Capa

Toyota

TOYOTA GAZOO Racing alcança centésima vitória no WRC após triunfo inédito de Oliver Solberg na Estônia

Sueco, filho do campeão do mundo Petter Solberg, domina oitava etapa da temporada de 2025 e garante vitória centenária da TGR na mais importante competição de rali do mundo

21.07.2025  |  95 visualizações

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) conquistou sua centésima vitória na história do WRC neste final de semana, ao ver Oliver Solberg triunfar no Rally da Estônia, oitava etapa da temporada de 2025. O resultado obtido no leste europeu ainda representa a primeira vitória do sueco, filho de Petter Solberg, campeão do mundo em 2003, no mais importante campeonato de rali do mundo.

A TGR ofereceu a oportunidade de Solberg disputar a etapa estoniana do WRC após os bons resultados obtidos no WRC2 com o GR Yaris Rally2, onde ocupa a liderança do campeonato. A prova, realizada em terreno de cascalho e marcada pelas altas velocidades alcançadas marcou a primeira participação do sueco desde 2022 no WRC e sua 13ª largada na categoria.

Solberg e o navegador Elliott Edmondson tiveram dois dias de testes na Finlândia e partiram para a prova na Estônia, onde venceram três especiais na sexta-feira e mantiveram a liderança até o final da prova, garantindo sua primeira vitória no Mundial de Rally e a centésima vitória da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.

“Foi um final de semana incrível. Estou muito feliz depois de tantos anos sonhando e trabalhando por este momento. Quero agradecer a TOYOTA GAZOO Racing por me dar esta oportunidade e a chance de provar o meu valor e me divertir pilotando este carro incrível. Nunca pensei que poderia comemorar o pódio com Juha (Kankkunen), meu herói de infância junto do meu pai”, disse Oliver Solberg.

O resultado torna Oliver Solberg o terceiro vencedor mais jovem da história de uma etapa do WRC, ficando atrás apenas de Kalle Rovanpera, seu companheiro de equipe, e de Jari-Matti Latvala, chefe da equipe TOYOTA GAZOO Racing no WRC. O sueco também é o 16º piloto da história a triunfar com um Toyota no campeonato.

“Foi um final de semana incrível para Oliver. Acho que fiquei mais nervoso assistindo do que ele ao volante. Ele teve uma pilotagem muito limpa contra adversários mais experientes e qualquer um se sentiria pressionado, mas ele lidou muito bem com isso. Foi um prazer para nós darmos a ele essa oportunidade, e vê-lo aproveitá-la tão bem, além de ser a centésima vitória da Toyota”, disse Juha Kankkunen, vice-diretor da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.

Entre os outros competidores da equipe, Kalle Rovanpera venceu o Power Stage, e fechou a disputa com a quarta posição, perdendo uma hegemonia que durava três anos na Estônia. Elfyn Evans mais uma vez teve que abrir estrada e fechou a etapa na sexta posição, sendo seguido por Sami Pajari, sétimo melhor na passagem por terras estonianas. Takamoto Katsuta abandonou a disputa.

Após a disputa do Rally da Estônia, a TOYOTA GAZOO Racing mantém a liderança do WRC entre os construtores, com 399 pontos, contra 347 da segunda colocada. No Mundial de Pilotos, Elfyn Evans é o segundo colocado com 161 pontos, apenas um atrás do líder. Sébastien Ogier é o terceiro com 141, enquanto Kalle Rovanpera, com 138, é o quarto. Takamoto Katsuta é o sétimo, seguido por Oliver Solberg e Sami Pajari.

O WRC terá prosseguimento entre os dias 31 de julho e 3 de agosto com a disputa do Rally da Finlândia.

Leia também...
20.07.2025

Piloto da Texaco Racing garante terceiro lugar em Mogi Guaçu. JP Oliveira completa disputa próximo do top-10

20.07.2025

Em sua primeira vez na Stock Car em Mogi Guaçu, piloto gaúcho destacou aprendizado na categoria após a corrida deste domingo

19.07.2025

Piloto da Ipiranga Racing conquista terceiro lugar na prova deste sábado em Mogi Guaçu (SP)

19.07.2025

Gaúcho da Full Time ganha cinco posições nos metros iniciais e completa disputa em Mogi Guaçu com a 13ª colocação. Domingo tem a corrida principal