Capa

Rally Spinelli

Terceiro dia de Dakar marca melhor resultado de Guiga Spinelli e Youssef Haddad na edição 2021

Dupla brasileira foi a 13ª colocada entre os carros no dia 3 do maior rally do mundo na Arábia Saudita

05.01.2021  |  673 visualizações

O terceiro dia do Rally Dakar, a maior e mais desafiadora competição off road do mundo, resultou no melhor resultado dos brasileiros Guiga Spinelli e Youssef Haddad na categoria carros até aqui. Com uma etapa de 630 quilômetros, sendo 403 deles de trecho cronometrados, a dupla que acelera o Mini All4 Racing da tradicional equipe alemã X-raid fechou o dia com a 13ª colocação geral e conseguiu subir cinco posições na classificação acumulada da competição, que está sendo disputada nos primeiros dias de 2021 na Arábia Saudita.

“Foi um dia bem melhor para nós hoje. A posição de largada nos favoreceu, tivemos que fazer menos ultrapassagens em carros e caminhões, então conseguimos fazer uma especial mais tranquila e conseguindo passar bem pelas dunas. Nosso ritmo foi constante e tivemos apenas um pneu furado. A característica principal desse rally é de muitas pedras escondidas na areia o tempo todo, mas foi um bom dia e devemos ter uma posição melhor de largada amanhã. Ficamos felizes por subirmos mais algumas posições no acumulado do Dakar e esperamos seguir evoluindo nas próximas etapas”, diz Guiga, que é patrocinado por BR Distribuidora com a marca Lubrax, iCarros, XP Investimentos, Fairfax Seguradora, Protune, W. Truffi Blindados e Dacar Motorsports.

A etapa desta terça-feira foi toda realizada em formato de laço na região de Wadi Ad-Dawasir, incluindo os 227 quilômetros de deslocamento, e os brasileiros terminaram o trecho especial em 3 horas, 43 minutos e 29 segundos, ficando a 25min50seg dos líderes do dia. Com este top-15 no dia 3, Guiga e Youssef subiram para a 22ª colocação geral entre os 70 carros participantes no Dakar.

“Hoje tivemos uma especial muito boa, de puro deserto e novamente bastante longa. Gostei do dia, fazendo uma leitura boa de piso, sem erros: mesmo nas dunas mais difíceis, conseguimos contorná-las, mas sem parar e isso é muito importante. Com relação aos pneus furados, hoje melhoramos 50%, porque só tivemos um furado e como temos visto isso será uma constante neste Dakar. Com certeza subimos hoje mais um degrau em nosso objetivo e vamos largar amanhã em posição mais favorável, o que ajuda bastante numa prova tão competitiva como o Dakar”, diz Youssef, que teve seu trabalho de navegação elogiado por Guiga.

“O Youssef (Haddad) fez um excelente dia, porque foi uma etapa bem complicada. Só soubemos disso depois que acabou a especial, já que nós mesmos não tivemos dificuldade, mas vimos que alguns líderes da competição chegaram a ficar 30 minutos perdidos no trecho cronometrado no deserto”, diz Guiga.

Outro ponto importante destacado pela dupla que representa o Brasil na categoria carros no Dakar é o ótimo estado em que o Mini All4 Racing tem chegado ao final das especiais, como explica Guiga Spinelli.

“Sem dúvida a gente observa um forte desgaste dos pneus, com diversos arranhões e até pequenos rasgos, indicando o nível de exigência em meio ao trecho longo de pedras, mas o carro tem mostrado grande confiabilidade até aqui, o que é muito importante agora em que o Dakar vai avançando ao longo destes 12 dias de competição”, diz Guiga.

A quarta etapa do Dakar será realizada com um dia mais longo nessa quarta-feira. Serão 813 km no total, sendo que os competidores vão sair de Ad-Dawasir até Riyadh, dando sequência ao rali que começou no último dia 3 e será disputado até o dia 15 de janeiro, com chegada em Jeddah. A Fox Sports exibe hoje, a partir das 21h30, o resumo de 30 minutos deste terceiro dia de Dakar.

Leia também...
15.01.2021

Dupla brasileira fechou a competição em 17º lugar na classificação geral entre os 64 carros participantes do maior rali do mundo e garantiu vice-campeonato na categoria T1.2 (4x4 diesel)

14.01.2021

Penúltimo dia de competições nesta quinta-feira foi novamente marcado por muita superação pela dupla brasileira que representa o País na categoria carros

13.01.2021

Representantes do Brasil na categoria carros, Guiga Spinelli e Youssef Haddad encaram nesta quinta-feira etapa com 465 quilômetros de trechos cronometrados, a segunda maior especial do Dakar neste ano

12.01.2021

Nono dia foi disputado em forma de laço, com saída e chegada em Neom, com paisagens bem diferentes, incluindo trajetos ao longo da costa do Mar Vermelho