os brasileiros vibraram com este intercâmbio. Um reflexo direto desta parceria acontece nas próximas semanas: Thiago Marques, piloto da Petrobras-Action Power de Stock Car, foi convidado pela equipe italiana GPC para testar com uma Ferrari já nesta pré-temporada.
Além do ótimo desempenho nos treinos, o brasileiro e seu time chamaram a atenção na corrida de ontem pela garra e velocidade mostrada na parte final da prova. Logo no início da Mil Milhas, um pneu furado causou uma série de danos no conjunto de roda e suspensão da Ferrari 575 da família Marques. Para solucionar todos os problemas, o carro ficou nos boxes por uma hora e dez minutos, perdendo 43 voltas em relação ao líder.
Com isso, a equipe GPC-Action, que tem patrocínio de Cimed e Alpina, caiu para a última colocação entre os 30 carros que estavam inscritos na prova. Ainda assim, o time não desistiu e iniciou uma recuperação marcante, ultrapassando 20 adversários e terminando entre os dez primeiros colocados na classificação geral.
Foi realmente uma pena que tivemos o problema logo no início da corrida, mas uma prova de longa duração é justamente assim: vence quem não tem nenhum imprevisto e nós infelizmente tivemos um pneu furado que provocou danos extensos no carro. Perdemos mais de uma hora nos boxes, mas fizemos questão de continuar na corrida. Acho que terminar a corrida entre os dez premiou nossa garra, disse Paulo de Tarso.
O chefe da GPC, o italiano Gianpaolo Cocci, concorda com a avaliação do piloto e pai de Thiago e Tarso. Quando consertamos o carro e voltamos para a pista, o que se viu foi uma das corridas mais fantásticas de nossa equipe. A garra dos pilotos e de nossos mecânicos para colocar o carro de volta à corrida deu brilho a esta participação, comentou o dirigente.
Tarso Marques também ressaltou méritos na participação nesta Mil Milhas histórica. Claro que gostaríamos de um resultado melhor e pelo que demonstramos na pista poderíamos estar entre os três primeiros. Mas o importante é que realizamos um sonho de correr em família, comentou o piloto que tem em seu currículo a participação no FIA GT, Formula Indy e F-1.
A carreira no exterior, por sinal, é um sonho que vai se tornando mais viável a outro Marques, o jovem Thiago, de 25 anos. O convite para faze um teste no FIA GT pode abrir portas para uma participação em provas no campeonato mundial.
Fiquei muito honrado com o convite e só por isso já valeu a participação na Mil Milhas. Além disso, a sensação de guiar a Ferrari 575 é muito prazerosa e certamente poderíamos ficar mais mil milhas na pista, brinca o paranaense.
A equipe GPC-Action, dos pilotos Tarso, Thiago e Paulo de Tarso Marques, tem patrocínio de Cimed Genéricos e Alpina.
Resultado final da Mil Milhas 50 Anos:
1) Nelson Piquet, Nelsinho Piquet, Christophe Bouchut, Hélio Castro Neves (Aston Martin DB9R/Cirtek Motorsport/GTP1), 374 voltas em 10h36m38s659, com média de 151,880 km/h
2) Tony Kanaan, Pedro Lamy, Giuliano Losacco, Raul Boesel (Mercedes CLK DTM/Capuava/GTP1), a 5 voltas
3) Antonio Hermann, Didier Theys, Jean-Marc Gounon (Saleen SR-7/Konrad/GTP1), a 10 voltas
4) Giambasttista Giannoccaro, Alessandro Pierguidi, Toni Vilander (Scuderia Playteam/Ferrari 360 Modena/GT2), a 20 voltas
5) Hoover Orsi, Felipe Maluhy, Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3/Baluarte Racing/GT2), a 25 voltas
6) Robert Lechner, Tom Weickardt, Franz Konrad (Saleen S7R-R/Konrad Motorsport / GTP1), a 26 voltas
7) Paulo Gomes/Mike Hezemans/Alencar Jr./Clemente Lunardi (Corvette/GLPK Carsport/GTP1), a 33 voltas
8) Otávio Mesquita, Marcel Visconde, Omilton Visconde, Beto Posses (Porsche 911 GT3/Stugart Sportcar/GT2), a 44 voltas
9) Rafael Derani, Walter Derani, Cesar Urnhani, Renato Cattalini (Porsche 911 GT3/CRT/GT2), a 46 voltas
10) Thiago Marques, Tarso Marques, Paulo de Tarso (Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GTP1), a 46 voltas
11) Lucas Molo, Maurício Neves e Nelson Siva Jr. (Ferrari 550/Tekprom/GTP1), a 51 voltas
12) Uberto Molo, Claudio Capparelli, Istvan Minach (Alfa Romeo 156/Tekprom/STC), a 65 voltas
13) Fernanda Parra, Fernando Parra(Omega/Katalogo/STC), a 70 voltas
14) Sérgio Ribas, Peter Wiliam (Spyder/Spyder Racing/P2), a 78 voltas
15) Max Wilson/ Nonô Figueiredo/Marcel Visconde (Porsche 911 GT2/Stugart Sportcar/GT2), a 83 voltas
16) Rogério Castro, Luiz Freitas (Spyder/HT Guerra/P2), a 85 voltas
17) Carlos Tigueis, Ana Melo, Bel Melo, Leandro Mussio (Omega/Tigueis/STC), a 145 voltas
18) Silvio Coelho, Cesar Visconti, Matheus Maccari (Spyder/HT Guerra/P2), a 165 voltas
19) Robson Duarte, Anailson Rui, Elton Dalcomo, Leandro Brandão (Vectra/Daytona Performance/STC), a 172 voltas
20) Thiago Beilstrein, Roberto Martinez, Almir Donato (Spyder/HT Guerra/P2), a 223 voltas
21) Ricardo Dilser, Fernando Rebelato, Carlos Prado (Sypder/ Spyder Racing/P2), a 233 voltas
22) Fábio Souto Mayor, Henry Visconde, Luiz Coutinho, Ronaldo Sampaio (BMW M3/Eurobike Motorsport/STC), a 248 voltas
23) Cassio Paoletti, Carlos Carvalho, Rodrigo Garcia, Roberto Amaral (Omega/Coruja Competições/STC), a 261 voltas
24) Francisco Longo, Daniel Serra, João Adibe (Maserati Trofeo Light/Maserati Competições/GT2), a 273 voltas
25) Paulo Roberto Bonifácio, Vitor Meira, Felipe Giaffone (ZF 01/Scuderia 111/GTP1), a 317 voltas
26) Philipp Peter, Luca Drudi, Marco Cioci (Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GTP1), a 317 voltas
27) Paulo Salustiano, José Borges, Marcos Medeiros (Spyder/Top Speed/P2), a 348 voltas
28) Aloysio Andrade, Ciro Aliperti (MCR GT1/Nascar-Rebial/ GT1), a 356 voltas
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O piloto Thiago Marques é um dos que admiram o desafio da pista gaúcha, mas que admite falhas em alguns pontos de segurança; circuito não aparece no calendário 2010 da Stock Car