Capa

Kart e Categorias de base

Matheus Ferreira fecha 2023 com destaque na Itália e vitórias em preliminar da F1

Piloto disputou a temporada da F4 Italiana, e garantiu dois primeiros lugares em Interlagos na F4 Brasil

13.11.2023  |  859 visualizações

Um dos talentos brasileiros no automobilismo europeu, Matheus Ferreira foi um dos destaques do final de semana da F4 Brasil disputada no Autódromo de Interlagos durante a etapa realizada na programação do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. O piloto esteve no grid e venceu duas corridas na capital paulista, além de obter um quinto lugar, sendo o maior pontuador da rodada tripla.

O piloto, que deu seus primeiros passos na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), que tem entre os fundadores seu bisavô, Arnaldo Horácio Ferreira, teve uma carreira bem-sucedida no kart, conquistando o vice-campeonato europeu da modalidade. Tal desempenho chamou atenção da Alpine, que ainda em 2022 trouxe o piloto para seu programa de afiliados, promovendo-o a representante de sua academia no início desta temporada, levando-o para a F4 Italiana, a mais forte Fórmula 4 do planeta.

Atuando pela equipe Van Amersfoort, Matheus Ferreira foi um dos destaques entre os pilotos novatos na categoria. O brasileiro teve como grande resultado no ano o segundo lugar na terceira corrida da etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica entre os novatos, e o quinto lugar geral. Tal resultado ajudou o piloto a terminar entre os dez melhores no torneio dos rookies.

O piloto é um dos sete nomes do País que atuam ou são ligados a equipes de F1 nesta temporada. Além de Ferreira pela Alpine, o esporte a motor brasileiro ainda tem neste ano Pietro Fittipaldi na Haas, Felipe Drugovich na Aston Martin, Enzo Fittipaldi na Red Bull, Gabriel Bortoleto na McLaren, e Aurelia Nobels e Rafael Câmara na Ferrari.

Voltando a Ferreira, o piloto esteve em Interlagos para correr a etapa da F4 Brasil e se mostrou dominante nas corridas longas. Na primeira prova da etapa, o piloto, que defendeu a Bassani no torneio nacional, se valeu das relargadas para tomar a liderança e vencer. Também na largada veio a ultrapassagem que valeu o triunfo na corrida 3. Na segunda prova, o piloto obteve o quinto lugar.

“Estou muito feliz e emocionado por ter vencido duas de três corridas. Foi uma corrida difícil, com duas relargadas, mas fiz meu trabalho e deu tudo certo”, disse Ferreira, logo após as corridas da F4 Brasil em Interlagos.

Matheus Ferreira aguarda agora para dar os próximos passos na carreira, mas o desempenho mostrado no ano o credencia a, daqui alguns anos, estar em uma das categorias de topo do esporte a motor mundial. Tempo e capacidade para isso, o piloto já mostrou ter.

Leia também...
15.05.2024

Competindo na categoria KA100, brasileiro da equipe Trinity Karting venceu na abertura do campeonato, em New Caney, e vai a Mooresville para manter a primeira posição da tabela de pontos

13.05.2024

Brasileiro usou a etapa de encerramento do WSK Open Series, também em La Conca, para se preparar para a competição nacional deste final de semana

12.05.2024

Piloto da Prema venceu a prova de sábado e voltou ao pódio neste domingo com o segundo lugar na corrida que encerrou a etapa de Hockenheim

11.05.2024

Piloto brasiliense conseguiu o sexto lugar na prova deste domingo mesmo após um toque na primeira volta