Capa

Kart e Categorias de base

Conheça Pedro Clerot, primeiro campeão da F4 Brasileira

Recordista brasileiro aos 14 anos, primeiro campeão da F4 Brasil e promessa rumo a F1

30.01.2025  |  1.165 visualizações

Nascido em 22 de janeiro de 2007, em Brasília (DF), Pedro Clerot é um jovem talento do automobilismo brasileiro que atualmente compete na Europa. Em 2022, Pedro Clerot foi o campeão da Fórmula 4 Brasil, o primeiro da história da categoria, e ao longo de sua carreira vem quebrando recordes.

Sua temporada 2021 foi marcada pela transição do kart para os monopostos. O piloto acelerou em etapas no Paulista Light pela categoria Graduados, bem como na Fórmula Delta, campeonato em que se consagrou campeão entre os estreantes.

Aos 14 anos, exatamente na Fórmula Delta, Clerot se tornou tanto o mais jovem piloto a conquistar uma pole position, quanto a vencer em uma competição oficial nos carros, incluindo categorias de turismo e monopostos.

Já a sua temporada seguinte foi marcada pelo título da F4 Brasil com sete vitórias, 11 pódios e quatro poles positions. O sucesso nacional logo despontou na Espanha. Mesmo com os novos desafios em 2023, Clerot terminou o seu primeiro campeonato na Europa com duas vitórias, três pódios e dez top-5 na F4 Espanhola.

Em 2024, Clerot deu mais um passo na carreira e avançou para a FRECA, onde defende a Van Amersfoort. Na categoria Rookie, o brasileiro obteve três vitórias, em Zandvoort, Mugello e Barcelona, e acumulou nove pódios, o que contribuiu para que o piloto terminasse na terceira posição do campeonato entre os pilotos que fizeram o ano de estreia na categoria.

Na classificação geral, Pedro Clerot também foi um dos destaques. O piloto da Van Amersfoort teve seus grandes momentos em Mugello e Barcelona, onde obteve o terceiro lugar geral. O brasileiro esteve no top-5 em cinco oportunidades e fechou o campeonato na oitava colocação entre 41 pilotos inscritos de mais de 20 nacionalidades diferentes.

Em 2025, Clerot segue na equipe Van Amersfoort Racing (VAR) na disputa da FRECA. O campeonato terá início em maio e passará por alguns dos principais circuitos do automobilismo mundial, como Hockenheim, que receberá a abertura do campeonato, Spa-Francorchamps, Ímola, Barcelona e Monza, que recebe a etapa final em outubro.

Este é um dos mais importantes campeonatos de formação para F1 – Kimi Antonelli foi campeão em 2023, saltou direto para a F2 e foi contratado neste ano para ser titular na Mercedes. Gabriel Bortoleto também passou pela categoria antes dos títulos da F3 e F2.

Pelos seus feitos e recordes na pista, Clerot também foi eleito para a seleta lista de FORBES UNDER 30 em 2022, quando se tornou o primeiro campeão da F4 Brasileira.

Leia também...
05.07.2025

Brasileiro da equipe Van Amersfoort conquista terceiro pódio consecutivo e agora é o quarto colocado na tabela de classificação

04.07.2025

Vindo de vitória em Zandvoort, piloto da Van Amersfoort mostra bom desempenho no circuito de Hungaroring. Primeira corrida da etapa será realizada neste sábado

03.07.2025

Piloto garante segundo lugar após largar do 12º posto na bateria que fechou a etapa no Kartódromo Granja Viana

02.07.2025

Piloto da equipe Target Competition corre pela primeira vez no Norisring, circuito de rua localizado em Nuremberg, de olho na ponta do campeonato