Capa

Kart e Categorias de base

Pilotos da APBF lideram o campeonato da F4 Brasil após sábado no Velocitta

Primeira corrida da história da F4 Brasil tem pódio totalmente formado por pilotos da APBF

14.05.2022  |  308 visualizações

A história da F4 Brasil começou a ser escrita neste sábado (14), no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), e os pilotos da Associação de Pilotos Brasileiros de Fórmula (APBF) são os grandes protagonistas. A primeira corrida da nova categoria teve um pódio formado apenas por membros da Associação: Pedro Clerot, da Full Time Sports, Nicholas Monteiro, da TMG Racing, e Nic Giaffone, da Cavaleiro Sports. Já a segunda foi vencida por Ricardo Gracia.

Os resultados deste sábado, os competidores da APBF ponteiam a classificação do campeonato da F4 Brasil: Clerot, que também teve uma quarta posição no dia, soma 36 pontos, e é seguido por Gracia, que soma 22.

Os dez pilotos da APBF voltam ao circuito no interior paulista neste domingo (15), a partir das 12h10, para a terceira corrida da etapa. O BandSports e o YouTube da categoria mostram a prova no Velocitta ao vivo.

Confira o que comentaram os pilotos sobre o primeiro dia de corrida no Velocitta:

“A corrida 1 foi bem legal, fiz uma ótima largada, lideramos todas as voltas e tínhamos um ritmo muito bom, certamente isso é fruto de bastante trabalho. Sofremos um pouco com o acerto do carro na corrida dois, estávamos com pneus mais velhos, o que dificultou bastante as ultrapassagens, mas, no geral, um P4 é muito bom, sou líder do campeonato com uma distância boa para o vice e ainda tem amanhã. Vamos para cima”, avaliou Pedro Clerot, líder da F4 Brasil com 36 pontos.

“O clima estava bem quente, o que demanda bastante dos pneus e do motor, mas depois que eu ultrapassei o Bartz, fiquei andando em um ritmo mais forte para garantir que ninguém me ultrapassasse. Depois que abri uma diferença, estabilizei ali, sempre andando, claro, rápido e com consciência”, contou Ricardo Gracia, atual vice-líder do campeonato.

“Na corrida 2, apresentei um ritmo muito forte, largando de último, cheguei na quinta posição, mas, o Safety Car logo no começo acabou me prejudicando, afinal eu ia conquistar mais posições, beliscar um pódio, talvez. Tenho um ritmo bem forte e amanhã estarei largando da pole e irei buscar a vitória”, afirmou Lucas Staico, piloto da TMG.

“Sabíamos da probabilidade de dar problema tanto na frente, quanto atrás do grid era alta, sabíamos que o Safety Car poderia aparecer, então foi um trabalho muito de cabeça, no rádio, juntamente com a equipe, consegui extrair o máximo do carro. Já na corrida 2, o foco era pontuar mesmo para, assim, ter consistência”, revelou Nic Giaffone, que subiu ao pódio na primeira prova e finalizou em P7 na segunda.

“A corrida 1 foi muito boa, teve um incidente entre dois pilotos logo no começo e conseguimos desviar bem. Estávamos rápidos e com um ritmo forte, cada vez mais me aproximava ao primeiro colocado e foi uma tarefa complexa. Eu tinha que virar mais rápido que ele e, ao mesmo tempo, poupar pneu para a corrida 2. Sobre a segunda prova, quase chegamos na zona de pontuação, mas o foco mesmo é amanhã, que vale mais pontos”, disse Nicholas Monteiro, que foi o segundo lugar da corrida 1.

“Na primeira corrida, eu tive um toque, o que furou meu pneu, já na corrida 2, não tive ritmo, não conseguindo avançar no grid, mas amanhã é um novo dia. Largarmos na corrida 3 da oitava colocação e ainda temos pneus slicks não usados, vamos usar isso a nosso favor”, declarou Lucca Zucchini.

“Hoje não foi como esperávamos, um piloto bateu no meu carro, o que quebrou a suspensão do pneu traseiro. Já na corrida 2, larguei da 14ª posição e eu conseguia alcançar os outros pilotos. Nas freadas eu chegava e contornava as curvas bem, mas eu tive um problema no motor, que inclusive vamos trocar amanhã. Estamos focados e vamos para cima”, avaliou Aurelia Nobels.

Leia também...
17.05.2022

Torneio, open do Europeu de Kart, tem terceira etapa neste final de semana em Kristianstad

17.05.2022

Piloto afiliado da Alpine acelera na terceira etapa do Champions of the Future em Kristianstad, na Suécia, neste final de semana

15.05.2022

Piloto subiu no pódio na prova de sábado, mas toque recebido neste domingo impediu o piloto de seguir na briga pela vitória

15.05.2022

Rafael Reis levou a melhor na prova do sábado, enquanto seu irmão Leonardo foi o vencedor da corrida deste domingo no Velocitta