Capa

Cacá Bueno e iCarros

Um dia histórico para o Brasil: vitória de Cacá Bueno no primeiro mundial de carros elétricos

Piloto venceu etapa da China no Jaguar I-PACE e-Trophy após largar na pole e dominar a prova de ponta a ponta; com o resultado, entra na briga pelo campeonato, que também tem Sergio Jimenez na luta, após chegar em quarto

23.03.2019  |  204 visualizações

Cacá Bueno fez história hoje ao conquistar a primeira vitória da equipe brasileira na competição mundial de carros de turismo elétricos, o Jaguar I-Pace eTROPHY. Largando da pole position, o pentacampeão da Stock Car dominou a prova liderando de ponta a ponta e com isso garantiu a pontuação máxima do final de semana.

"Que momento: primeira vitória no primeiro campeonato mundial de carros de turismo elétrico. É um sonho sendo realizado levando a bandeira brasileira no topo do pódio do Jaguar I-PACE eTROPHY, estamos fazendo história. Depois de duas poles, o tão batalhado troféu é nosso. Mesmo do outro lado do mundo pude sentir a energia de toda torcida me empurrando para frente. Sensação única de escutar o Hino Brasileiro tocando aqui na China e se sentir parte de tudo: time, vocês são demais”, diz Cacá Bueno, agradecendo também aos patrocinadores do Jaguar Brazil Racing, ZEG Energia Renovável, iCarros, Red Bull e Cimed.

“Estou muito feliz e bastante aliviado: na etapa passada, em Hong Kong, fiz a pole, mas a vitória escapou em Hong Kong, então fiquei muito feliz em concretizar a primeira posição no grid em primeiro na corrida hoje. Agora é comemorar a vitória e já pensar na luta pelo campeonato", diz Cacá, que agora está apenas a cinco pontos do líder da tabela.

Jimenez conquistou o terceiro lugar no grid, mas, por ponta de uma punição após incidente em Hong Kong, largou em quinto na pista de rua de Sanya. Como já virou tradição no campeonato, o brasileiro protagonizou a melhor ultrapassagem do campeonato para alcançar a quarta colocação e se manter entre os primeiros na disputa do título.

"Dos males o menor: encostei o carro no muro no qualy e ele chegou todo torto no box. Tentamos ajustar, mas não tinha tempo hábil, por mais que a gente ajustasse. Assim, fui para a corrida pensando em marcar pontos: não tinha carro para andar na frente. Foi bem difícil: na terceira volta voltei a bater no muro, porque estava bem complicado de guiar, saia muito de traseira. E na reta eu tinha que virar o volante para direita de tão desalinhado que estava", diz Jimenez.

Com a bandeira vermelha perto do final, o brasileiro ainda teve oportunidade de conseguir a ultrapassagem e subir na quarta colocação. "A parada acabou possibilitando que o pelotão reagrupasse e aproveitei que o canadense vacilou e consegui a ultrapassagem. Obviamente queria o quarto pódio seguido, mas dada todas as circunstâncias da corrida aqui na China os pontos do quarto lugar foram saldo positivo", diz o brasileiro.

A próxima etapa do campeonato será no dia 13 de abril, em Roma (Itália).

Resultado de hoje (top-10):

1. Cacá Bueno, 12 voltas

2. Simon Evans, a 1.576

3. Bryan Sellers, a 2.821

4. Sergio Jimenez, a 5.890

5. Stefan Rzadzinski, a 6.255

6. Katherine Legge, a 6.986

7. Bandar Alesayi, a 7.978

8. Yaqi Zhang, a 10.288

9. David Cheng, a 18.247

10. Ahmed Bin-Khanen, a 20.379

 

Classificação do campeonato após 4 etapas (top-5):

1- Simon Evans (Nova Zelândia) - 49 pontos
2- Katherine Legge (Grã-Bretanha) - 48
3- Bryan Sellers (EUA) - 46
4- Sergio Jimenez (Brasil) - 45
5- Cacá Bueno (Brasil) - 44

Leia também...
26.10.2024

Pentacampeão da Stock Car teve resultado prejudicado por conta de enroscos e pneu furado no Uruguai

25.10.2024

Piloto da KTF Sports recebe a visita de Daniel Macri, representante da torcida Fluruguay, nos boxes em El Pinar

22.10.2024

Piloto da KTF Sports venceu corrida no Autódromo Victor Borrat Fabini pelo Sul-Americano de Super Turismo, mas admite que circuito será uma novidade neste final de semana

06.10.2024

Depois de oitavo lugar na corrida de sábado, piloto da KTF Sports tem corrida desafiadora no domingo e completa disputa com o 20º lugar