Ex-F-1, Gary Anderson fará consultoria à equipe Petrobras-Action Power na Stock em SP
Burti com Gary Anderson, na Jaguar
Equipe terá reforço também nos testes de pré-temporada
(Luca Bassani)
Engenheiro com passagem em diversas equipes na F-1 trará sua experiência no automobilismo para a equipe dos pilotos Luciano Burti e Thiago Marques durante a última etapa da Stock, em Interlagos
30.11.2006
|
153 visualizações
Depois de atrair vários pilotos com passagem pela F-1, a Stock Car terá também em sua área técnica reforço de profissionais com passagem pela principal categoria do automobilismo mundial.
Em Interlagos, a Petrobras-Action Power contará com a consultoria do experiente Gary Anderson, que trabalhou em times como Brabham, McLaren, Jaguar e Jordan, equipe com a qual teve mais identificação ao ser o projetista de carros como o de 1991, o primeiro modelo de Michael Schumacher na F-1.
O britânico chega ao Brasil na próxima terça-feira, indo para Curitiba, onde visitará as instalações da equipe e fará suas primeiras análises. O objetivo é que o engenheiro ajude no desenvolvimento do carro, com sugestões de acerto para a corrida de Interlagos e também para o campeonato de 2007.
Desde o início do ano estamos atrás deste tipo de consultoria, e um profissional como o Gary nos ajudará a trazer uma série de evoluções desde a montagem dos carros até o desenvolvimento de chão, acerto, aquisição de dados etc, diz Paulo de Tarso, diretor-técnico da Petrobras-Action Power.
Um dos pilotos da equipe, Luciano Burti (Petrobras-Cimed-Pakalolo-Brasil Telecom), já trabalhou com Gary em seus anos na Jaguar e fez o convite para que o britânico pudesse atuar na Stock Car nesta etapa de São Paulo, que será realizada no dia 10 de dezembro.
Para ser sincero, se chamássemos 99% dos engenheiros presentes hoje na F-1, possivelmente eles não poderiam ajudar muito, por terem formação muito baseada em tecnologia e computação, áreas em que a Stock ainda não tem o mesmo patamar. Porém, o Gary é um engenheiro com outra formação, daqueles que começaram como mecânico, colocando a mão na graxa. Ele tem uma visão do carro de corrida que certamente vai nos trazer benefícios na Stock, comenta Burti.
Para Thiago Marques (Petrobras-Cimed-Prevyne-Alpina), o acompanhamento de uma pessoa com a experiência de Gary Anderson na etapa de São Paulo certamente motivará o time não apenas para a corrida de Interlagos, mas também para a próxima temporada.
Na quinta-feira, ele viaja com todo o time de Curitiba para São Paulo e, além de acompanhar todos os treinos, estará conosco nos dois dias de testes de pré-temporada depois do GP, na segunda e na terça. Será um reforço de grande importância e intensidade para o time, explica o paranaense.
O piloto Thiago Marques é um dos que admiram o desafio da pista gaúcha, mas que admite falhas em alguns pontos de segurança; circuito não aparece no calendário 2010 da Stock Car