Capa

MIL MILHAS ABRE PORTAS PARA MARQUES NO FIA GT

Pneu furado e problema na suspensão logo no início da prova impediram que Paulo de Tarso, Thiago e Tarso Marques brigassem pela vitória com sua Ferrari 575 Maranello

22.01.2006  |  274 visualizações
Na edição histórica celebrando os 50 Anos da Mil Milhas, ontem, em Interlagos, o automobilismo brasileiro saiu fortalecido no intercâmbio com o principal campeonato de carros de turismo do mundo, o FIA GT. A partir do ano que vem, a prova integra o calendário da categoria e isso, aliada a exibição das provas em TV aberta já neste ano pela Rede Globo, deve pavimentar a ida de pilotos brasileiros para esta importante competição mundial.

Ontem, os carrões do FIA GT dominaram a prova. A vitória foi do Aston Martin conduzido pelo tricampeão mundial de F-1, Nelson Piquet, junto com seu filho, Nelsinho, e Helinho Castroneves e o francês Christophe Bouchut. Mas não foi só com as máquinas vindas de fora que os brasileiros vibraram com este intercâmbio. Um reflexo direto desta parceria acontece nas próximas semanas: Thiago Marques, piloto da Petrobras-Action Power de Stock Car, foi convidado pela equipe italiana GPC para testar com uma Ferrari já nesta pré-temporada.

Além do ótimo desempenho nos treinos, o brasileiro e seu time chamaram a atenção na corrida de ontem pela garra e velocidade mostrada na parte final da prova. Logo no início da Mil Milhas, um pneu furado causou uma série de danos no conjunto de roda e suspensão da Ferrari 575 da família Marques. Para solucionar todos os problemas, o carro ficou nos boxes por uma hora e dez minutos, perdendo 43 voltas em relação ao líder.

Com isso, a equipe GPC-Action, que tem patrocínio de Cimed e Alpina, caiu para a última colocação entre os 30 carros que estavam inscritos na prova. Ainda assim, o time não desistiu e iniciou uma recuperação marcante, ultrapassando 20 adversários e terminando entre os dez primeiros colocados na classificação geral.

“Foi realmente uma pena que tivemos o problema logo no início da corrida, mas uma prova de longa duração é justamente assim: vence quem não tem nenhum imprevisto e nós infelizmente tivemos um pneu furado que provocou danos extensos no carro. Perdemos mais de uma hora nos boxes, mas fizemos questão de continuar na corrida. Acho que terminar a corrida entre os dez premiou nossa garra”, disse Paulo de Tarso.

O chefe da GPC, o italiano Gianpaolo Cocci, concorda com a avaliação do piloto e pai de Thiago e Tarso. “Quando consertamos o carro e voltamos para a pista, o que se viu foi uma das corridas mais fantásticas de nossa equipe. A garra dos pilotos e de nossos mecânicos para colocar o carro de volta à corrida deu brilho a esta participação”, comentou o dirigente.

Tarso Marques também ressaltou méritos na participação nesta Mil Milhas histórica. “Claro que gostaríamos de um resultado melhor e pelo que demonstramos na pista poderíamos estar entre os três primeiros. Mas o importante é que realizamos um sonho de correr em família”, comentou o piloto que tem em seu currículo a participação no FIA GT, Formula Indy e F-1.

A carreira no exterior, por sinal, é um sonho que vai se tornando mais viável a outro Marques, o jovem Thiago, de 25 anos. O convite para faze um teste no FIA GT pode abrir portas para uma participação em provas no campeonato mundial.

“Fiquei muito honrado com o convite e só por isso já valeu a participação na Mil Milhas. Além disso, a sensação de guiar a Ferrari 575 é muito prazerosa e certamente poderíamos ficar mais mil milhas na pista”, brinca o paranaense.

A equipe GPC-Action, dos pilotos Tarso, Thiago e Paulo de Tarso Marques, tem patrocínio de Cimed Genéricos e Alpina.

Resultado final da Mil Milhas 50 Anos:

1) Nelson Piquet, Nelsinho Piquet, Christophe Bouchut, Hélio Castro Neves (Aston Martin DB9R/Cirtek Motorsport/GTP1), 374 voltas em 10h36m38s659, com média de 151,880 km/h
2) Tony Kanaan, Pedro Lamy, Giuliano Losacco, Raul Boesel (Mercedes CLK DTM/Capuava/GTP1), a 5 voltas
3) Antonio Hermann, Didier Theys, Jean-Marc Gounon (Saleen SR-7/Konrad/GTP1), a 10 voltas
4) Giambasttista Giannoccaro, Alessandro Pierguidi, Toni Vilander (Scuderia Playteam/Ferrari 360 Modena/GT2), a 20 voltas
5) Hoover Orsi, Felipe Maluhy, Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3/Baluarte Racing/GT2), a 25 voltas
6) Robert Lechner, Tom Weickardt, Franz Konrad (Saleen S7R-R/Konrad Motorsport / GTP1), a 26 voltas
7) Paulo Gomes/Mike Hezemans/Alencar Jr./Clemente Lunardi (Corvette/GLPK Carsport/GTP1), a 33 voltas
8) Otávio Mesquita, Marcel Visconde, Omilton Visconde, Beto Posses (Porsche 911 GT3/Stugart Sportcar/GT2), a 44 voltas
9) Rafael Derani, Walter Derani, Cesar Urnhani, Renato Cattalini (Porsche 911 GT3/CRT/GT2), a 46 voltas
10) Thiago Marques, Tarso Marques, Paulo de Tarso (Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GTP1), a 46 voltas
11) Lucas Molo, Maurício Neves e Nelson Siva Jr. (Ferrari 550/Tekprom/GTP1), a 51 voltas
12) Uberto Molo, Claudio Capparelli, Istvan Minach (Alfa Romeo 156/Tekprom/STC), a 65 voltas
13) Fernanda Parra, Fernando Parra(Omega/Katalogo/STC), a 70 voltas
14) Sérgio Ribas, Peter Wiliam (Spyder/Spyder Racing/P2), a 78 voltas
15) Max Wilson/ Nonô Figueiredo/Marcel Visconde (Porsche 911 GT2/Stugart Sportcar/GT2), a 83 voltas
16) Rogério Castro, Luiz Freitas (Spyder/HT Guerra/P2), a 85 voltas
17) Carlos Tigueis, Ana Melo, Bel Melo, Leandro Mussio (Omega/Tigueis/STC), a 145 voltas
18) Silvio Coelho, Cesar Visconti, Matheus Maccari (Spyder/HT Guerra/P2), a 165 voltas
19) Robson Duarte, Anailson Rui, Elton Dalcomo, Leandro Brandão (Vectra/Daytona Performance/STC), a 172 voltas
20) Thiago Beilstrein, Roberto Martinez, Almir Donato (Spyder/HT Guerra/P2), a 223 voltas
21) Ricardo Dilser, Fernando Rebelato, Carlos Prado (Sypder/ Spyder Racing/P2), a 233 voltas
22) Fábio Souto Mayor, Henry Visconde, Luiz Coutinho, Ronaldo Sampaio (BMW M3/Eurobike Motorsport/STC), a 248 voltas
23) Cassio Paoletti, Carlos Carvalho, Rodrigo Garcia, Roberto Amaral (Omega/Coruja Competições/STC), a 261 voltas
24) Francisco Longo, Daniel Serra, João Adibe (Maserati Trofeo Light/Maserati Competições/GT2), a 273 voltas
25) Paulo Roberto Bonifácio, Vitor Meira, Felipe Giaffone (ZF 01/Scuderia 111/GTP1), a 317 voltas
26) Philipp Peter, Luca Drudi, Marco Cioci (Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GTP1), a 317 voltas
27) Paulo Salustiano, José Borges, Marcos Medeiros (Spyder/Top Speed/P2), a 348 voltas
28) Aloysio Andrade, Ciro Aliperti (MCR GT1/Nascar-Rebial/ GT1), a 356 voltas
________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Divulgação – Action Power-Marques Motorsports
Tel. (11) 3266 6101
Cel. (11) 9188 9687
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
22.11.2009

Paranaense vinha se recuperando na corrida, mas abandonou etapa gaúcha após erro da equipe no pit stop

21.11.2009

Paranaense quer uma prova bastante movimentada na penúltima etapa da temporada

17.11.2009

O piloto Thiago Marques é um dos que admiram o desafio da pista gaúcha, mas que admite falhas em alguns pontos de segurança; circuito não aparece no calendário 2010 da Stock Car

08.11.2009

Piloto paranaense espera melhor performance na próxima etapa, em Tarumã