Capa

Stock Car: K-med Action Power marca pontos com Thiago Marques e Antonio Pizzonia

Pizzonia tinha chances de pódio, mas tomou punição por exceder em 1 km/h a velocidade permitida nos boxes

05.07.2008  |  34 visualizações
Assim como pilotos e chefes de equipe previram, a quinta etapa da Stock Car, disputada hoje, em Campo Grande, foi marcada pelo extremo desgaste dos pneus: nas últimas voltas, a maioria dos competidores marcava tempos até sete segundos pior que a melhor volta da prova, vencida por Ricardo Maurício.

O reabastecimento também ajudou a definir várias posições, como nos casos dos pilotos da K-med Action Power, Thiago Marques e Antonio Pizzonia. Thiago chegou a andar em segundo, e Pizzonia, em quarto, mas, logo após a parada, problemas diversos impediram os dois pilotos de lutar por um lugar no pódio.

De qualquer forma, Thiago Marques chegou em 11º e Pizzonia, em 14º, somando importantes pontos para a equipe. “Desde o primeiro dia de treinos mostramos competitividade nesta pista”, diz Thiago Marques (K-med-Alpina), que foi o segundo mais rápido na quinta-feira.

“Na corrida, estava com um bom ritmo, o tempo inteiro entre os dez primeiros. Mas, na volta para entrar no reabastecimento, tive uma grande queda de desempenho por conta do desgaste dos pneus”, afirmou o paranaense, que com isso perdeu pelo menos quatro colocações ao voltar do reabastecimento. “Todo o nosso pelotão, Antonio Pizzonia, Luciano Burti, Átila Abreu (que chegou no pódio), estava se respeitando bastante justamente não perder rendimento no final da prova”, afirmou Marques, um dos últimos a parar para o reabastecimento.

Já a estratégia de seu companheiro de equipe na K-med Action Power, Antonio Pizzonia, foi exatamente a oposta: o amazonense foi o primeiro a parar nos boxes e se deu bem com esta escolha: pulou da sétima posição para o quarto lugar.

A chance de pódio para o ex-piloto da F-1 foi perdida voltas depois, ao receber um drive-thru de punição por exceder em 1 km/h a velocidade permitida no pit lane (60 km/h).

“A estratégia de parada foi perfeita, mas, quando fui informado pelo rádio do drive thru, não acreditei. Fiz tudo certo, apertei o botão do limitador, mas infelizmente não há como recorrer da punição. Tinha boa chance de lutar pelo pódio, vinha no mesmo ritmo dos ponteiros, mas um drive thru acaba com a corrida de qualquer um”, afirmou Pizzonia (K-med-Save The Amazon), que caiu para 12ª colocação com a punição.

Na última volta, o amazonense perdeu duas posições, mas ainda assim marcou dois pontos com o 14º lugar. “Fui tocado pelo Felipe (Maluhy) faltando duas curvas para a bandeirada. É frustrante terminar uma corrida assim, ainda mais sabendo que o time está competitivo. De qualquer forma, mesmo dando tudo errado, ainda saímos com pontos desta prova, algo que pode fazer diferença mais para frente”, afirmou o Jungle Boy.

Em Campo Grande, a equipe K-med Action Power marcou sete pontos, o que foi considerado um salto positivo também pelo chefe de equipe, Garcez Marques. “Marcar pontos com os dois carros é sempre algo para ficar satisfeito, ainda mais em uma categoria tão competitiva como a Stock Car, mas o fato é que a gente tinha boas chances de pódio. De qualquer forma, o time está em franca evolução e estamos otimistas para a próxima etapa”, afirma Garcez Marques.

A Stock Car disputa a sua sexta etapa do campeonato no dia 2 de agosto, também um sábado, em São Paulo.

Resultado final da quinta etapa, em Campo Grande:
1º) Ricardo Mauricio (P3, SP), 32 voltas
2º) Marcos Gomes (CA, SP), a 4.828
3º) Atila Abreu (P3, SP), a 6.853
4º) Pedro Gomes (P3, SP), a 7.471
5º) Thiago Camilo (CA, SP), a 11.344
6º) Luciano Burti (P3, SP), a 15.284
7º) Alceu Feldmann (CA, PR), a 18.564
8º) Popó Bueno (CA, RJ), a 19.714
9º) Giuliano Losacco (P3, SP), a 23.492
10º) Julio Campos (P3, PR), a 26.804
11º) Thiago Marques (P3, PR), a 27.204
12º) Carlos Alves (ML, SP), a 34.048
13º) William Starostik (P3, SP), a 39.405
14º) Antonio Pizzonia (P3, AM), a 40.979
15º) Rodrigo Sperafico (ML, PR), a 44.308
16º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), a 45.370
17º) Ruben Fontes (ML, GO), a 46.263
18º) Ingo Hoffmann (ML, SP), a 1:01.270
19º) Daniel Serra (CA, SP), a 1:09.844
20º) Allam Khodair (CA, SP), a 1:37.930
21º) Felipe Maluhy (ML, SP), a 1 volta
22º) Ricardo Sperafico (P3, PR), a 1 volta
23º) Nonô Figueiredo (ML, SP), a 2 voltas
24º) Andre Bragantini (P3, SP), a 3 voltas
25º) Tarso Marques (P3, PR), a 4 voltas
26º) Hoover Orsi (CA, MS), a 5 voltas
27º) Duda Pamplona (ML, RJ), a 8 voltas
28º) Norberto Gresse (P3, SP), a 9 voltas
29º) Juliano Moro (CA, RS), a 10 voltas
30º) David Muffato (P3, PR), a 11 voltas
31º) Valdeno Brito (CA, PB), a 14 voltas
32º) Guto Negrão (CA, SP), a 15 voltas
33º) Lico Kaesemodel (ML, PR), a 21 voltas
34º) Cacá Bueno (ML, RJ), a 31 voltas
___________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
22.11.2009

Paranaense vinha se recuperando na corrida, mas abandonou etapa gaúcha após erro da equipe no pit stop

21.11.2009

Paranaense quer uma prova bastante movimentada na penúltima etapa da temporada

17.11.2009

O piloto Thiago Marques é um dos que admiram o desafio da pista gaúcha, mas que admite falhas em alguns pontos de segurança; circuito não aparece no calendário 2010 da Stock Car

08.11.2009

Piloto paranaense espera melhor performance na próxima etapa, em Tarumã