BURTI: HOJE GUIEI O MELHOR CARRO QUE JÁ TIVE NA STOCK
Largada da segunda etapa da Stock
(Fotos Carsten Horst)
Thiago Marques em Curitiba
Piloto da Petrobras-Action Power liderava com tranqüilidade após largar na pole; sujeira na pista na relargada causou furo no pneu e impediu a primeira vitória da Volkswagen hoje em Curitiba
30.04.2006
|
146 visualizações
O domínio do piloto Luciano Burti (Petrobras-Cimed-Pakalolo) na segunda etapa da Stock Car, disputada hoje em Curitiba, terminou na curva anterior a uma relargada na metade da prova, após a intervenção do safety car.
Depois de conquistar a pole position, mesmo com pneus mais desgastados que seus adversários, o piloto da equipe Petrobras-Action Power liderava com tranqüilidade até que um acidente com Allam Khodair reagrupou os adversários. Burti já tinha mais de três segundos de vantagem para o segundo pelotão, comandado por Cacá Bueno, Antonio Jorge Neto e Hoover Orsi.
Logo na curva que antecede a reta dos boxes, o acúmulo de sujeira, sobretudo de pedras da caixa de brita na parte interna do traçado, fez com que Burti perdesse tração e posteriormente causasse também o furo do pneu dianteiro esquerdo voltas depois. Segundo depoimentos dos próprios pilotos, houve um equívoco na retirada do carro atolado na brita, que provocou o excesso de pedras exatamente no ponto de tangência.
Tinha tudo para vencer hoje. Hoje eu guiei o melhor Stock Car da minha carreira. Estávamos abrindo vantagem volta a volta, mas a sujeira na Curva Zero, logo na relargada, comprometeu a minha vantagem e ainda provocou o furo do pneu, lamenta Burti, o mais prejudicado pelo problema por ser justamente quem liderava o pelotão.
O piloto da Petrobras-Action Power, no entanto, preferiu não apontar culpados pelo incidente e avaliou como positiva a participação no final de semana em Curitiba. Estava muito confiante em um bom resultado aqui em Curitiba. O carro tinha uma excelente aderência com pneus usados, como mostrou nossa performance na Super Classificação. Foi uma pena o que aconteceu. Queria muito este resultado para toda nossa equipe, que teve um trabalho ótimo em todo o final de semana. Pelo menos sabemos que vamos andar bem nas próximas provas, completa o paulista.
O dia também poderia ser melhor para Thiago Marques (Petrobras-Cimed-Prevyne-Alpina). Após uma boa recuperação nas oito voltas iniciais, quando subiu da 29ª colocação para a 17ª, o piloto curitibano teve que abandonar depois que o radiador de seu carro furou. Tudo porque uma peça do carro de Christian Fittipaldi, que rodou logo à sua frente, voou em direção ao capô de seu Stock.
Depois do desempenho fraco na classificação, o carro até que melhorou na corrida, mas daí a peça do Christian voou em minha direção e não havia como desviar. Agora é pensar em Campo Grande e já nesta semana devemos decidir sobre a permanência deste chassi ou a troca para um novo, explica Marques.
A próxima etapa da Stock Car será dia 21 de maio, em Campo Grande (MS), com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Resultado da segunda etapa da Stock Car:
1º) Antonio Jorge Neto (RC Competições), 32 voltas
2º) Hoover Orsi (Amir Nasr Racing), a 1s087
3º) Giuliano Losacco (Medley A. Mattheis), a 1s236
4º) Thiago Camilo (Vogel Motorsport), a 3s701
5º) Pedro Gomes (Gomesport), a 5s414
6º) Popó Bueno (Hot Car Competições), a 5s682
7º) Alceu Feldmann (Boettger Competições), a 6s023
8º) Ingo Hoffmann (AMG Motorsport), a 6s763
9º) Duda Pamplona (Officer Motorsport), a 7s335
10º) Guto Negrão (Medley), a 7s470
11º) Ruben Fontes (JF Racing), a 9s246
12º) Wanderley Reck Jr. (MT Racing), a 11s310
13º) Ricardo Etchenique (Nascar Motorsport), a 13s176
14º) Nonô Figueiredo (Scuderia 111), a 13s351
15º) Felipe Gama (Scuderia 111), a 13s995
16º) Wagner Ebrahim (L&M Racing), a 14s073
17º) Gualter Salles (Vogel Motorsport), a 22s501
18º) Luciano Burti (Petrobras-Action Power), a 1 volta
19º) Felipe Maluhy (Avallone Motorsport), a 1 volta
O piloto Thiago Marques é um dos que admiram o desafio da pista gaúcha, mas que admite falhas em alguns pontos de segurança; circuito não aparece no calendário 2010 da Stock Car