O Mundial de Endurance (WEC) terá neste sábado (2) a decisão da temporada 2024 com a disputa das 8 Horas do Bahrein, corrida marcada para o circuito de Sakhir, e que tem a TOYOTA GAZOO Racing na luta pelos títulos de construtores e de pilotos. Por ser uma prova com oito horas de duração, são oferecidos 38 pontos, o que deixa o campeonato aberto.
No campeonato mundial de construtores, a TOYOTA GAZOO Racing ocupa a vice-liderança da classificação, apenas dez pontos distante do líder. Com duas vitórias na atual temporada, obtidas em Ímola e em Interlagos, a TGR entra na disputa dependendo das próprias forças. Um triunfo na etapa marcada para o Oriente Médio significará a conquista do título.
Entre os pilotos, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries ocupam a terceira colocação, 37 pontos atrás dos primeiros colocados, e ainda têm chances matemáticas de título. Para isso, a dupla, que dividirá a pilotagem do Toyota GR010 Hybrid com Mike Conway, que não disputou as 24 Horas de Le Mans, precisa vencer a corrida e contar com tropeços dos adversários para ficar com o título. Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa são os sétimos na classificação.
“É o fim de uma temporada emocionante. Como equipe, tivemos grandes momentos e também alguns momentos difíceis. A competição foi difícil durante toda a temporada, mas graças ao grande esforço de todos, vamos para a última corrida com o destino do Mundial de Construtores ainda sob nosso controle”, diz Kamui Kobayashi, piloto e chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WEC.
“Sabemos que uma vitória nos dará o título, portanto, essa é a nossa meta, e todos darão o máximo de si para alcançá-la. Precisamos de um fim de semana perfeito e estamos prontos para o desafio”, completa o japonês, que segue na luta também pelo campeonato e pilotos.
A TOYOTA GAZOO Racing tem um retrospecto dos mais impressionantes correndo no Bahrein, tendo vencido nada menos que as últimas sete edições desta etapa. São seis oportunidades consecutivas em que a TGR completou a disputa com a dobradinha. No total, são nove vitórias em 12 corridas, seis poles positions e cinco vezes em que a fabricante dominou a primeira fila.
As 8 Horas do Bahrein prometem ser das mais agitadas, já que há 18 carros na categoria dos Hypercars, onde a TOYOTA GAZOO Racing atua. O circuito de 5.412 metros recebe tradicionalmente a decisão do Mundial de Endurance, fechando o campeonato em oito das 11 edições já realizadas. A pista conta com 15 curvas e alterna curvas de alta e de baixa velocidade.
A programação será aberta na quinta-feira, quando serão realizados dois treinos livres, ambos de 90 minutos de duração. A sexta-feira terá mais um ensaio, este de uma hora, e a classificação. As 8 Horas do Bahrein serão disputadas no sábado, a partir das 8h, com transmissão na íntegra do YouTube e do BandSports, em janelas de transmissão.
Piloto gaúcho vem de um quarto lugar conquistado na etapa do Uruguai e agora acelera em Goiânia pela terceira vez em 2024
Após conquista do sexto título mundial de construtores, fabricante segue com os mesmos trios em seus carros para o campeonato que será aberto em fevereiro do ano que vem
Carro 8 do trio Buemi, Hartley e Hirakawa cruza a linha de chegada na frente e TGR chega ao sexto campeonato mundial de construtores consecutivo
Piloto da Full Time Sports foi o segundo colocado na segunda corrida deste sábado; Enzo Elias venceu a prova 1 com a Crown Racing