Stock Car: K-med Action Power marca pontos com Thiago Marques e Antonio Pizzonia
Thiago Marques marcou cinco pontos hoje
(Bruno Terena)
Pizzonia: chances concretas de pódio
(Luca Bassani)
Pizzonia tinha chances de pódio, mas tomou punição por exceder em 1 km/h a velocidade permitida nos boxes
05.07.2008
|
34 visualizações
Assim como pilotos e chefes de equipe previram, a quinta etapa da Stock Car, disputada hoje, em Campo Grande, foi marcada pelo extremo desgaste dos pneus: nas últimas voltas, a maioria dos competidores marcava tempos até sete segundos pior que a melhor volta da prova, vencida por Ricardo Maurício.
O reabastecimento também ajudou a definir várias posições, como nos casos dos pilotos da K-med Action Power, Thiago Marques e Antonio Pizzonia. Thiago chegou a andar em segundo, e Pizzonia, em quarto, mas, logo após a parada, problemas diversos impediram os dois pilotos de lutar por um lugar no pódio.
De qualquer forma, Thiago Marques chegou em 11º e Pizzonia, em 14º, somando importantes pontos para a equipe. Desde o primeiro dia de treinos mostramos competitividade nesta pista, diz Thiago Marques (K-med-Alpina), que foi o segundo mais rápido na quinta-feira.
Na corrida, estava com um bom ritmo, o tempo inteiro entre os dez primeiros. Mas, na volta para entrar no reabastecimento, tive uma grande queda de desempenho por conta do desgaste dos pneus, afirmou o paranaense, que com isso perdeu pelo menos quatro colocações ao voltar do reabastecimento. Todo o nosso pelotão, Antonio Pizzonia, Luciano Burti, Átila Abreu (que chegou no pódio), estava se respeitando bastante justamente não perder rendimento no final da prova, afirmou Marques, um dos últimos a parar para o reabastecimento.
Já a estratégia de seu companheiro de equipe na K-med Action Power, Antonio Pizzonia, foi exatamente a oposta: o amazonense foi o primeiro a parar nos boxes e se deu bem com esta escolha: pulou da sétima posição para o quarto lugar.
A chance de pódio para o ex-piloto da F-1 foi perdida voltas depois, ao receber um drive-thru de punição por exceder em 1 km/h a velocidade permitida no pit lane (60 km/h).
A estratégia de parada foi perfeita, mas, quando fui informado pelo rádio do drive thru, não acreditei. Fiz tudo certo, apertei o botão do limitador, mas infelizmente não há como recorrer da punição. Tinha boa chance de lutar pelo pódio, vinha no mesmo ritmo dos ponteiros, mas um drive thru acaba com a corrida de qualquer um, afirmou Pizzonia (K-med-Save The Amazon), que caiu para 12ª colocação com a punição.
Na última volta, o amazonense perdeu duas posições, mas ainda assim marcou dois pontos com o 14º lugar. Fui tocado pelo Felipe (Maluhy) faltando duas curvas para a bandeirada. É frustrante terminar uma corrida assim, ainda mais sabendo que o time está competitivo. De qualquer forma, mesmo dando tudo errado, ainda saímos com pontos desta prova, algo que pode fazer diferença mais para frente, afirmou o Jungle Boy.
Em Campo Grande, a equipe K-med Action Power marcou sete pontos, o que foi considerado um salto positivo também pelo chefe de equipe, Garcez Marques. Marcar pontos com os dois carros é sempre algo para ficar satisfeito, ainda mais em uma categoria tão competitiva como a Stock Car, mas o fato é que a gente tinha boas chances de pódio. De qualquer forma, o time está em franca evolução e estamos otimistas para a próxima etapa, afirma Garcez Marques.
A Stock Car disputa a sua sexta etapa do campeonato no dia 2 de agosto, também um sábado, em São Paulo.
Resultado final da quinta etapa, em Campo Grande:
1º) Ricardo Mauricio (P3, SP), 32 voltas
2º) Marcos Gomes (CA, SP), a 4.828
3º) Atila Abreu (P3, SP), a 6.853
4º) Pedro Gomes (P3, SP), a 7.471
5º) Thiago Camilo (CA, SP), a 11.344
6º) Luciano Burti (P3, SP), a 15.284
7º) Alceu Feldmann (CA, PR), a 18.564
8º) Popó Bueno (CA, RJ), a 19.714
9º) Giuliano Losacco (P3, SP), a 23.492
10º) Julio Campos (P3, PR), a 26.804
11º) Thiago Marques (P3, PR), a 27.204
12º) Carlos Alves (ML, SP), a 34.048
13º) William Starostik (P3, SP), a 39.405
14º) Antonio Pizzonia (P3, AM), a 40.979
15º) Rodrigo Sperafico (ML, PR), a 44.308
16º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), a 45.370
17º) Ruben Fontes (ML, GO), a 46.263
18º) Ingo Hoffmann (ML, SP), a 1:01.270
19º) Daniel Serra (CA, SP), a 1:09.844
20º) Allam Khodair (CA, SP), a 1:37.930
21º) Felipe Maluhy (ML, SP), a 1 volta
22º) Ricardo Sperafico (P3, PR), a 1 volta
23º) Nonô Figueiredo (ML, SP), a 2 voltas
24º) Andre Bragantini (P3, SP), a 3 voltas
25º) Tarso Marques (P3, PR), a 4 voltas
26º) Hoover Orsi (CA, MS), a 5 voltas
27º) Duda Pamplona (ML, RJ), a 8 voltas
28º) Norberto Gresse (P3, SP), a 9 voltas
29º) Juliano Moro (CA, RS), a 10 voltas
30º) David Muffato (P3, PR), a 11 voltas
31º) Valdeno Brito (CA, PB), a 14 voltas
32º) Guto Negrão (CA, SP), a 15 voltas
33º) Lico Kaesemodel (ML, PR), a 21 voltas
34º) Cacá Bueno (ML, RJ), a 31 voltas
___________________________________________________________________
O piloto Thiago Marques é um dos que admiram o desafio da pista gaúcha, mas que admite falhas em alguns pontos de segurança; circuito não aparece no calendário 2010 da Stock Car